Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Acordo de Paris debatido na Alemanha sem os EUA

06 nov, 2017 - 08:09

É a 23ª Conferência das Partes (COP23) da Convenção-Quadro da ONU sobre Alterações Climáticas. As Fiji são das ilhas mais ameaçadas pela subida do nível da água do mar.

A+ / A-

Começa esta segunda-feira, em Bona (Alemanha), a 23.ª conferência da ONU sobre o clima (COP), com o objectivo de melhorar as metas de redução de emissões definidas no Acordo de Paris, depois do anunciado abandono dos Estados Unidos.

A conferência vai ser presidida pelas ilhas Fiji e deverá reunir 20 mil participantes, incluindo uma delegação de associações e técnicos portugueses, além do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e do secretário de Estado adjunto do Ambiente, José Mendes.

É também objectivo da COP23 também deverá preparar um roteiro para facilitar o diálogo e permitir avaliar o progresso colectivo face aos objectivos do Acordo de Paris.

É também a primeira vez que os representantes de quase 200 países se encontram depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado, em Junho, que iria retirar-se do Acordo de Paris por considerar ser prejudicial para o país.

O acordo foi conseguido em Dezembro de 2015 e entrou em vigor em Novembro de 2016, com o objectivo de juntar os esforços de todos os países para reduzir as emissões e conseguir limitar a subida da temperatura do planeta aos 2.ºC ou, preferencialmente, 1,5.ºC.

Ambientalistas e cientistas defendem que o compromisso de Paris deve agora ser concretizado e os países devem cumprir as metas a que se propuseram para reduzir as emissões e apoiar a adaptação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Moutinho Pereira
    06 nov, 2017 Lisboa 09:49
    Que raio de jornalista escreveu isto? Ou é só tradução Google? Em qualquer dos casos....

Destaques V+