Tempo
|
A+ / A-

O que é a legionella? Perguntas e respostas

04 nov, 2017 - 18:40 • Carlos Calaveiras , Filipe d'Avillez , com Direcção Geral de Saúde

O que é? Como acontece a infecção? Quais os sintomas? E como se trata?

A+ / A-
O que é a legionella? Como se transmite? Perguntas e respostas sobre a bactéria que mata em Portugal
O que é a legionella? Como se transmite? Perguntas e respostas sobre a bactéria que mata em Portugal

O que é a legionella?

É uma bactéria que vive em ambientes de água doce, podendo existir em reservatórios naturais, como lagos e rios, ou reservatórios artificiais como sistemas de água doméstica, quente e fria, humidificadores e torres de arrefecimento de sistemas de condicionamento de ar, piscinas, jacuzzis, instalações termais e outras, isto é, locais onde com facilidade se libertam aerossóis.

Como se transmite?
A legionella transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água (aerossóis) contaminadas com bactérias. Não se transmite de pessoa a pessoa, nem pela ingestão de água contaminada. O agente da infecção encontra-se preferencialmente na água quente sanitária, nos sistemas de ar condicionado, nos aparelhos de aerossóis ou nas fontes e aspersores.

Quem está mais em risco?
Há factores que podem tornar uns mais susceptíveis que outros: a idade (pessoas com mais de 50 anos), a existência de doenças respiratórias ou o facto de fumar.

Quais são os sintomas?
Tosse, febre e dificuldades respiratórias. Em regra, cerca de 10 dias depois da infecção podem surgir os primeiros sintomas.

Como se controla?
O controlo e prevenção desta doença fazem-se pelo diagnóstico precoce em casos suspeitos e pelo tratamento (descontaminação) da fonte de infecção provavelmente associada, que se baseia na limpeza, desinfecção e manutenção das instalações e equipamentos contaminados.

Não há vacina para a doença do legionário, mas trata-se com antibióticos.

O que pode fazer?
Uma vez que a legionella apenas se transmite através da inalação de gotículas de água, não existe qualquer risco no consumo de água canalizada, seja para beber ou para cozinhar. As gotículas inaladas vão para os pulmões, onde a doença se desenvolve, ao contrário da água consumida que, por isso, não apresenta risco.

O ar condicionado dos automóveis, ou qualquer outro tipo de ar condicionado que não crie gotículas em forma de aerossol, também pode ser utilizado sem risco.

Não existe risco associado a actividades como passar a ferro ou operar máquinas de café, uma vez que as altíssimas temperaturas neutralizam qualquer ameaça que possa existir.

A doença não se transmite de pessoa para pessoa, pelo que não há qualquer problema no contacto com familiares ou amigos que já tenha contraído a doença.

No caso de sentir os sintomas, que incluem tosse, febre e dificuldades respiratórias, deve primeiro telefonar para a linha saúde 24 (808 24 24 24).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JP
    28 jan, 2018 Olhão 23:53
    Fui durante muitos anos responsável técnico por redes de ar condicionado e Torres de refrigeração de uma grande empresa multinacional e nunca fui contaminado nem tão pouco as pessoas que comigo trabalhavam. A questão era que a água era analisada periodicamente em laboratório as redes eram monitorizadas ou seja havia prevenção que se faz com manutenção preventiva e isto custa dinheiro que entra na contabilidade das empresas para além de que nessa época havia legislação com vistorias periódicas. Será que o instituto de soldadura faliu.
  • Lino
    13 nov, 2017 Portalegre 11:24
    Ontem, o Sr. Ministro dizia, segundo a publicação de um jornal, que não se voltava a repetir esta situação numa instituição publica. Hoje aparece a bactéria no Centro de Saúde de Mangualde.
  • Edilza
    06 nov, 2017 Madeira 23:08
    Boa noite gostaria de agradecer pois não tinha lembrança dos sintomas. O meu obrigada.

Destaques V+