Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Califórnia pede 6,4 mil milhões de euros para reconstruir após incêndios

04 nov, 2017 - 00:45

Os fogos fizeram mais de 40 mortos e destruíram cerca de 8.900 casas de habitação e outros edifícios.

A+ / A-

O governador da Califórnia e vários congressistas solicitaram ao governo federal 7,4 mil milhões de dólares (6,4 mil milhões de euros) para trabalhos de reconstrução necessários depois de o fogo ter devastado os condados vinícolas.

Estes incêndios provocaram a morte a mais de 40 pessoas e deixaram milhares sem habitação.

Em carta enviada para a Casa Branca, Jerry Brown, senadores eleitos pelo estado e outros 39 congressistas instaram o Governo e o Congresso a aprovarem rapidamente medidas financeiras para apoiarem a recuperação da Califórnia.

Brown detalhou que o financiamento seria destinado para limpezas e programas de apoio a habitação, transportes, agricultura, protecção do ambiente e outros serviços para os afectados pelos incêndios.

Uma série de fogos que começaram no norte do Estado na noite de 8 de Outubro mataram pelo menos 43 pessoas e destruíram cerca de 8.900 casas de habitação e outros edifícios.

No seu ponto mais crítico, milhares de bombeiros combateram 21 fogos simultaneamente.

Os estragos e os efeitos dos incêndios ainda não foram avaliados na sua totalidade, mas o gabinete do governador e os condados afectados determinaram que eram necessários fundos federais no montante de 7,4 mil milhões de dólares para ajudar a recuperação da Califórnia, escreveu-se na carta.

Os fogos destruíram de forma significativa terras agrícolas e de pastagem e bacias hidrográficas. Mais de um terço dos fundos pretendidos -- 3,1 mil milhões de dólares -- irão para ajudar a recuperar as indústrias agrícolas, incluindo vinhas, adiantaram dirigentes californianos.

"O impacto económico na agricultura, turismo e hospitalidade e indústrias vinícolas continua a ser desconhecido", avançaram os autores da missiva.

"Nove destilarias californianas foram destruídas e 21 afectadas na mais destacada região produtora de vinho da nação", adiantaram.

No último mês, o Congresso aprovou uma ajuda de 576,5 milhões de dólares para a Califórnia e o oeste dos EUA.

Trump prometeu ajuda para as vítimas dos fogos na Califórnia em 10 de Outubro, dizendo que tinha dito a Brown que "o governo federal vai apoiar o povo da Califórnia".

Brown afirmou que tinha solicitado ao Departamento de Finanças do Estado para acelerar a libertação de 41,5 milhões de dólares para responder a necessidades imediatas de vítimas não elegíveis para ajuda federal.

Durante os incêndios em Outubro, Brown declarou o estado de emergência para os condados do norte da Califórnia de Solano, Napa, Sonoma, Yuba, Butte, Lake, Mendocino e Nevada e, ainda, o de Orange, no sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Felix Lamartine
    04 nov, 2017 Porto 13:23
    Então lá na Califórnia não existe nenhuma Ministra da Administração Interna para a Cristas pedir a demissão?. Ou para o Hugo Soares mostrar o ridículo das suas intervenções?
  • passado adiado
    04 nov, 2017 lisboa 11:28
    todos sabem que pelo mundo fora existem os mais variados tipo de negócio. na Tugolândia existe um que é único: é despesista; desligado dos seus "associados"; cujo objectivo é o máximo benefício dos seus líderes; que nunca abre falência; já descobriram? é esse mesmo, a Politica
  • pacóvio
    04 nov, 2017 faro 09:55
    Então, e ninguém pede a demissão do governo?

Destaques V+