Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catalunha. PCP lamenta apoio do Governo português a Madrid

03 nov, 2017 - 15:32

Partido Comunista considera que as decisões de Madrid constituem "medidas repressivas" e são "uma inaceitável manifestação de intolerância antidemocrática".

A+ / A-

O Partido Comunista Português (PCP) lamentou esta sexta-feira o apoio do Governo português a Madrid na crise independentista da Catalunha, considerando que nenhum órgão de soberania de Portugal deveria “acompanhar e alimentar” qualquer "deriva autoritária" de Madrid.

"O PCP considera necessário que, no respeito pela Constituição da República Portuguesa, os órgãos de soberania de Portugal de modo algum acompanhem e alimentem, como lamentavelmente o governo assumiu, qualquer deriva autoritária do governo e do Estado espanhol", adiantou hoje em comunicado o partido comunista.

A justiça espanhola decidiu na quinta-feira manter detidos, sem direito a fiança, vários antigos membros do governo regional catalão (entretanto destituídos pelo governo central em Madrid) acusados dos crimes de rebelião, sedição e peculato (uso fraudulento de dinheiros públicos), na sequência da declaração unilateral de independência da Catalunha.

O Partido Comunista Português considera que as decisões da Audiência Nacional espanhola (uma instância judicial especial em Espanha, com jurisdição nacional e competência para a criminalidade mais grave, como crimes económicos e financeiros, crime organizado e terrorismo) constituem "medidas repressivas" e "constituem uma inaceitável manifestação de intolerância antidemocrática".

"Perante a gravidade das medidas repressivas que atingem dirigentes políticos e membros do governo regional da Catalunha, o PCP considera que tais medidas constituem uma inaceitável manifestação de intolerância antidemocrática que em nada contribui para a solução da complexa questão nacional de Espanha, antes tende a complicá-la e a agravá-la", escreve o PCP.

Os comunistas portugueses consideram que a "questão catalã" está a ser instrumentalizada para, escrevem no comunicado, "uma vez mais, sufocar justos sentimentos de identidade nacional".

Para o PCP, o objectivo destas medidas é "reforçar posições centralistas autoritárias tão do gosto do grande capital espanhol".

Ainda assim, o Partido Comunista Português diz que a recente "escalada de factos consumados e a ausência de uma solução política democrática" tende "a escamotear as graves consequências sociais da política do governo de Madrid dirigido pelo PP [direita conservadora] assim como do governo catalão".

"O PCP condena firmemente a promoção de valores nacionalistas reacionários e a ação de setores fascistas franquistas que durante dezenas de anos oprimiram os povos de Espanha, situação tanto mais preocupante quanto ela se insere na deriva securitária que na União Europeia está a limitar e a atacar direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos".

Assim, os comunistas consideram que a solução para a questão nacional em Espanha "deverá ser encontrada no plano de uma solução política", o que passa por uma "resposta mais geral que assegure os direitos sociais e outros direitos democráticos dos trabalhadores e dos povos de Espanha, incluindo o povo catalão".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anti-idiotas
    01 dez, 2017 07:39
    Esta caixa de comentários está cheia de Miguéis de Vasconcelos. Emigrem para Madrid!
  • Não é por acaso
    06 nov, 2017 Lx 09:43
    Que em eleições o PCP vai perdendo eleitorado. E nada tem a ver em estar empenhado na actual solução governamental! O problema está nestes radicalismos trôpogos de apoios a causas que já não se entendem nem são justificadas perante as circunstâncias e os factos! Isto só quem for fundamentalista é que ainda pode levar a sério! Assim vão continuar a perder eleitorado e não se poderão queixar nem arranjar bodes expiatórios! É pena que assim seja, porque há pessoas de valor no PCP!
  • João Lopes
    05 nov, 2017 Viseu 21:49
    O Partido Comunista Português e o Bloco de Esquerda não são partidos democrata e por isso é natural que apoiem o regime comunista da Venezuela, da Coreia do Norte, etc. Aos comunistas falta-lhes credibilidade, mas têm excesso de pouca-vergonha! É necessário provocar eleições livres no PCP e no BE, que ali não entrou o espírito do 25 de Abril! Ainda vivem na sombra do passado indigno de Lenine, Stalin, etc.
  • couto machado
    04 nov, 2017 porto 16:05
    A atitude do senhor Jerónimo é pouco inteligente e de democrática não tem nada. Mas não é só ele. Infelizmente, nós, portugueses temos a mania de nos imiscuirmos na vida dos outros, quando dentro de nossa casa temos tantos podres para resolver e não saímos do sítio. Paleio, paleio e mais paleio. Francamente, já chega.
  • Joaquim
    03 nov, 2017 guimaraes 21:33
    Como simpatizante do PCP, começo a sentir um pouco de vergonha por certas "atitudes" do meu partido, como por exemplo a posição tomada em relação a Venezuela, em que as pessoas querem comer e não há comida, querem medicamentos e não os há e leio num diário o seguinte: PCP solidário com Maduro contra "escalada de ingerência" dos EUA na Venezuela, simplesmente lamentável. Depois a posição do PCP em relação aos incêndios, em que anos anteriores eram de um ataque cerrado ao governo da altura e em defesa das populações e floresta, nestes últimos foi mais suave do tipo: É que, a par das condições climatéricas desfavoráveis, existe uma grande densidade de vegetação resultante da falta de limpeza de massa combustível, que devia ter sido limpa e encaminhada para as centrais de biomassa que são insuficientes e pouco acessíveis, enfim nota-se mesmo que esta a espera do resultado das próximas eleições para mais qualquer coisa com o PS, Tipo chapéu na mão a pedir esmola. E para finalizar : Catalunha. PCP lamenta apoio do Governo português a Madrid Enfim mais uma vez........... LAMENTÁVEL........
  • Filipe
    03 nov, 2017 évora 19:09
    Mais um desordeiro em Portugal , não admira Salazar prender essa gente toda ! Deviam fazer-te o mesmo na Madeira , Açores ... a ver depois a conversa !
  • 03 nov, 2017 palmela 19:07
    O jeronimo sousa do pcp morreu ! Porque se deixou matar va se queixar ao papa !
  • Manuel Alentejano
    03 nov, 2017 Évora 19:03
    O "camarada" então acha que a Catalunha deveria ser independente..... nunca o ouvi tomar uma posição sobre a Tchetchenia, a quem Putin, não deu a independência... e se para alguns Iletrados políticos e culturais (não é o caso do camarada Jerónimo) isto da Catalunha ser um caso de Democracia, é pura IDIOTICE, por detrás de tudo isto e muito mais que se passa na Europa, está o tentáculo e o dinheiro de Putin, assim como os seus poderosos serviços secretos, que tudo fazem para dividir a Europa Democrática e Livre. Só não vê quem não querm, no caso do camarada Jerónimo é um caso de interesse e de hipocrisia democrática.... Não nos deixemos iludir...!!
  • Rosinda
    03 nov, 2017 palmela 18:58
    Desculpe senhor jeronimo este tempo faz sono deixei-me dormir! Quando acordei estava a dar a missa! Mesmo ensonada vou lhe dar uma resposta tanto direito tem este governo de apoiar madrid Como tem o o jeronimo de sousa de formar uma geringonca! Memo assim ennsonada Apesar de estar ensonada vou lhe res
  • F Soares\
    03 nov, 2017 A da Gorda 18:54
    O Jerónimo ( e a Catrina) ainda não perceberam que o problema da Catalunha não é uma questão de direita versus esquerda.... logo só dizem disparates. Até se podem juntar à fulana do PUC ( Ana Gabriel ) que ria uma republica feminista ( ???) e uma "independência sem fronteiras" .... Convinha que analisassem as estatísticas que identificam os setores independentistas e os nacionalistas.... Ficariam surpreendidos. E , claro, a constituição é para não ser cumprida, especialmente quando não convém... O Jerónimo e a Catrina deveriam estar caladinhos e não falar do que não sabem ....

Destaques V+