Tempo
|
A+ / A-

Terrorismo em Nova Iorque. Carrinha faz oito mortos e vários feridos

31 out, 2017 - 20:38

Autor do atentado atropelou várias pessoas antes de sair do camião e ser detido pelas autoridades. Autor é natural do Uzbequistão e foi para os EUA em 2010.

A+ / A-
Terrorismo em Nova Iorque. Carrinha faz pelo menos seis mortos e vários feridos
Terrorismo em Nova Iorque. Carrinha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Um homem fez pelo menos oito mortos e vários feridos esta tarde em Nova Iorque, início da noite em Lisboa, no que as autoridades estão a tratar como um atentado terrorista, segundo fonte policial citada pela Reuters.

Ao que a Renascença conseguiu apurar, o indivíduo de 29 anos conduziu uma carrinha de caixa aberta numa via destinada a peões e bicicletas durante vários quarteirões, junto ao Rio Hudson, atropelando várias pessoas. Pelo menos oito terão morrido e haverá mais de uma dúzia de feridos.

O percurso do alegado terrorista terminou quando embateu num autocarro escolar, ferindo duas crianças e dois adultos. Nessa altura o autor do ataque saiu da carrinha, munido daquilo que se veio a confirmar serem uma arma de paintball e outra de pressão de ar, tendo sido atingido a tiro pela polícia e detido. Segundo a polícia nova-iorquina, o homem de 29 anos fez uma declaração "consistente com um ataque terrorista", que a imprensa diz ter sido o tradicional "Allahu akbar", traduzido habitualmente como "Deus é grande".

Donald Trump reagiu ao ataque poucas horas depois, dizendo que os EUA não podem permitir que o Estado Islâmico entre no país, sobretudo depois de o ter derrotado no Médio Oriente.

Segundo a Reuters, tanto as autoridades municipais como o Presidente Trump já foram informados sobre o incidente. O presidente da Câmara de Nova Iorque descreveu o incidente como "um acto de cobardia particularmente cobarde". O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, diz que não há nada que indique tratar-se de um incidente mais alargado.

Segundo a CNN, que cita fontes policiais, o autor do atentado é natural do Uzbequistão e mudou-se para os EUA em 2010, residindo na Florida. Outras fontes estão a indicar que o seu nome é Sayfullo Saipov. O suspeito está actualmente a ser sujeito a cirurgia.

[Notícia actualizada às 23h14]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jsoe Lourenço
    01 nov, 2017 Lisboa 13:12
    Carrinha?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Ricardo Martins
    01 nov, 2017 Lisboa 11:42
    Mais um ataque da "religião da paz e do amor " a RR é que gosta muito deles passa a vida a fazer reportagens sobre tão maravilhosa gente ...
  • Nuno
    01 nov, 2017 Braga 09:02
    O titulo da noticia faz rir. Tipico de media esquerdista. Entao a culpa e da carrinha, nada a haver com o Muculmano que a conduziu.
  • Greg ingals
    31 out, 2017 Nova york 22:54
    Quem terá sido o gajo!? Um padre católico ? Um pastor protestante? Um monge budista ? Um judeu ortodoxo?

Destaques V+