Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Puigdemont está na Bélgica e já tem advogado

30 out, 2017 - 19:06

Líder catalão foi acusado pelas autoridades espanholas dos crimes de rebelião, sedição e desvio de fundos públicos.

A+ / A-

Veja também:


O presidente destituido do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, está na Bélgica e já tem advogado.

O advogado belga Paul Bekaert confirmou à agência Reuters que Puigdemont está na Bélgica e que contratou os seus serviços.

Paul Bekaert não confirma se o presidente destituído do governo catalão vai pedir asilo às autoridades belgas.

No passado, o advogado belga defendeu vários membros da ETA no sentido de evitar a extradição desses membros da organização terrorista para Espanha.

A Procuradoria-Geral de Espanha acusou esta segunda-feira Puigdemont e outros políticos responsáveis pela declaração unilateral de independência da Catalunha de rebelião, sedição e desvio de fundos públicos.

O líder independentista catalão arrisca uma pena de 30 anos de prisão.

O parlamento da Catalunha declarou unilateralmente a independência da região na sexta-feira. Pouco depois, o Governo espanhol aprovou o artigo 155, que suspende a autonomia da Catalunha, e anunciou eleições regionais para 21 de de Dezembro.

A viagem de Puigdemont para a Bélgica acontece 24 horas depois do secretário de Estado belga da Migraçao ter aberto a porta à concessão de asilo ao líder catalão.

Ao que se sabe, Puigdemont viajou a partir de Marselha, em França, depois de ter atravessado de carro a fronteira espanhola, acompanhado por cinco ex-conselheiros das áreas da saúde, administração interna, trabalho e assuntos sociais, agricultura e governação.

[notícia actualizada às 20h18]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    31 out, 2017 Matosinhos 08:27
    Nos tempos que correm, poucos Países se livram de lunáticos deste calibre! O entusiasmo começa as revoluções, o delírio acompanha-as e o arrependimento, na maior parte das vezes, segue-as...
  • serafim
    31 out, 2017 Preston 00:43
    Bandido , ateastes o fogo na comunidade e agora fugiste. Cobarde.
  • Sue
    30 out, 2017 Sar 20:26
    Afinal para quê ir ao teatro?? Melhor comédia não há!!
  • jon foxi
    30 out, 2017 frança 19:58
    E o ze fugio e ninguem mais o viu

Destaques V+