Tempo
|
A+ / A-

​“Portugal precisa de uma autêntica conversão ecológica”

28 out, 2017 - 10:59 • Olímpia Mairos

Para o director da Obra Nacional da Pastoral do Turismo, Portugal é um “país de minifúndios” e que precisa de “encontrar novas respostas, agregar também as florestas, para que possam ser devidamente reflorestadas e geridas de uma outra forma”.

A+ / A-

O director da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT), padre Carlos Godinho, considera que é urgente “uma autêntica conversão ecológica”, que deve “passar pela dimensão da formação, da educação para o ambiente” no sentido de evitar que as tragédias dos incêndios continuem a destruir o país.

O sacerdote admite que este é “um trabalho largo e profundo”, porque “não basta só reordenar. É absolutamente necessário prever, fazer vigilância”.

Mas, para alcançar tais objectivos, o sacerdote defende que “é preciso educarmo-nos todos socialmente, no sentido de preservar as nossas florestas”.

“O trabalho de educação é um trabalho de base, é um trabalho de fundo, que depois nos leva a proteger, a defender, a cuidar e também a valorizar, cada vez mais, as nossa florestas”, explica o responsável pela ONPT.

Recordando que os últimos incêndios provocaram a “morte de muitas pessoas, a destruição de habitações, a perda de muitos postos de trabalho e hectares e hectares de floresta”, o sacerdote defende uma nova reflorestação e modelos diferentes de gestão da floresta.

“As aldeias devem ficar libertas de zonas florestais que possam constituir perigo” e é preciso recorrer “a espécies autóctones que se coloquem à volta das aldeias, para as proteger, nomeadamente com as chamadas árvores bombeiro, árvores corta-fogo”, defende.

“Nós vivemos num país de minifúndios e temos que encontrar novas respostas, para agregar também as florestas e que possam ser devidamente reflorestadas e geridas de uma outra forma”, considera.

A concluir, o padre Carlos Godinho lembra que “o turismo tem nas nossa florestas e aldeias históricas um dos seus activos mais significativos”, reiterando que “o país que queremos oferecer, a quem nos visita, tem de continuar a ser um país verde e convidativo, por via das suas paisagens”.

O responsável pela Obra Nacional da Pastoral do Turismo falava à margem das III Jornadas Nacionais de Pastoral do Turismo que decorrem em Bragança e que têm como tema geral "Turismo e Sustentabilidade - Economia, Sociedade e Ambiente", em consonância com a resolução da Organização das Nações Unidas, que declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Auxiliadora
    30 out, 2017 mensajesdelbuenpastorenoc.org/ 14:04
    Mensagem de apelo urgente de Maria Auxiliadora aos líderes e moradores da TERRA 29 /1/ 2017 Meus filhos: a água está a esgotar-se devido aos abusos que estão a causar aos ecossistemas. Estes abusos irão provocar dias de fome e escassez. Em muitas nações os seus habitantes morrerão de fome e sede. Não desperdiceis água, porque as bacias dos rios estão a secar, assim como suas fontes. Os ecossistemas terrestres e aquáticos são os pulmões da terra. A destruição da floresta e a poluição estão a provocar o aquecimento. As calotes polares estão a fundir-se devido ao aumento da temperatura, o que implica graves consequências para a criação. O clima é controlado pela poluição ambiental e pelo aquecimento global. Isso trará a vós fome e seca. O lado destrutivo do homem está a destruir os ecossistemas. Muitas espécies de fauna e flora estão em perigo; a atmosfera está a enfraquecer e vai chegar o momento em que os raios do sol tornarão inabitáveis muitos lugares na terra. Os recursos naturais estão a esgotar-se. Faço um apelo urgente aos habitantes da terra e aos governantes para realizarem planos de reflorestamento e poupança de água e energia. Porque se continuarem a poluir e a desmatar, a terra se tornará num deserto. Governantes deste mundo, das vossas ações para com os ecossistemas dependerá a vida no planeta! Como Mãe da humanidade, eu estou a chamar os habitantes da terra para que não destruam mais recursos naturais e para que promulgar leis que favorecem a vida no planeta.

Destaques V+