Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estudo português. Os peixes também têm emoções

27 out, 2017 - 21:51

A equipa liderada pelo investigador Rui Oliveira escreve que a formação de emoções, "considerada uma capacidade complexa, poderá estar associada a mecanismos mais simples do que se pensava".

A+ / A-

Os peixes também têm emoções, segundo uma equipa de investigadores portugueses, que publicou um estudo em que argumenta que estímulos ambientais lhes despertam respostas emocionais.

A equipa liderada pelo investigador Rui Oliveira escreve num artigo publicado na Scientific Reports que a formação de emoções, "considerada uma capacidade complexa, poderá estar associada a mecanismos mais simples do que se pensava".

Para avaliar as respostas dos peixes a cenários em que foram colocados, a equipa mediu e avaliou "alterações comportamentais, fisiológicas, cerebrais e genéticas".

Os cientistas já tinham concluído que "primatas e alguns mamíferos expressam estados emocionais", mas a existência desses estados em animais mais 'simples' é ainda assunto de debate.

Nas experiências conduzidas pela equipa de cientistas da Universidade do Algarve, ISPA - Instituto Universitário, Instituto Gulbenkian e Fundação Champalimaud, os peixes foram sujeitos a situações "favoráveis ou adversas" para testar de que maneira responderiam.

Avaliando a interacção e o comportamento das douradas usadas nas experiências, verificaram que "os peixes respondiam de forma diferente ao mesmo estímulo dependendo da maneira como o interpretavam".

Mediram ainda nos animais os níveis de cortisol, a "hormona do 'stress'" e as zonas do cérebro activadas com cada estado emocional positivo ou negativo.

Rui Oliveira considera que a capacidade cognitiva de formar reacções emocionais em face de circunstâncias a que estão sujeitos poderá ser "mais simples do que se tem considerado, podendo ter evoluído há cerca de 375 milhões de anos".

O investigador explica que "a ocorrência de avaliação cognitiva de um estímulo emocional em peixes implica que esta capacidade cognitiva poderá ter exigências 'computacionais' mais simples do que se tem considerado, podendo ter evoluído há cerca de 375 milhões de anos".

O grande desafio de conduzir investigações deste tipo é o facto de os peixes não as verbalizarem, ao contrário dos seres humanos ou outros mamíferos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+