Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Augusto Santos Silva: “Portugueses mostram como é possível boa integração sem violar identidade dos migrantes”

27 out, 2017 - 16:45

Augusto Santos Silva diz que, ao contrário do que afirma a extrema-direita, a Europa precisa dos imigrantes.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros deu esta sexta-feira o exemplo da facilidade de integração dos emigrantes portugueses para defender que é possível, em Portugal, acolher migrantes "sem que a sua identidade seja violada".

As comunidades portuguesas estão "bem integradas e não tiveram de sacrificar nenhum elemento da sua identidade originária", disse Augusto Santos Silva, intervindo numa conferência de dois dias sobre migrações e relações interculturais, organizada pela Universidade Aberta.

"As nossas comunidades no estrangeiro mostram que é possível integrar as migrações sem violar as suas identidades, e o acolhimento que damos aos nossos imigrantes mostra que é possível desenvolver políticas públicas, com apoio social largamente maioritário, tratando os imigrantes no respeito pelos seus direitos", sustentou.

Há 15 milhões de portugueses e lusodescendentes em todo o mundo. Em Portugal vivem 10 milhões de portugueses e quase 500 mil estrangeiros.

Santos Silva comentou que não há registo de "dificuldades de integração", ressalvando: "Não digo que eles vivam no paraíso. Sei que as desigualdades sociais existem. (...) Não há em Portugal nenhum eixo de discriminação que funcione apenas porque se lida com um estrangeiro, o que é um valor inestimável da sociedade portuguesa".

O governante defendeu que a Europa "precisa de mais gente", ilustrando que no início do século XX, vivia na Europa entre um quarto e um quinto da população mundial e, hoje, não chega aos 10%.

"A Europa vive uma situação como um Outono muito tardio, se não já um Inverno demográfico, um deles é Portugal", alertou.

Santos Silva defendeu que, "ao contrário do que a extrema-direita europeia costuma dizer, a Europa precisa de imigrantes, seja por razões demográficas, económicas ou por coerência com os seus próprios valores".

"A questão não é saber como impedimos a migração, mas como a regulamos", destacou.

No mesmo sentido, o alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, sustentou que o diálogo intercultural "é muito mais do que a acomodação das culturas".

"Na troca, ninguém tem de perder nada do que são os seus referentes. O limite é o da nossa Constituição, questões como os direitos humanos", defendeu.

O responsável sustentou que as migrações têm "impactos positivos óbvios" na demografia, na sustentabilidade da segurança social ou na criação de emprego, enquanto a ineficácia da gestão dos fluxos e a não-integração dos migrantes conduzem ao aumento dos extremismos, exclusão social de grupos étnicos, crescimento de populismo, maior desemprego dos migrantes ou a desfiliação dos descendentes dos emigrantes.

A conferência, organizada pelo Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais da Universidade Aberta, decorre até sábado na fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Parente
    27 out, 2017 Portela 19:18
    Acolhe bem os que ficam que são pouquíssimos!

Destaques V+