Tempo
|
A+ / A-

Marcelo na “Gabulândia"

26 out, 2017 - 01:23 • Eunice Lourenço

Presidente vai assistir a exercício militar que decorre nos Açores e tem por cenário um país fictício.

A+ / A-

A “Gabulândia” é um país com problemas económicos, redes de crime organizado associadas ao tráfico de seres humanos, tráfico de drogas e turismo sexual. A insegurança no país tem aumentado. E acontece um sismo que se prevê vai agravar a situação económica e militar na zona.

A “Gabulândia” é um país fictício, mas por estes dias terá a configuração da Ilha Terceira onde decorre um exercício militar que envolve os três ramos das Forças Armadas e que tem esta quinta-feira a visita do Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa, que está de visita aos Açores, assiste de manhã ao briefing inicial do exercício e também a manobras militares deste Lusitano 2017, o nome do exercício anual conjunto da Marinha, Força Aérea e Exército e que envolve perto de mil militares.

O exercício, de acordo com a nota distribuída aos jornalistas, “enquadra-se no âmbito da preparação das Forças Armadas para o cumprimento das missões especificas de apoio à política externa, nomeadamente a protecção e evacuação de cidadãos nacionais em áreas de tensão ou crise”.

Ao início da tarde, o Presidente vai da “Gabulândia” para a “Coriscolândia”, ou seja, parte da Terceira para São Miguel, a maior ilha do arquipélago e sede do Governo regional, onde os habitantes também podem ser chamados de “coriscos”.

A “Coriscolândia” é um complexo lúdico-desportivo nos arredores de Ponta Delgada.

A tarde do Presidente continua depois na Universidade dos Açores, onde vai dar uma aula sobre “O Atlântico”, seguida de debate.

E o dia acaba com um jantar oferecido pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, que, naturalmente, acompanha esta visita de Marcelo desde o primeiro momento, que foi esta quarta-feira na Ilha de Santa Maria.

Foi lá que o Presidente anunciou que as comemorações do Dia de Portugal do próximo ano começam nos Açores. Depois, como já se sabia, continuam nos Estados Unidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Silva
    26 out, 2017 Lisboa 09:53
    A farsa do «Presidente do Amor» continua. Agora, é «na Gabulândia». Daqui a um pouco, será na «Gambozinolândia», para depois ser o presidente «fábula» e presidente «conto da carochinha». Vocês, no vosso meio da comunicação social dominante é que decidem.

Destaques V+