Tempo
|
A+ / A-

Passageiros para os EUA vão ser alvo de "entrevista de segurança"

25 out, 2017 - 20:52

Medida entra em vigor, esta quinta-feira, e destina-se a "cumprir com as novas exigências de segurança das autoridades" norte-americanas.

A+ / A-

A TAP vai realizar uma "entrevista de segurança" em conjunto com a PSP a todos os passageiros nos voos para os Estados Unidos a partir de quinta-feira, por exigência das autoridades norte-americanas, anunciou a empresa.

"De forma a cumprir com as novas exigências de segurança das autoridades dos EUA, todos os passageiros que embarquem tendo como destino qualquer cidade dos EUA serão submetidos, a partir de amanhã [quinta-feira], dia 26 de Outubro, a uma 'entrevista de segurança', realizada em conjunto com a PSP", informou a TAP numa resposta à Lusa sobre as consequências das medidas anunciadas pela administração do Presidente Donald Trump.

A porta-voz da Agência Norte-Americana para a Segurança nos Transportes (ANST), Lisa Farbstein, disse esta quarta-feira que as novas medidas de segurança aplicam-se aos cerca de 2.100 voos que chegam diariamente aos Estados Unidos, tenham eles origem no Médio Oriente ou em qualquer outro ponto do globo.

Questionado pela Lusa, o presidente da SATA, Paulo Menezes, disse que a companhia açoriana também cumprirá as novas medidas de segurança nos voos para os Estados Unidos.

"Estamos a cumprir toda a regulamentação que nos é exigida", disse Paulo Menezes.

As informações da ANST surgiram depois de seis companhias aéreas de longo curso terem anunciado esta quarta-feira que, a pedido das autoridades norte-americanas, vão começar a fazer aos passageiros perguntas de segurança antes de estes embarcarem para os Estados Unidos.

Em comunicado, Lisa Farbstein precisou que as novas medidas de segurança "poderão incluir" o aumento de vigilância dos passageiros, mais inspecção de aparelhos electrónicos que estes transportem e reforço do dispositivo de segurança dos aeroportos, frisando que tais medidas se aplicarão tanto a cidadãos norte-americanos como a estrangeiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+