Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fernando Gomes pede regulamentos mais duros e alteração à lei da violência

25 out, 2017 - 13:34

O presidente da FPF foi ouvido no Parlamento, na sequência de um artigo que fez publicar sobre um suposto clima de "ódio" em torno dos relvados e da arbitragem.

A+ / A-

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, defende regulamentos mais duros para quem trabalha no futebol e uma alteração à lei da violência.

O dirigente máximo do futebol português foi ouvido, esta quarta-feira, no Parlamento, na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, a propósito do artigo de opinião que publicou, há cerca de um mês, a criticar o clima de "ódio" em torno dos relvados e da arbitragem.

"O futebol tem de se questionar. Serão os regulamentos suficientemente dissuasores? O Estado também se deve questionar. Que impacto tem este clima bélico na formação das pessoas, sobretudo as mais novas? Face ao eco que estas questões encontram no espaço público, devemos ter regulamentos mais duros que inibam as pessoas do futebol de contribuir para a destruição do sector em que trabalham", argumentou.

Constatando que "muitas das mais violentas insinuações e acusações são feitas às equipas de arbitragem", Fernando Gomes pediu alteração à lei da violência, frisando que as autoridades também devem aplicá-la.

O líder federativo sugeriu medidas como a criação de uma autoridade administrativa exclusivamente vocacionada para a segurança e combate à violência no desporto, uma maior eficácia na aplicação das medidas de interdição de acesso a recintos desportivos, reforço ou mudanças na política de apoios e a regulação dos grupos de adeptos organizados.

Fernando Gomes falou, ainda, de uma possível retirada de benefícios aos promotores na comparticipação dos encargos com policiamento e revelou que a FPF vai aumentar a exigência em relação aos dirigentes desportivos, obrigando a um curso de formação para todos os que se sentarem no banco em competições nacionais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Agostinho V Couto
    25 out, 2017 USA 22:43
    Calado serias ,,um grande ,,poeta
  • Antonio
    25 out, 2017 pombal 19:55
    Subscrevo HP: HP 25 out, 2017 Portugal 16:56 "Não fala dos Email? Não fala das sms que foram parar ao SLB? Não fala das claques ilegais ? Não fala dos processos que o IPDJ tem na gaveta desde 2008 contra o SLB? Não fala do ajuste directo de 30 mil do SLB ao IPDJ? Não fala do VAR e das falhas nos jogos do SLB? Não fala das imagens da BTV que o VAR tem acesso e não pode? Não fala da linha do fora de jogo que só aparece na Luz com a BTV e o que o VAR vê e não pode? Não fala das interferências do SLB nas avaliações do arbitros? Não fala nem falou no passado dos Vouchers? Não fala porque 10 jogos da selecção são na Luz para ser 1 no Dragão e 1 em Alvalade? Não fala porque razão os jogadores do SLB chegam mais fácilmente á selecção A do que os das outras equipas? Não fala nem quer inquérito ás possiveis falhas do VAR nas Aves em que o arbitro nem as relatou no relatório? Não fala porque razão só vai ao estadio da luz e a eventos do SLB? Não fala nem nunca falou dos Vouchers? Não falou da entrevista do ex. arbitro Marco Ferreira? Não fala das recentes buscas? E porque razão só fala quando existe alguma coisa que embaraça o SLB, falou aseguir aos 5 do Basileia com uma entrevista escrita a um jornal e agora fala novamente depois da vergonha em Aves. Não fala porque vai ás galas do SLB e recusou ir hoje aos Dragões de Ouro por exemplo? Não fala de nada, só fala o que o Estado Lampianico quer...Não se esqueça a PJ anda por aí..."
  • HP
    25 out, 2017 Portugal 16:56
    Não fala dos Email? Não fala das sms que foram parar ao SLB? Não fala das claques ilegais ? Não fala dos processos que o IPDJ tem na gaveta desde 2008 contra o SLB? Não fala do ajuste directo de 30 mil do SLB ao IPDJ? Não fala do VAR e das falhas nos jogos do SLB? Não fala das imagens da BTV que o VAR tem acesso e não pode? Não fala da linha do fora de jogo que só aparece na Luz com a BTV e o que o VAR vê e não pode? Não fala das interferências do SLB nas avaliações do arbitros? Não fala nem falou no passado dos Vouchers? Não fala porque 10 jogos da selecção são na Luz para ser 1 no Dragão e 1 em Alvalade? Não fala porque razão os jogadores do SLB chegam mais fácilmente á selecção A do que os das outras equipas? Não fala nem quer inquérito ás possiveis falhas do VAR nas Aves em que o arbitro nem as relatou no relatório? Não fala porque razão só vai ao estadio da luz e a eventos do SLB? Não fala nem nunca falou dos Vouchers? Não falou da entrevista do ex. arbitro Marco Ferreira? Não fala das recentes buscas? E porque razão só fala quando existe alguma coisa que embaraça o SLB, falou aseguir aos 5 do Basileia com uma entrevista escrita a um jornal e agora fala novamente depois da vergonha em Aves. Não fala porque vai ás galas do SLB e recusou ir hoje aos Dragões de Ouro por exemplo? Não fala de nada, só fala o que o Estado Lampianico quer...Não se esqueça a PJ anda por aí...
  • Manuel
    25 out, 2017 Aveiro 16:39
    O Pres. Da fpf foi a assembleia pedir medidas mais duras para o futebol, mas quem aprova são os clubes.
  • Leão de Amsterdam
    25 out, 2017 Amsterdam 16:29
    Óh Sr F.Gomes,presidênte marionete da FPF o sr. fala de ódio,violencia no desporto,etc,mas sempre fora de horas certas.antes nunca o ouvimos prenunciar-se sobre invasões de campo no estadio da luz sem interdição do mesmo,do terror na Vilas das Aves esta semana para não falar do resto,as ofertas dos almoços no museu da cerveja,do buraco dos E-MaILS,dos assassinatos e outros tipos de crimes perpretados pelos NNBois e diabos vermes apoiados pela direção do SLda buraca,DOS RIOS DE DINHEIRO dos CGD,BES e outros bancos dinheiro esse que nunca mais vai ser pago,nem a divida ás finanças pago com ações fantasmas sem valor,o Sr pau mandado do coelho,pintoboxer e companhia dentro e fora da federação quer inventar leis que convenha a alguns ou seja um califado em portugal onde alguns se tenham que vergar ás leis da animalfarm??,se o sr.F.Gomes tem medo e não pode com a pressão que tem,provocada pelo terror da animalfarm deve denuncia-lo sem medo o resto de portugal apoia-lo-á com toda a certeza e sem medo de um bando de marginais
  • Pretoriano
    25 out, 2017 lisboa 15:34
    ..."reforço ou mudanças na política de apoios e a regulação dos grupos de adeptos organizados."... E DOS GRUPOS NÃO ORGANIZADOS??? E DA DEVASSA DA VIDA PRIVADA??? MONOTORIZAÇÃO DE SMS DE TELEMÓVEIS PARTICULARES??? POR EXEMPLO!!

Destaques V+