Tempo
|
A+ / A-

CDS defende unidade militar de protecção civil e reactivação de guardas florestais

24 out, 2017 - 18:22

As medidas constam de um pacote de 22 propostas anunciadas pelo deputado Mota Soares, porque o CDS tem o objectivo de "censurar quem falhou", mas também o de "trabalhar para que não voltem a ser cometidos os mesmos erros".

A+ / A-

O CDS defendeu esta terça-feira, durante o debate da moção de censura, a reactivação do corpo de guardas florestais, a criação de uma unidade especial militar de protecção civil, um corpo de bombeiros nacional e incentivos à plantação de espécies florestais com baixa rentabilidade imediata.

As medidas constam de um pacote de 22 propostas anunciadas pelo deputado Mota Soares, numa intervenção dedicada exclusivamente à apresentação de propostas na área da protecção, promoção e requalificação do território e na "organização e gestão dos instrumentos" existentes.

Mota Soares sublinhou que o CDS tem o objectivo de "censurar quem falhou", mas também o de "trabalhar para que não voltem a ser cometidos os mesmos erros", pelo que avançou a proposta de reactivação do corpo nacional de guardas florestais, "garantido uma presença efectiva no terreno", bem como "redefinir a missão e estatuto dos bombeiros, no sentido de existir um corpo profissional de cobertura nacional".

O CDS propõe uma "unidade especial formada e equipada para missões de protecção civil" nas Forças Armadas, e a atribuição à Força Aérea da "gestão, operação e manutenção dos meios aéreos", reactivando "o programa de aquisição de meios aéreos anfíbios de asa fixa, tal como proposto pelo parlamento e iniciado no governo anterior".

A profissionalização de equipas de combate a incêndios nos bombeiros voluntários, uma proposta semelhante à anunciada pelo Governo, surge nas medidas do CDS acompanhada por um programa de aquisição de equipamentos.

Na promoção e requalificação do território, Pedro Mota Soares defendeu um apoio aos proprietários florestais para a "introdução de benefícios fiscais e de um prémio de perda de rendimento a quem planta espécies com menor rentabilidade no curto prazo".

O CDS quer ainda que uma reforma do modelo orgânico da Autoridade Nacional de Protecção Civil, "separando a função de comando da função de coordenação" e uma selecção por concurso dos responsáveis, "com recurso a entidades externas ao próprio Governo".

"Se o Governo que falhou se mantiver em funções, essa será a opção e responsabilidade do BE, do PCP e do PS. Pela nossa parte, a opção é clara, é tudo fazer para que haja uma mudança efectiva e que o Estado não volte, mais uma vez, a falhar", defendeu Mota Soares.

Do “habilidoso” ao “concurso de emoções”. O chumbo da moção teve várias censuras
Do “habilidoso” ao “concurso de emoções”. O chumbo da moção teve várias censuras
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • otário cá da quinta
    25 out, 2017 coimbra 16:12
    Quando governo, só fizeram mer da e agora, agora querem ver se este governo rebenta pelas costuras, pois é sabido que o metal não cai do céu Nem oito nem ....
  • Ó filipe
    25 out, 2017 Lx 09:18
    Não digas mais! O teu arrazoadodo define perfeitamente a "democracia" que defendes!...o antigo regime ditatorial felizmente acabou há 43 anos! Estás saudoso?...cura-te!
  • Filipe
    25 out, 2017 évora 02:03
    Isso era bom em outro tempo . Tão não vês o poder dos sindicatos hoje ? Até em empresas privadas tudo quer laborar de segunda a sexta das 9h às 16h ? Os incêndios em Portugal começam sexta ao fim do dia ... não tens ninguém no terreno a vigiar , a não ser como falam os exploradores de mão de obra , metia-se os presos ... os desempregados ou os de rendimento mínimo a trabalhar ... tal como os Mexicanos vão para os Estados Unidos limpar as sanitas dos ricos ! Uma coisa é certa , para o ano e a avaliar pelo ciclo térmico seco e pouco chuvoso , temos mais de uma centena ou o dobro de mortos e vai arder zonas onde a madeira tem de dar euros , tal como os multibancos e postos de gasolina assaltados diariamente ... esperem sentados pelas próximas matanças !
  • Pedro
    24 out, 2017 Lisboa 22:47
    Este sabichão queria fazer ver que todas as medidas que vão ser implementadas foram obra do CDS.
  • Este oportunista
    24 out, 2017 lis 20:21
    foi beber as recomendações do estudo da comissão independente e toca de debitar propostas que já foram aprovadas em conselho de ministro do sábado passado! São uns pandegos estes CDS!
  • Cidadao
    24 out, 2017 Lisboa 20:09
    Curioso uma moção de censura, feita pelos que mais censuras merecem. Não foi a vossa lider inchadinha, que foi a ministra da agricultura do governo de Agressão Nacional, e uma das responsáveis pelo fim dos guardas florestais e pela liberalização da plantação de eucaliptos, já para não falar das politicas de encerramentos de Serviços Públicos que ajudaram a desertificar o Interior?

Destaques V+