Tempo
|
A+ / A-

Bloco de Esquerda confronta Governo com "impreparação", mas aponta ao CDS

24 out, 2017 - 17:51

A coordenadora do BE, Catarina Martins, censurou mais à direita, repetindo que a moção do CDS é "obscena".

A+ / A-

O Bloco de Esquerda (BE) questionou, esta terça-feira, no debate da moção de censura do CDS, o primeiro-ministro sobre a "impreparação" revelada este Verão no combate aos fogos.

“Como pôde o Governo estar tão impreparado este ano”, questionou a coordenadora do BE, Catarina Martins.

“Já sabíamos que este ano era de risco e o Governo deveria estar mais bem preparado”, disse, lembrando a proposta do BE, aprovada no ano passado, de reforço dos sapadores florestais e que “não saiu do papel”.

Mais do que confrontar o Governo, Catarina Martins visou o CDS, repetindo que a decisão de apresentar uma moção de censura é “obscena”.

A moção de censura “é para derrubar o Governo”, “não é sobre a dor a indignação de um país que tem tido tanta dor” por causa dos incêndios do Verão e de Outubro, que fizeram mais de 100 mortos e utilizar uma moção de censura “como instrumento para os partidos avaliarem se a morte de 100 pessoas é grave, é mais do que desadequado, é obsceno”, afirmou.

Na resposta à líder bloquista, António Costa deu uma resposta política, dizendo que, perante uma tragédia como a que aconteceu este Verão, a direita quer “derrubar o Governo”.

“A nossa responsabilidade é reconstruir o país”, afirmou o chefe do Governo, respondendo ainda às dúvidas de Catarina Martins sobre as necessidades orçamentais para as medidas de ordenamento, prevenção e combate aos incêndios.

O executivo “será capaz de o fazer” como “foi capaz” de nos últimos anos seguir uma política diferente da de direita.

"Vamos ser capazes de fazer isso como, ao longo dos últimos dois anos, fomos capazes de vencer todos os impossíveis que muitos nos disseram não era possível com uma mudança de política”, rematou.

Catarina Martins disse que o BE olha as medidas aprovadas no sábado “com expectativa”, apoiando “o esforço anunciado pelo Governo para, no imediato, indemnizar, apoiar, reconstruir”.

A líder bloquista ainda somou, na sua intervenção, algumas perplexidades, mesmo concordando com a decisão de o Estado passar a ter o controlo público do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal), que falhou durante o combate aos incêndios, ou com a participação das forças armadas.

Quanto ao SIRESP interrogou “para quê manter accionistas privados que já falharam” e quanto à participação das forças armadas perguntou “como e quem articula a sua acção” e se iriam acabar os contratos privados nos meios aéreos”.

A deputada e coordenadora do BE apontou ainda falhas nas medidas, como “a falta de compromisso com o banco público de terras para terras abandonadas, responsabilidades e meios na limpeza da floresta”.

Na resposta, o chefe do Governo lembrou a reforma florestal, incluindo o banco de terras, reclamado pelo BE, mas que foi chumbado em Julho com os votos do PSD, CDS-PP e do PCP.

Do “habilidoso” ao “concurso de emoções”. O chumbo da moção teve várias censuras
Do “habilidoso” ao “concurso de emoções”. O chumbo da moção teve várias censuras
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • SOCIAS FASCISTAS BE
    24 out, 2017 Lx 19:39
    A actiz de terceira categoria. Fala mal mas serve de muleta ao desgoverno.São coniventes com a porcaria, a mediocridade, o embuste, as mentiras e com as mais de 107 mortes e mais de 300 feridos.Uns impostores e uns populistas do pior.São mesmo piores que os fascistas que tanto criticam.Um nojo de gente sem carácter...

Destaques V+