Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento chumba moção de censura ao Governo

24 out, 2017 - 18:44

Esquerda unida chumba moção do CDS.

A+ / A-

O Parlamento rejeitou esta terça-feira a moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS. A moção foi rejeitada com os votos contra do PS, PCP, Os Verdes, BE e PAN. A favor votaram PSD e CDS.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, responsabilizou o primeiro-ministro, António Costa, pelas falhas do Governo nos incêndios, que mostraram apenas "um político habilidoso" quando o país quando precisava de "um estadista".

"O primeiro-ministro falhou e não o reconheceu, arrepiou caminho vencido, mas não convencido. Os assessores de comunicação e de imagem podem dar uma ajuda, mas não mudam a natureza das pessoas e não lhes dão o estatuto que não têm”, disse.

Na última intervenção no debate, Telmo Correia, do CDS, afirmou: "Lá em fora está um país que não esquece. Este Governo merece censura, este Governo perdeu a confiança do país."

"Incompetência, soberba e insensibilidade"

Hugo Soares, líder parlamentar do PSD, também criticou a resposta do Governo aos fogos de Pedrógão Grande e de Outubro. Houve "incompetência, soberba e insensibilidade", disse. "O país sabe hoje que tem um primeiro-ministro excelente a dar boas notícias, mas nas horas difíceis, nas horas em que precisa de um chefe de Governo, o senhor está ausente, o senhor falha.”

O PS acusou o CDS-PP de "oportunismo político" pela moção de censura, desafiando Assunção Cristas a assumir as suas responsabilidades pelos anos em que tutelou as áreas da agricultura e do ambiente.

O BE foi mais longe nos adjectivos e considerou a moção "obscena". Apesar de dizer que o Governo estava “impreparado”, Catarina Martins, coordenadora bloquista, lembrou que a moção de censura "é para derrubar o Governo", "não é sobre a dor a indignação de um país que tem tido tanta dor" por causa dos incêndios do Verão e de Outubro, que fizeram mais de 100 mortos.

Do “habilidoso” ao “concurso de emoções”. O chumbo da moção teve várias censuras
Do “habilidoso” ao “concurso de emoções”. O chumbo da moção teve várias censuras

PCP e Bloco unidos

PCP e Bloco de Esquerda uniram-se nas críticas à líder do CDS e antiga ministra da Agricultura e culparam os anos de "política de direita" nas florestas pela tragédia dos incêndios deste ano.

Nem comunistas nem bloquistas fizeram, no período de intervenções de fundo no debate da moção de censura do CDS, qualquer elogio directo e explícito às medidas de sábado e repetidas esta terça-feira pelo primeiro-ministro, António Costa.

"A tragédia dos incêndios florestais é o resultado de problemas acumulados na floresta portuguesa por décadas de política de direita", acusou o líder parlamentar comunista, João Oliveira, que pôs o PS ao lado do PSD e do CDS nessas políticas.

"Esta moção de censura só comprova o que já sabíamos de quatro anos de experiência: na floresta e nos serviços públicos, as políticas da direita são apenas parte dos problemas", disse o deputado Jorge Costa, do BE.

Utilizar uma moção de censura "como instrumento para os partidos avaliarem se a morte de 100 pessoas é grave, é mais do que desadequado, é obsceno", afirmou.

A deputada do PEV Heloísa Apolónia acusou o CDS-PP de querer "absolver-se a si próprio" das responsabilidades pelas políticas que assumiu na floresta durante o anterior Governo e exigiu ao primeiro-ministro "soluções estruturais".

O deputado único do PAN, André Silva, assumindo divergências com o actual executivo liderado por António Costa, elogiou a postura de "ouvir, dialogar e acolher medidas", mas desafiou o chefe do Governo a adoptar um programa específico de reestruturação da floresta com espécies autóctones à qual o líder socialista se mostrou receptivo, recorrendo a apoios das instituições europeias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Paulo Santos
    05 jan, 2018 Avintes 18:35
    A culpa é de quem retirou a força aérea do combate aos incêndios
  • Fernando Sant'Ana
    25 out, 2017 Lisboa 18:19
    Insensibilidade e incompetência foi o que mostrou o Governo anterior, roubando nas reformas dos velhos e obrigando os jovens a emigrarem, por despedimentos e falta de trabalho .
  • Pedro
    24 out, 2017 Lisboa 22:43
    Não se deixem levar pelos comentários dos direitolas se o governo caísse era uma tragédia para o país mas eles é tipo clubite cega nem pensam, também gostei de ver hoje na TV "epa pera ai 400 milhões para evitar novas tragédias mas e as contas do país" pois é aí que se lixa-se os incêndios e as enchurradas ne, estejam atentos povo sabão.
  • Leonardo
    24 out, 2017 Porto 21:30
    Só no ultimo incendeio (que não foi o pior) morreram mais civis que nos ultimos 15 anos...isto diz alguma coisa sobre o passado e sobre o presente essa de meter tudo no mesmo saco é uma habilidade de de comuna...
  • Beites
    24 out, 2017 Covilhã 21:26
    Concluindo, abaixo esta espécie de Governo, que já deveria estar a passar férias nas artérias da prepotência manipuladora, e enganadora... pfiiiiuuuuuu
  • "EXTREMA DEMAGOGIA"
    24 out, 2017 lisboa 20:53
    Ora vejam bem que até o PAN que sempre se disse neutro demonstrou aquilo que verdadeiramente é... este partido que se diz da natureza e dos animais não me pareceu nada preocupado com os milhares de hectares de floresta ardidos e com os animais que morreram vitimas destes incendios e que provavelmente muitas espécies correm agora sério risco de entrar em extinção. Isto para mim só existe uma palavra para designar estes partidos de esquerda: "DEMAGOGIA" estes partidos são meros satélites comunistas que orbitam à volta do PS e quando são necessários aí estão eles! PAN / PCP E BLOCO DE ESQUERDA a apoiar o PS! Uma pouca vergonha!....
  • Redolfo
    24 out, 2017 Lisboa 20:51
    A maioria desta gente do parlamento ainda não viu o interior de Portugal , que está completamente destruido e mais parece uma paisagem de outro planeta. Talvez não se pudesse ter evitado , mas pelo menos minimizado. Este governo é completamente inútil e incompetente , talvez ainda tenham que acontecer mais desgraças para as pessoas acordarem que estes governantes de nada servem.
  • Ghandi
    24 out, 2017 dddd 20:41
    é o teatro habitual,,, a culpa é sempre dos outros, esta besta oportunista do kosta se não tivesse perdido dois anos em reversões e governação eleitoralista
  • Sergio
    24 out, 2017 Vagos 20:27
    Naturalmente a moção de censura não iria ser aprovada. Insensato é o BE e o PCB apontarem o dedo ao que não se fez no governo PSD/CDS e esquecerem por completo que este governo já está á frente dos destinos do país á dois anos. Esquecendo também o que esteve para trás. Decididamente, estou mesmo desapontado com a esquerda portuguesa. Vivem para atirar farpas. Quando têm possibilidade de fazer algo, ou de impor algo, situação que poderiam aproveitar coma geringonça, simplesmente nada fazem. O Povo para esta esquerda é só a função publica e reformados. O faz "viver" o país, fica de lado. Enfim...
  • Maria
    24 out, 2017 Porto 20:24
    Chumbada, é certo, mas que abanou consciências ninguém pode negar. E isso pode ser Muito Bom - esperemos que o seja e que dê frutos. Só por isso já é uma vitória. E muitos votam só porque sim!

Destaques V+