Tempo
|
A+ / A-

Leiloado o mais antigo meteorito milenar que se conhece

24 out, 2017 - 13:15

O fragmento do meteorito mais antigo que se conhece na Terra foi arrecadado por um comprador húngaro. A febre meteórica faz com que algumas destas rochas atinjam montantes recorde.

A+ / A-

Um fragmento do Muonionalusta, o meteorito mais antigo conhecido no planeta Terra, acaba de ser leiloado por 15.999 euros na plataforma de leilões Catawiki. A rocha espacial, com mais de 4,5 mil milhões de anos, proveniente da Suécia, foi colocada a leilão nesta plataforma "online", tendo sido licitada, no domingo, por um comprador húngaro.

O mineral de 26,5 quilos foi inserido na plataforma de leilões digitais a 13 de Outubro e recebeu 25 licitações, acabando por ser arrebatado por 15.999 euros. O valor elevado da rocha espacial deve-se ao facto de ser um objecto raro, já que se trata do mais antigo meteorito de que há conhecimento na Terra.

“Com mais de 4,5 milhões de anos [este meteorito] atingiu o norte da Escandinávia, a oeste da fronteira entre a Suécia e a Finlândia. As suas características únicas originaram o interesse por parte de pessoas de várias partes do mundo, acabando por ser leiloado por um valor bastante elevado”, explica director-geral da leiloeira em Portugal, Alejandro Sánchez, citado em comunicado.

O primeiro fragmento do Muonionalusta foi encontrado em 1906 perto da aldeia de Kitkiöjärvi, na Suécia. Há conhecimento da existência de cerca de 40 fragmentos de várias dimensões deste meteorito.

Febre meteórica

O preço deste meteorito está, apesar de tudo, longe de bater um recorde no preço das rochas espaciais, com inúmeros coleccionadores e peritos a alimentar o negócio dos leilões destas pedras raras.

Em Abril de 2016 a leiloeira britânica Christie’s colocou à venda uma colecção de rochas espaciais que estavam, à época, avaliadas em 1,1 milhões de dólares.

Uma esfera polida de um meteorito que caiu na Rússia foi arrecada nesse leilão por 130 mil dólares – nove vezes o valor da base de licitação. No mesmo leilão, outro meteorito de cerca de 600 quilos avaliado num milhão de dólares não conseguiu nenhuma oferta.

A febre do valor dos meteoritos tem levado muitos a pensar que poderão estar ricos com a pedra que encontraram no seu quintal. Randy Korotev, um geólogo lunar da Universidade de Washington, relata ao "New York Times" que, desde 2006, já recebeu cerca de 18 mil e-mails de pessoas a tentar perceber o potencial valor da rocha que tinham encontrado.

A grande maioria são o que o especialista chama de “meteowrongs” – rochas e metal que se parecem com meteoritos. “É desgastante. Passo várias horas todas as semanas a responder a e-mails”, relata o investigador ao jornal norte-americano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    24 out, 2017 Porto 15:44
    Pior é o meteorito "Madonna" que veio para ficar(?), mas se diz maltratada pelos Portugueses... não fomos nós que pedimos que ela viesse, nem percebo que vantagem temos em que ela fique! É melhor ela tirar umas férias e pensar antes de pedir "casas gratuitas".

Destaques V+