Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU. Guterres diz que “mundo enfrenta desafios graves”

24 out, 2017 - 10:42

Secretário-geral das Nações Unidas lembra que os problemas de hoje "transcendem fronteiras".

A+ / A-
A mensagem de Guterres no dia das Nações Unidas
A mensagem de Guterres no dia das Nações Unidas

O secretário-geral das Nações Unidas alertou para os "desafios graves" que o mundo enfrenta, desde os problemas com o clima às ameaças de segurança. Uma mensagem partilhada no dia das Nações Unidas.

Num vídeo publicado na página de internet da ONU, António Guterres elenca uma série de problemas que afectam o mundo. "Conflitos e desigualdades. Problemas extremos como o clima e intolerância mortal. Ameaças de segurança, incluindo armas nucleares".

Argumenta, no entanto, que "nós temos as ferramentas e riqueza para ultrapassar estes desafios. Tudo o que precisamos é vontade".

Para o secretário-geral da ONU, os problemas de hoje "transcendem fronteiras" e é, por isso, fundamental "transcender as nossas diferenças para transformar o nosso futuro. Quando atingirmos direitos humanos e dignidade humana para todas as pessoas, elas vão construir um mundo pacífico, sustentável e justo".

A concluir, Guterres pede que "nos dias das Nações Unidas, deixemos que nós - nós, os povos - tornem esta visão numa realidade".

Estas declarações surgem no âmbito do 72.º aniversário da ONU, e numa altura em que António Guterres se vai deslocar à República Centro-Africana numa visita de quatro dias para homenagear os militares e civis que lutam pela manutenção da paz em todo o mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • couto machado
    24 out, 2017 porto 15:29
    Finalmente alguém de jeito, fala a propósito do perigo que o planeta atravessa. E é um PORTUGUÊS que o diz.
  • Mario
    24 out, 2017 Portugal 12:49
    E fácil dizer isso mas parece muito difícil encontrar solucoes, por outro lado quem causa esses problemas. realmente transcendem fronteiras pois com invasões a outros Países o que esperava. A meu ver nao e falar e lamentar o leite derramado que se encontram solucoes mas sim saber quais as causas desses problemas, pois os problemas aparecem por alguma razao que muitos assobiam para o lado pois nao olham a meios para atingirem seus objectivos.
  • "PÃNTANO ISLAMICO"
    24 out, 2017 lisboa 12:09
    Mas apoiou a invasão islamica da europa com todas as consequencias que isso está a trazer para a qualidade de vida dos europeus... pantano islamico aqui na Europa NÃO!!!
  • José
    24 out, 2017 Amora 11:05
    " Falam, falam, falam...e eu não os vejo a fazer nada, com certeza fica chateado "

Destaques V+