Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Homem que vai liderar a prevenção de incêndios tem ligações à indústria do papel

24 out, 2017 - 08:09

Debaixo das críticas do Bloco de Esquerda, Tiago Martins Oliveira toma hoje posse como presidente da Estrutura de Missão. O cargo será equiparado a secretário de Estado.

A+ / A-

Tiago Martins Oliveira foi o escolhido pelo Governo para chefiar a chamada Estrutura de Missão para a Instalação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais. O Bloco de Esquerda não questiona a capacidade técnica do novo responsável, mas não gostou desta escolha por ter estado ligado à indústria da celulose.

Segundo o deputado Pedro Soares, Tiago Oliveira é, desde 2016, responsável da área da Inovação e Desenvolvimento Florestal da The Navigator Company (ex-Portucel).

“É surpreendente que o Governo indique para presidir a uma estrutura e para um lugar que parece ser equivalente a secretário de Estado uma pessoa que, independentemente das suas qualidades técnicas, tenha estado ligado à indústria das celuloses, nomeadamente na Portucel e na Navigator Campany, que tem tanta responsabilidade no caos em que a floresta se encontra”, refere ao jornal “Público”.

“Parece que o Governo não aprendeu mesmo nada”, acrescenta.

O Bloco aconselha o executivo ponderar melhor a sua escolha, porque a indústria da celulose promove a plantação de eucaliptos e, acrescenta, cabe-lhe parte das responsabilidades no actual estado da floresta.

Tiago Martins Oliveira é doutorado em Engenharia Florestal e especializado em Gestão de Risco no Âmbito das Florestas. Na nota curricular divulgada, o Governo indica que o futuro presidente da Estrutura de Missão tem grande experiência em combate a incêndios como sapador operacional, coordenador de combate aéreo e coordenador nacional de defesa da floresta contra incêndios.

Aos 48 anos e natural do Porto, Tiago Martins Oliveira vai ter um estatuto equiparado a secretário de Estado e um gabinete de apoio técnico, "constituído por um máximo de cinco elementos, três dos quais com a função de assessoria técnica e de gestão, equiparados, para efeitos de designação e estatuto, a adjuntos de gabinete de membro do Governo".

A criação da Estrutura de Missão foi uma das medidas saída do último Conselho de Ministros (dedicado aos incêndios) e tem como um dos principais objectivos a preparação e execução das recomendações constantes do relatório da comissão técnica independente nomeada pelo Parlamento "e de outros contributos técnicos, em articulação com as várias áreas governamentais e organismos da administração pública".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Ferreira
    27 out, 2017 castanheira do ribatejo 02:47
    Por acaso já repararam que esta gentalha política andam agora todos vestidos de preto... O país passou de República das bananas a circo de palhaços
  • jp
    25 out, 2017 lx 23:38
    Agora daqui del rei contra as celuloses; mas há anos toda a gente dava pulos de contente por existirem estas fabricas e que Portugal tinha o seu petróleo verde;incluindo muitos jornalistas que agora criticam; outros países há que também têm celuloses e não está tudo a arder; as celluloses não plantaram os eucaliptos pela calada da noite; foram os nossos governantes e estou a lembrar-me de um ministro de um partido que agora abre bem as goelas que depois foi trabalhar para uma ,que permitiram que o país fosse invadido por eucaliptos; por curioso ños eucaliptais destas fabricas não há estes grandes incêndios; porque será? Julgo ser porque nestes existe a chamada prevenção no ano todo.
  • Elsa vicente
    25 out, 2017 Zürich 10:15
    É incrivél. Em Portugal dentro de pouco tempo não haverá mais seres humanos. Água cada vez menos. Chuva cada vez menos. O ar todo contaminado com cinza e fumo. Os animais da floresta morrem acaba tudo. O povo tem de fazer alguma coisa. Hei.Os governantes estão se nas tintas. Eles so querem dinheiro de Bruxelas mais nada. POVO ACORDA E SALVA PORTUGAL...
  • António
    24 out, 2017 Coimbra 21:23
    Só chulos, vão maze trabalhar que de boa vida e chulos está este país cheio. Anda aí um gajo a trabalhar e a descontar fortunas, para esses chulos não fazerm nada.
  • Filipe
    24 out, 2017 Barreiro 13:52
    Pois, assim parece que "a raposa vai guardar o galinheiro ou o ladrão vai guardar o cofre". Mas na verdade o técnico contratado é especialista em fazer com que os eucaliptos não ardam!!! Seriam bom contratar alguém para arrancar os eucaliptos e pinheiros bravos e substituir por: carvalhos, nogueiras, castanheiros, sobreiros, oliveiras, faias, chopos, plátanos, pinheiro manso, secoias, til, etc. Por cada eucalipto plantado, tem que se plantar um espécime das arvores supra citadas. Mas como isso não vai acontecer, o eucaliptal vair continuar a arder. A consciência destes senhores ainda vai ficar mais pesada.
  • António Silva
    24 out, 2017 Darque 13:05
    Mais uma vez o retângulo no seu melhor. É como contratar um assaltante de bancos pra segurança. Se este ano.foi o k se viu pro ano vai ser bonito.
  • maria
    24 out, 2017 lisboa 13:02
    nao entendo as mininas do be um dia dao um beijo ao governo ao outro dia atiram lhe uma pedra o costa para se livrar desse problema deve nomear as mininas e os mininos do be para ministros e nas proximas eleicoes vamos todos votar be e pcp porque se eles ganharem as eleicoes mais ninguem precisara de trabalhar passamos todos a viver do ris em lisboa e acabam se os incendios porque nao havera ninguem no interior para incendiar os eucaliptos
  • Antonio Jorge
    24 out, 2017 Amora 12:42
    Nada contra, que eu saiba e quem é bom técnico tem de trabalhar e por isso é natural trabalhar no sector privado (no publico vai-se fazendo alguma coisa mas só obrigados), desde que tenha os conhecimentos técnicos e não beneficie agora interesses extra estado português tudo bem. Duvido muito mais que os políticos e a matilha ligada á floresta com o taxo instalado o deixem fazer alguma coisa.
  • mendes
    24 out, 2017 braga 12:35
    pois e a culpa o culpado dos incendios e o eucalipto eu vi um eucalipto a pregar o fogo no pinhal de leiria e a pj ja prendeu este ano mais de 100 eucaliptos
  • F.M.
    24 out, 2017 GAIA 12:23
    Gostaria de fazer um apelo ao governo e aos Snr.s DEPUTADOS PARA ESTE ANO NÃO MUDASSEM A HORA.MUDANDO MAIS CEDO ESCURECE E DEPOIS DOS INCÊNDIOS,COM TODA ESTA ESCURIDÃO,MAIS TRISTEZA E DEPRESSÃO INVADIRÁ OS CORAÇÕES DOS CIDADÃOS,QUE SENTIRAM NA PELE TODA ESTA VERDADEIRA GUERRA INCENDIÁRIA.FAÇO ESTE APelo esperando que o meu pedido chegue aquem de direito.ENTENDO QUE O PRESTARIA UM GRANDE SERVIÇO AO PAÍS ,EM PARTICULAR ás vilas e aldeias desvastadas pelos fogos.

Destaques V+