Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo promete resposta imediata à alimentação animal

23 out, 2017 - 20:51

As centenas de incêndios que deflagraram a 15 de Outubro provocaram pelo menos 44 mortos e cerca de 70 feridos, mais de uma dezena dos quais graves, nas regiões Centro e Norte. Muitos animais também sofreram os efeitos do fogo.

A+ / A-

O Governo vai dar resposta imediata à alimentação dos animais das explorações afectadas pelos incêndios de 15 de Outubro através da criação de cinco plataformas logísticas, prometeu esta segunda-feira o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.

Segundo o ministro, que falava em Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, no final de uma reunião com autarcas e representantes dos agricultores dos concelhos atingidos pelos fogos, "talvez, já a partir de quarta-feira, seja possível começar a distribuir alimentos".

Capoula dos Santos, que se fez acompanhar do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, adiantou que as cinco plataformas vão ser instaladas nos municípios de Monção, Tondela, Vagos, Vila Nova de Poiares e Gouveia.

As centenas de incêndios que deflagraram a 15 de Outubro, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 44 mortos e cerca de 70 feridos, mais de uma dezena dos quais graves, nas regiões Centro e Norte.

Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

Esta foi a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, em Junho, quando o fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo dados oficiais, 64 mortos e mais de 250 feridos, morrendo ainda uma mulher atropelada quando fugia deste fogo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • SÍLVIA
    24 out, 2017 Guarda 13:35
    Concordo na ajuda, mas o problema é que não é só os afectados de pedrogão e os de 15 Outubro, entre essas duas datas fatidicas houve muita gente anónima que ficou sem nada, na minha localidade passou a 24 de Agosto e até hoje ainda não houve levantamento de prejuizos os animais não tem pastagens, o problema é que se fala muito mas as camaras/juntas de freguesia/ ministerio da agricultura devem fazer um levantamento de todos os locais ardidos. Coisa que não fazem, pois envolve numeros negros e isso não interra aos politicos.
  • rosinda
    24 out, 2017 palmela 00:20
    sonia realmente so quem viveu a tragedia de perto se pode aperceber da gravidade da situaçao! cada zona do pais tem os seus meios de de sobrevivencia as abelhas passaram-me completamente ao lado logo eu que que durante o inverno sou uma consumidora de mel!

Destaques V+