Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arbitragem

APAF admite paralisação dos árbitros também no campeonato

23 out, 2017 - 16:57 • José Pedro Pinto

Luciano Gonçalves explica, em Bola Branca, as razões que presidiram à indisponibilidade dos juízes para encontros da Taça da Liga. Acusações constantes de falta de "seriedade" motivam tomada de posição drástica dos árbitros.

A+ / A-

Os árbitros decidiram mostrar-se indisponíveis para as partidas da Taça da Liga, a ter lugar em Novembro e Dezembro, e colocam seriamente a possibilidade de também paralisar a Primeira e Segunda ligas.

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) esclarece, em Bola Branca, que a tomada de posição revelada esta segunda-feira só não produz efeitos imediatos nos campeonatos por uma mera questão regulamentar.

"Tem a ver com a questão das normas, em que os árbitros necessitam de 20 dias para pedir dispensa dos seus jogos", começa por esclarecer Luciano Gonçalves.

"É por esse motivo que a paralisação não se processa já", prossegue, até porque, reforça, "os árbitros querem cumprir as normas". "Dentro daquilo que é o tempo legal, os árbitros vão pedir dispensa. Se admito indisponibilidade para o campeonato, no futuro? Seja que competição for", dispara.

O "jovem guarda-redes" a quem tudo é perdoado e o jovem árbitro que é um "corrupto em ascensão"

Tal como referido no comunicado remetido às redacções, a meio da tarde de hoje, a APAF justifica a decisão dos juízes com o clima de "asfixia constante" que o sector continua a viver.

Em Bola Branca, Luciano Gonçalves explana a expressão ao limite, acusando dirigentes, clubes e adeptos de colocarem constantemente em causa a "seriedade" dos homens do apito, que estão "fartos". E não se coíbe de traçar uma curiosa comparação com os recentes votos de confiança a jovens que actuam no futebol português.

"As pessoas não perceberam que os árbitros estão fartos de que seja sempre colocada em causa a sua seriedade. Foi isso para que alertámos mas parece que ninguém percebeu que os árbitros estão a chegar ao limite. Como é que um jovem guarda-redes que comete um erro se rotula de 'jovem promessa' e um árbitro que chegou há um ou dois anos à arbitragem já se olha como um corrupto em ascensão? É esta mentalidade que tem de desaparecer do futebol", remata, sem reservas.

Prémios de jogo. APAF confiante num acordo com a Liga

Em paralelo, a associação de classe dos árbitros assegura que esta decisão "nada tem a ver com as questões remuneratórias" que continuam em negociações com a Liga Portugal.

Aliás, Luciano Gonçalves, aproveitando para separar as águas, anuncia em Bola Branca que juízes e Liga estão perto de alcançar um acordo nessa matéria:

"Estamos em fase de negociações. Nos próximos dias, iremos conseguir chegar a um entendimento e resolver mais esse problema. Vamos reunir mais uma vez para fechar esse assunto de vez. Tenho esperança que seja um acordo que seja benéfico para as duas partes."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Leão
    24 out, 2017 Amsterdam 09:31
    Vossês organização da arbitragem lampiã na maioria ou totalidade não devem fazer greve devem é ser postos a mexer e deportados para o califado arabe,e para o vosso lugar serem nomeados arbitros e dirigentes Honestos.Em vós só acredita o sl porque tem tudo dominado a seu belo prazer ganha(rouba) campeonatos todos os que quizer como ganhou(roubou) os ultimos quatro como pode ganhar(roubar) os próximos 40.Arbitros e seus atuais dirigêntes é tempo de receberem um cartão vermelho vitacio ou terá de ser feita justiça doutra maneira?
  • Silva
    23 out, 2017 Lisboa 23:50
    Cambada de incompetentes.Vejam o que aconteceu em Alvalade quando estamos em presença dum arbitro como este em que vê e revê e diz que não existe penalti quando todo o mundo diz o contrário, ou é desonesto ou incompetentes.Dúvidas?
  • Jarm
    23 out, 2017 Vendas Novas 22:48
    Façam melhor! Demitam-se dos cargos !!! E venham árbitros estrangeiros !!!
  • Jorge Dias
    23 out, 2017 Povoa de santa Iria 22:37
    Os grandes culpados são os próprios árbitros...Duvidas? Vejam o que aconteceu no jogo de Alvalade...quem foi o verdadeiro culpado?
  • Carlos Silva
    23 out, 2017 Albufeira 22:17
    As virgens ofendidas
  • A Martins
    23 out, 2017 Braga 21:36
    Quem recebe "vouchers" com "jantarinhos", não merece credibilidade, nem sequer deve pertencer a qualquer sector da arbitragem. Nem o VAR os safa...
  • ...
    23 out, 2017 Lisboa 21:24
    Julgo que deviam fazer por tempo indeterminado a paralisação e deviam avançar árbitros estrangeiros no campeonato nacional da 1ª Divisão. Muito se tem falado de vários árbitros que estão "marcados" por beneficiarem determinados clubes em Portugal. Esses árbitros não têm condições de estarem na 1ª Divisão do nosso futebol
  • Jorge Pereira
    23 out, 2017 Almada 21:07
    Solução: 1) Façam greve! 2) Abandonem o futebol! 3) Digam tudo o que sabem! 4) Contratem-se árbitros e VAR ingleses e alemães!
  • Jm
    23 out, 2017 Tercena 21:02
    Será que agora o governo vai dar uns puxoes valentes nestes dirigentes desportivos acho muito bem só peca por ser tarde já devia ser a muito tempo
  • Atu
    23 out, 2017 Porto 20:16
    Não há dúvidas que a classe da arbitragem, na sua generalidade, não é gente de confiança.

Destaques V+