Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cartão amarelo aos clubes. Árbitros boicotam Taça da Liga

23 out, 2017 - 16:40

APAF dá o "murro na mesa" há cerca de um mês anunciado pelo presidente, Luciano Gonçalves. Em causa está o clima vivido no futebol português, de "asfixia constante" em torno dos árbitros.

A+ / A-

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) comunicou, esta segunda-feira, que os árbitros profissionais não estarão disponíveis para apitar os jogos da Taça da Liga agendados para Novembro e Dezembro.

Em nota de imprensa, a APAF revelou que, perante a "asfixia constante em torno do papel do árbitro", que tornou "quase irrespirável" o ar nos relvados em Portugal, considerou que "não existem condições para continuar a arbitrar".

"O clima no futebol português têm-se degradado cada vez mais nos últimos tempos", lê-se. "Semanalmente vemos dirigentes de clubes profissionais a socorrerem-se da mesma desculpa quando o resultado desportivo os compromete e precisam de encarar os seus adeptos."

São 16 os jogos sem árbitros

No total, são 16 os jogos afectados pela greve, entre eles seis jogos dos três "grandes", dois de cada.

A APAF avança que "todos os procedimentos regulamentares" para a ausência dos árbitros foram iniciados e que a Liga de clubes "já foi devidamente informada desta tomada de posição" dos árbitros de primeira categoria, reforçada após "reiterados avisos".

O organismo lamenta "que tenha sido necessário este extremar de posições" e espera que a medida tomada "seja capaz de conduzir os clubes profissionais a uma reflexão profunda onde o comportamento dos seus dirigentes seja um dos pontos centrais a reflectir e origine uma nova era no desporto nacional".

Esta tomada de posição, esclarece a APAF, "nada tem a ver com as questões remuneratórias" em discussão com a Liga de clubes.

Jogos afectados

Grupo A: Braga-Portimonense; V. Setúbal-Benfica; Benfica-Portimonense; V. Setúbal-Braga.

Grupo B: União da Madeira-Belenenses; Marítimo-União; Belenenses-Sporting; Belenenses-Marítimo; Sporting-União.

Grupo C: V Guimarães-Oliveirense; Moreirense-Feirense; Feirense-Oliveirense; Moreirense-V. Guimarães.

Grupo D: Paços de Ferreira-FC Porto; Rio Ave-Leixões; Porto-Rio Ave.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manuel gomes
    24 out, 2017 08:42
    Este sr. Luciano Gonçalves calado era DR. só quem não vê futebol é que não vê as asneiras feitas pelos homens do apito, nem em jogos fáceis de arbitrar (Porto-Paços. Sporting- Chaves e D. Aves- Benfica) deixam de fazer erros então aquele 2º penalty do Benfica é escandaloso face a falta cometida pelo piscineiro Jonas toda a gente viu, mesmo o FERRARI VERMELHO, só que a este não lhe interessou marcar falta mas a falta do jogador do D. das Aves ele foi lesto a marcar pois assim a vitória do seu clube estava garantida. Vergonhoso, mas também vergonhosas foram as palavras do Vitória ao dizer que não viu erros na arbitragem. Sr. Luciano Gonçalves tenha vergonha.
  • Eu
    23 out, 2017 Aqui 19:58
    Há uns tempos atrás disse nestes espaços que vos contaria em Episódios certos episódios de alguns Árbitros. Como tenho lido alguns Comentários e como não me revejo neste TIPO de linguagem, apenas direi; Sr.Presidente da APAF, não diga nada, olhe que por vezes os Pais não sabem aquilo que os próprios Filhos fazem.Mais uma VÊZ lhe peço, não diga NADA.
  • Manuel
    23 out, 2017 Moura 19:07
    Fazem asneiras e quando são criticados vêm logo com os boicotes.
  • Tony Macedo
    23 out, 2017 London 17:58
    srs.da APAF o que pensam fazer nao e o suficiente para que o futebol tuga tenha paz...e necessario IRRADIAR de vez do futebol os directores jornalistas de informacao dos clubes que fizeram um pacto com jantar de "guerra"para tentarem destruir o slb...essa gente esta a mais no futebol e nao so.porque ha dirigentes que tambem deviam ter o mesmo caminho.
  • o insolvente
    23 out, 2017 lis 17:14
    Francisquinho tratará do assunto!...

Destaques V+