Tempo
|
A+ / A-

Incêndios. Ministro da Agricultura admite restringir a caça

23 out, 2017 - 09:28

Capoulas Santos falou à Renascença em directo de Tábua, um dos concelhos mais atingidos pelos últimos fogos. Algumas ajudas serão a fundo perdido.

A+ / A-

Depois do auxílio às pessoas, “a alimentação dos animais é a questão mais grave" na sequência da vaga de incêndios, diz o ministro da Agricultura. Capoulas Santos anunciou na Renascença que serão distribuídos apoios à alimentação dos animais, além das ajudas aos agricultores. E admitiu restringir a caça.

Nesse sentido, o Governo espera que, “a partir de quinta-feira, os alimentos “possam começar a ser distribuídos com a ajuda das Forças Armadas”, avança Capoulas Santos, em directo na Manhã da Renascença.

Além da questão da alimentação, “iremos atribuir apoios aos agricultores que tenham perdido máquinas, alfaias, tractores, reboques, motores de regra, animais ou mesmo culturas permanentes, como é o caso das vinhas, dos olivais e dos pomares. E as ajudas que iremos atribuir serão a fundo perdido, que para o caso dos pequenos agricultores será até 5 mil euros pago a 100% do montante dos prejuízos e acima de 5 mil euros serão financiados 50% dos montantes remanescentes”, indicou.

Segundo Capoulas Santos, vai ser aberto, “ainda esta semana”, um concurso para que os agricultores se possam candidatar a estas ajudas.

O concurso vai decorrer durante “o mínimo de tempo possível, nunca menos do que um mês, para que as pessoas possam apresentar as suas candidaturas e logo que essas candidaturas sejam apresentadas, os processos serão apreciados e imediatamente postos a pagamento”.

A área ardida este ano abrange “mais de 40 municípios, onde está um efectivo pecuário que ronda os mais de 100 mil bovinos e quase meio milhão de ovinos”, refere ainda o ministro.

Todo o processo de ajudas aos agricultores está a ser avaliado em conjunto com as autarquias afectadas e as organizações de agricultores, com quem Capoulas Santos se reúne esta segunda-feira à tarde.

“Temos já identificados os agricultores da área atingida, temos já delimitado o perímetro dos incêndios, conhecemos o efectivo pecuário de cada um desses agricultores, uma vez que eles se encontram obrigatoriamente registados nos ficheiros do Ministério da Agricultura, e estamos agora a desencadear uma operação logística: adjudicámos às fábricas de rações quantidades bastante grande de alimentos, estamos a definir com as autarquias as bases logísticas onde vão ser instalados os postos de recepção – neste momento, apontamos para cinco ou seis municípios: provavelmente, em Nelas ou Gouveia, Vila Nova de Poiares, Monção, Fafe e Tondela. Foram as sugestões que os autarcas nos fizeram”, indicou ainda o ministro.

Menos eucaliptos e eventuais restrições à caça

Esta segunda-feira, na Renascença, a associação de defesa do ambiente Quercus defendeu a suspensão da caça por causa da extensão da área ardida – uma questão que o ministro da Agricultura considerou pertinente, lembrando que “a lei já estipula que, nas áreas percorridas por incêndios, é proibida a caça durante um determinado período”.

“É uma questão pertinente, uma vez que, tendo perdido condições de habitabilidade e de alimento, os animais tendem a sair das áreas dos incêndios e ir para áreas em que tal não aconteceu. Por essa razão, o secretário de Estado das Florestas vai reunir-se ainda esta semana com as organizações de caçadores para, sobre essa matéria, ver qual é a melhor decisão a tomar”, anunciou.

No que toca a medidas referentes à floresta, o ministro recorda que o Parlamento adoptou “há dois ou três meses” um diploma sobre a matéria que estipula o fim da plantação de eucaliptos.

“O problema da nossa floresta, mais do que esta ou aquela espécie, é o seu total desordenamento, fruto de razões históricas que todos conhecemos”, começa por destacar.

“Relativamente ao eucalipto, aquilo que decidimos - e o Governo foi até muito criticado por isso - foi travar a expansão do eucalipto, isto é, não será possível aumentar a área do eucalipto em Portugal. E, pelo contrário, a única plantação de eucaliptos que vai ser possível fazer no futuro é aquela que conduz a retirar eucaliptos donde eles estão mal instalados e poder colocá-los onde possam ser mais produtivos não possam constituir risco de incêndio, na proporção de um hectare retirado por um hectare instalado, e progressivamente menos do que um hectare, até que, em cinco anos, chegamos à relação de um para meio”, explica depois.

[Notícia actualizada e título alterado às 13h05]

Fogos. A angústia de não conseguir ouvir a família
Fogos. A angústia de não conseguir ouvir a família
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mendes
    24 out, 2017 braga 12:51
    nenhum politico se atreve a falar contra os incendiarios e quem lhes paga porque se o fizessem muitas cabecas de politicos e amigos iriam rolar e quem sao os mais interessados nos fogos sao os bombeiros sao os donos dos avioes e toda a industria de combate aos incendios porque se nao houve sem incendios eles teriam que ir semear batatas na alemanha um enfermeiro envenenava os doentes e depois salvava os e era considerado heroi ate que o descobriram aqui em portugal agora os herois sao os bombeiros e os avioes
  • Eborense
    23 out, 2017 Évora 18:20
    O governo da geringonça está completamente desorientado! Espero que desampare a loja, o mais rapidamente possível.
  • Jluis
    23 out, 2017 Aveiro 17:40
    A foto foi para que televisão e aquele papel seria um cheque datado para daqui a 4-5 meses
  • joao
    23 out, 2017 aveiro 17:38
    ideia brilhante ...mas onde haverá caça depois destes incêndios será que especialista pensa que as perdizes e rolas vivem no ar e não foram atingidas pelo fogo......já os coelhos têm tocas com corta fogos nas portas
  • Justo
    23 out, 2017 Leiria 16:37
    Só falta dizer como se processa a candidatura e para que organismo deve ser enviada? Até concordo nalgumas zonas com restrições à caça. Mas se tivesse nessas zonas solicitava devolução do valor da licença que paguei ao Estado, o valor também pago à Junta de Freguesia, assim como seguro e vacinações dos animais.
  • Alberto
    23 out, 2017 Porto 14:57
    Angustiado e agoniado com a encenação de todos estes malvados (políticos)!!!
  • DR XICO
    23 out, 2017 LISBOA 12:05
    A malta da esquerda e da direita pode deixar de fazer politica com os fogos e as mortes, até parece que o PSD/CDS/PS/PCP/BE não tem estado ligados aos governos nos ultimos 30 anos, as arvores que arderam tinham 20m altura não tinha 20cm . logo devem ter 20 anos...
  • Raul Machado
    23 out, 2017 Lagos 11:59
    A senhora idosa (a vítima) é a única com as costas bem direitas. Os políticos (responsáveis) estão todos dobrados - por culpa? Vergonha? Medo? Hipocrisia? Uma coisa tenho a certeza: esta senhora só os voltará a ver, em carne e osso, na próxima campanha eleitoral.
  • DR XICO
    23 out, 2017 LISBOA 11:55
    POSES PARA A FOTO! Era bem mais razoável que o ministro a agricultura tivesse mudado o ministério para o centro do país para uma câmara municipal nesta fase critica como está a fazer o Presidente Republica, é o minimo que se lhe pedia aos pansudos do Terreiro do Paço que não abdicam das mordomias da capital, só vêm ao interior pedir votos de 4/4 anos.
  • Alberto
    23 out, 2017 Porto 11:51
    Alguém saberá explicar porque os governantes (PS/PSD/CDS) nunca falaram sobre os culpados? Na primeira linha está sempre "os meios" e "agora há que olhar para o futuro". Sempre houve um encobrimento das causas, uma espécie de acordo entre eles, sendo tabu abordar a questão da responsabilidade. Um problema que mereceria ser investigado até à exaustão. No minimo, estranho!!!..

Destaques V+