Tempo
|
A+ / A-

Três polícias acusados de agressões e mentiras

23 out, 2017 - 07:30

Os factos aconteceram em Março, no interior das instalações do tribunal da Amadora.

A+ / A-

O Ministério Público da Amadora acusou um subcomissário, que comanda a esquadra da Brandoa, e dois agentes da PSP dos crimes de ofensa à integridade física qualificada por alegadamente terem agredido violentamente um homem nas instalações do tribunal desta cidade.

Escreve o “Diário de Notícias” que o oficial também é acusado dos crimes de falsificação de documento e de denúncia caluniosa, pois o Ministério Público (MP) entende que mentiu quando redigiu o auto de notícia atribuindo à vítima comportamentos que não se verificaram. Por considerar grave a esta acção, o MP requereu a sua suspensão de funções.

Os factos ocorreram em Março. Tudo se passou no interior das instalações do tribunal da Amadora, junto à sala de testemunhas. O subcomissário terá olhado para Eugénio S. e questionado: "Estás a olhar para mim porquê?" Este terá respondido que não estava, que não o conhecia. O oficial insistiu que sim e logo um agente uniformizado que estava com ele "empurrou com força o ofendido contra a parede, fazendo que as costas do ofendido fossem projectadas contra a parede", enquanto o oficial "agarrou o ofendido pelo pescoço com a mão direita, apertando-o com força".

Entretanto, é descrito na acusação: "Vindo de trás dos seus colegas", um dos agentes constituídos arguidos (o da EIFP), "que trajava à civil, desferiu com o pé direito um pontapé que atingiu o ofendido Eugénio na zona do peito, causando-lhe dor".

Eugénio S. denunciou os agentes e o oficial por agressões e o MP conseguiu sustentar esta versão, com base em várias testemunhas, entre as quais dois advogados que depuseram.

Questionada sobre esta nova situação, a direcção nacional da PSP respondeu que "não comenta casos judiciais".

Segundo o jornal, este processo tem alguns pontos em comum com o caso da acusação aos 18 polícias na esquadra de Alfragide, por tortura, sequestro e agressões, com motivação racista contra seis jovens da Cova da Moura. Além de ter ocorrido também sob o comando da PSP da Amadora, ambas as investigações foram coordenadas pelo procurador da República, coordenador do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) da Amadora.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos roque
    23 out, 2017 Amadora 13:17
    Acho uma vergonha os agentes da autoridade usam e abusam do facto de representarem a justiça tanto com agressões como com injúrias ou até mesmo na questão das multas onde safam muitas mulheres onde descaradamente se abriram a elas perdoam a multa estando com certeza esperando alguma contra partida hoje em dia é difícil ensinar os filhos a dirigirem se a polícia caso algo esteja mal pois até os policias são bandidos
  • 23 out, 2017 algures 11:19
    Muitos dos agentes que vestem farda,são mal formados,pensam que por serem "autoridade" podem pôr e dispor da lei,reagem mal a situações,reagem pela força e abusam do direito em muitas situações,impôem as suas regras e muitas vezes são eles que fazem tudo para que o cidadão se revolte e não o seu contrário,deveriam ser psicologicamente avaliados e cursos mais exigentes para a sua integração nas instituições.
  • F. Sousa
    23 out, 2017 Porto 10:15
    100% de acordo com o Fernando
  • O Crítico
    23 out, 2017 Açores 10:13
    Desde que vi um PSP a andar com uma criminosa que vende droga, suspeita de homicídios, e até da própria namorada anterior desse policia... Já dá para ver que a escolha destes está muito mal feita... Pior, deviam alguns despir a farda de vez pois são uma vergonha e um perigo para sociedade.
  • Nuno Santos
    23 out, 2017 Oeiras 10:10
    Nunca se deve ir a uma esquadra PSP ou posto da GNR sozinho, eu tive uma má experiência num posto da GNR. mas ficou pelo o bate boca, só não fiz reclamação/queixa porque acabaram por resolver a situação. Deveriam existir câmaras de filmar instaladas em todas a esquadras e postos de autoridade.
  • Samuel Enes
    23 out, 2017 Amadora 10:03
    O recrutamento nesta instituição é medíocre, escudados na farda manhosa são os maiores, gentalha que não sabe honrar a farda que veste
  • Fernando
    23 out, 2017 Lisboa 10:02
    Estes agentes, cada vez mais abrutalhados, andam por aí a descarregar da mona do que vivem em casa. São produto de uma sociedade cada vez mais frustrada com a Justiça, e que vê neles cada vez mais tropa de choque à moda dos camisas castanhas. É vê-los a pregar multas em carros mal estacionados porque as pessoas foram aflitas a farmácias... já presenciei alguns a fazer isto, ou a chatear pessoas que tiram crianças dos carros para os colocar na escola, levando 2 minutos a fazê-lo e sem trânsito à volta, só porque pararam em frente de uma garagem com o sinal de estacionamento proibido, e isto a 10 metros da entrada da escola. Uns sacanas, brutamontes PS: felizmente que há ainda agentes 5 estrelas, mas poucos, pelos vistos..... e os mais novos são as maiores bestas.

Destaques V+