Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Afinal, Mugabe já não será embaixador da boa vontade da OMS

22 out, 2017 - 14:50

A organização dirigida pelo antigo ministro da Saúde da Etiópia pediu a Mugabe para ser embaixador da boa vontade e promover a luta contra doenças não transmissíveis como ataques cardíacos em África.

A+ / A-

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou este domingo que decidiu anular a nomeação do Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, como embaixador da boa vontade da organização.

"Ouvi cuidadosamente todos os que expressaram preocupação e as distintas questões que foram manifestadas", começa o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa declaração escrita.

“Nos últimos dias reflecti sobre a nomeação. Como tal decidi revogar a nomeação", acrescenta.

A nomeação de Mugabe, de 93 anos, como embaixador da boa vontade da OMS foi anunciada esta semana e desde logo suscitou a indignação de activistas dos direitos humanos, que consideram que o sistema de saúde do Zimbabué colapsou durante o regime autoritário de Mugabe (no poder desde 1980).

A OMS tinha apontado os esforços do Zimbabué na luta contra o tabaco e doenças não transmissíveis para justificar a sua polémica escolha, mas acabou por acatar as críticas.

Além dos activistas, também o Reino Unido (antiga potência colonial do Zimbabué), condenou a nomeação, considerando a decisão da OMS “surpreendente e decepcionante, em particular à luz das sanções dos Estados Unidos e da União Europeia” contra Mugabe.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • incrível
    23 out, 2017 Santarém 22:33
    Isto é África no seu melhor, este torturou e fez mais de quantas tiranias aos seus cidadãos sobretudo de raça branca, agora com 93 anos queriam nomear este parasita como embaixador de boa vontade da OMS, mas quem ainda dá atenção a gente desta espécie certamente também não pode ser boa peça.
  • Horacio
    22 out, 2017 Lisboa 23:56
    Só em África e que um palhaço destes ainda é levado a sério. Não esperem tinha-me esquecido do Trump. Que tristeza que no mundo ainda a gente tão estupida ao ponto de se deixaram liderar por gente desta.

Destaques V+