Tempo
|
A+ / A-

Governo “pode contar” com o PSD na luta contra os incêndios

22 out, 2017 - 12:27

Vice-presidente do grupo parlamentar social-democrata considera "extremamente positivas” algumas das medidas anunciadas pelo Governo depois do Conselho de Ministros extraordinário.

A+ / A-

O Governo “pode contar com toda a colaboração necessária” do PSD para que as medidas de combate aos incêndios que anunciou no sábado “sejam levadas a cabo”, anunciou Carlos Abreu Amorim este domingo.

“O grupo parlamentar do PSD e o PSD gostariam de saudar o Governo pelas medidas que foram ontem anunciadas de combate a estes flagelos que nos têm assaltado. O Governo tomou estas medidas e pode contar da parte do PSD com toda a colaboração necessária para que as mesmas sejam levadas a caso”, afirmou Carlos Abreu Amorim no Porto.

Segundo o social-democrata, algumas das medidas anunciadas são “extremamente positivas”, como é o caso da criação de concursos públicos para a Autoridade Nacional da Protecção Civil.

Algumas delas, acrescentou, apresentadas pelo PSD no Parlamento, já poderiam estar em prática se o PS não as tivesse chumbado.

"Obviamente que temos que lamentar que algumas dessas medidas tenham esperado quatro meses, designadamente a questão da indemnização às vítimas de Pedrógão e agora às vítimas dos incêndios que sucederam a Pedrógão", ressalvou.

Governo admite tomar posse do SIRESP
Governo admite tomar posse do SIRESP

Carlos Abreu Amorim adiantou que o PSD irá estudar agora, “com profundidade, o desenho de todas as medidas” e que pretende acrescentar outras – em especial a criação de uma unidade militar para fazer face a catástrofes, “que seja apta, profissionalizada e com a lógica de operacionalidade militar", para intervir "não apenas em incêndios, mas em qualquer tipo de catástrofe que possa vir a assolar o país".

Além disso, da análise que o PSD fez "até agora" às medidas anunciadas pelo Governo, "não parece ser suficiente" o papel reforçado das Forças Armadas, "designadamente da Força Aérea na coordenação dos meios aéreos".

Carlos Abreu Amorim frisou que o PSD espera agora "o apoio dos partidos de esquerda e de extrema-esquerda que apoiam o Governo para a aprovação, com a maior celeridade possível, da proposta que o PSD apresentou para a criação de um mecanismo extrajudicial urgente para as indemnizações às vítimas".

O deputado disse ainda que o PSD estará disposto a apoiar todas medidas que dignificarem a função social e profissional do bombeiro português.

"Os bombeiros têm um papel inestimável, não apenas no combate aos incêndios, mas em todas as atividades que estão envolvidos e, portanto, nós apoiaremos qualquer medida que seja apta a combater este tipo de situações, mas que também proteja e dignifique o bombeiro".

O Governo pretende, em 14 meses, concluir a reforma da Protecção Civil, que visa aproximar a prevenção do combate aos incêndios e reforçar o profissionalismo, o que deverá passar pela entrada do Estado na rede de comunicações SIRESP e por vários apoios dirigidos às populações e às zonas mais afectadas.

O Governo discutiu no sábado a reforma nos sistemas de prevenção e combate aos incêndios e medidas de emergência de apoio às vítimas, depois dos incêndios de Pedrógão Grande (Junho) e da zona Centro (15 e 16 de Outubro), que provocaram a morte a mais de 100 pessoas e deixaram um rasto de destruição de casas, empresas e património florestal.

Fogos. A angústia de não conseguir ouvir a família
Fogos. A angústia de não conseguir ouvir a família
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    23 out, 2017 aveiro 17:44
    Contar com este Sr. e Partido PSD , só se for para reduzir despesas e fazer cortes nos meios necessários como no passado recente fizeram !
  • Ó julio
    23 out, 2017 Lx 10:39
    Comentário de mau pagador!...
  • lv
    22 out, 2017 lx 22:19
    Muitos incendiarios, são os primeiros a chegar junto dos bombeiros para ajudar a apagar o que incendiaram!
  • má linguado
    22 out, 2017 arrifana 20:32
    Isto até parece aqueles bombeiros que deitam fogo, para serem os primeiros a chegar !
  • couto machado
    22 out, 2017 porto 19:29
    Este senhor é um provinciano de primeira água, mas trata-se de água que não apaga incêndios. Este senhorito tem memória de passarinho, por tudo e mais alguma coisa ..
  • JULIO
    22 out, 2017 vila verde 17:46
    Isto é um pouco estranho se os outros governos fizeram mal este tambem tem que fazer não pode ser criticado assim nunca se farà nada de bem neste pais
  • pois! pois!
    22 out, 2017 Pt 13:22
    Este governo pôde contar foi com a herança deixada por estes srs nesta matéria, como o desinvestimento e destruição dos serviços públicos, acabar com governos civis, acabar com os sapadores e vigilantes da floresta, leis de reforço da eucaliptização, etc, etc. Tudo porque afirmavam eles que havia Estado a mais era necessario empobrecer o país, que as populações emigrassem para saírem da zona de conforto! E não havia alternativas!... O problema era a troika e o memorando que eles adotaram como programa de governo e ainda foram mais longe do que estava subscrito! Com que finalidade? Para termos uma saída limpa! Saudaram a seguir com o apoio dos seus opinadores e comentadores de serviço nos media, a tão apregoada saída! Conclui-se agora que a saída não foi limpa mas muito PORCA!...Até um cego não pode deixar de ver isto! Cambada de hipócritas e de oportunistas!
  • Cidadao
    22 out, 2017 Lisboa 13:07
    A Força Aérea nunca, mas nunca, devia ter sido afastada do combate a incêndios até porque além de ter existido o know how, havia também o material, e agora, ambos se perderam e vai ser preciso começar praticamente do zero. E tudo para contratos com privados em que quanto mais fogo, mais eles ganham. Há aqui uma lógica perversa que faz do fogo um mercado. E os pilotos da FA, até se queixam de em vez de voarem, estarem atrás de secretárias, logo, para o combate e depressa. E essa unidade militar especializada, é uma excelente ideia. Veremos é quem tem mais força, se os lobbys "à rasca" por perderem um grande negócio, se o sentido de Dever Público do Governo
  • a seguir ao CDS
    22 out, 2017 lx 13:07
    estes aparecem agora como os segundos oportunistas, pouco mais comedidos, afirmando concordar com as medidas e que eles próprios já tinham proposto há 4 meses! Se não fosse um assunto tão serio e que levou às tragédias e às desgraças das populações que as sofreram até dava para rir! Se estão assim tão de acordo dá para questionar por que é que durante 4 anos que estiveram no poder não as apresentaram nem levaram à pratica? Saliente-se que até as verbas que deveriam ser aplicadas na atualização do Siresp ficaram na gaveta do Passos e varridas para debaixo do tapete! Sacudir a água do capote em tempo de seca ainda é mais ridículo! Querem fazer-nos de estúpidos!

Destaques V+