Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Santana apresenta candidatura à liderança do PSD

22 out, 2017 - 10:16

"Unir o partido, ganhar o país" é o lema de Santana, que tem, para já, como rival Rui Rio.

A+ / A-

O antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes apresenta este domingo a sua candidatura à liderança do PSD, numa sessão que começará com uma intervenção do ex-ministro Rui Machete, presidente da comissão de honra de Santana Lopes.

A sessão de apresentação está marcada para as 16h00, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) de Santarém, com o lema "Unir o partido, ganhar o país".

Foi enviado um convite a todos os militantes do PSD e deverão marcar presença autarcas, deputados e presidentes de distritais que têm manifestado apoio público a Pedro Santana Lopes.

No final da apresentação, o candidato estará disponível para responder a perguntas da comunicação social e, na segunda-feira, irá para o terreno para a primeira iniciativa da sua campanha: um jantar na Guarda (cuja distrital já declarou apoio a Rui Rio, o outro candidato à liderança), mais concretamente em Pinhel, concelho onde o presidente de Câmara, Rui Ventura, é apoiante de Santana Lopes.

Pedro Santana Lopes anunciou a 10 de Outubro que se iria candidatar à liderança do PSD nas eleições directas marcadas para 13 de Janeiro.

Além de chefe de Governo, Santana Lopes foi líder do PSD, presidente das Câmaras da Figueira da Foz e de Lisboa e desempenhou, até sexta-feira, as funções de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Desde que se apresentou como candidato à liderança, Santana Lopes ganhou apoio de figuras do partido como Rui Machete, Miguel Relvas, Carlos Carreiras ou Carlos Costa Neves, da distrital de Lisboa e do presidente da distrital do Porto, a título pessoal, bem como de autarcas de vários pontos do país.

Rui Rio é, até agora, o outro candidato na disputa pela liderança social-democrata e fez a sua apresentação pública a 11 de Outubro, em Aveiro.

Após o actual presidente do partido, Pedro Passos Coelho, anunciar que não se recandidataria ao cargo que ocupa desde 2010, o Conselho Nacional do PSD aprovou em 9 de Outubro a realização de eleições directas para escolher o presidente do partido em 13 de Janeiro e o congresso entre 16 e 18 de Fevereiro, em Lisboa.

Passos sai para não ser "caricatura" de quem está "agarrado ao poder"
Passos sai para não ser "caricatura" de quem está "agarrado ao poder"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ao lado do farsola
    23 out, 2017 Lis 10:42
    Não te safas!...
  • JULIO
    22 out, 2017 vila verde 12:43
    Não adianta mudar de governo sem reformar os serviçoos publicos que temos cotinuarà tudo a falhar como até agora

Destaques V+