Tempo
|
A+ / A-

Tufão. Milhares de pessoas obrigadas a sair de casa e voos cancelados no Japão

22 out, 2017 - 09:35

Fábrica da Toyota suspendeu actividade devido à aproximação do “Lan”, uma tempestade de categoria 4 que se aproxima do sul do país.

A+ / A-

Milhares de pessoas em todo o Japão foram aconselhadas este domingo a deixar as suas casas e centenas de voos foram cancelados, bem como ligações ferroviárias, na sequência do tufão que se aproxima da costa Sul do país.

A tempestade, classificada de categoria 4 pelo site de monitorização do Risco de Tempestades Tropicais, já começou a provocar fortes chuvas e ventos.

“Vai chegar ao Japão como um forte tufão”, afirma o porta-voz daquele organismo de monitorização. “O vento e a chuva vão intensificar-se à medida que anoitece, por isso tomem todas as medidas de segurança que considerem necessárias, de preferência antes que fique escuro”, acrescenta.

O aviso chega no mesmo dia em que os japoneses são chamados às urnas para escolher um novo primeiro-ministro. As eleições foram convocadas antecipadamente por Shinzo Abe, que segue na frente das sondagens.

Devido à aproximação do tufão, a votação foi antecipada em alguns locais, como no arquipélago de Okinawa, para onde o “Lan” – o 21º tufão da temporada no Pacífico – avança a cerca 15 km/h.

É esperado que chegue a terra entre este domingo e segunda, atingindo a zona de Tóquio, onde vivem 38 milhões de pessoas. O primeiro-ministro, Shinzo Abe, já garantiu que o Governo irá tomar todas as medidas para minimizar os efeitos do tufão sobre os cidadãos.

Segundo o site de monitorização de tempestades tropicais, o “Lan” perdeu um pouco de intensidade, mas ainda é muito forte e poderá provocar uma precipitação de 80mm por hora.

Entretanto, mais de 300 voos foram cancelados e os serviços ferroviários interrompidos no Sul e Oeste do Japão.

Ao nível empresarial, o gigante automóvel japonês Toyota decidiu cancelar o primeiro turno das fábricas, na segunda-feira, em todo o país como medida preventiva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Pereira
    22 out, 2017 Braga 15:28
    Monotorizaçao ou monitorização?
  • almague
    22 out, 2017 Lisboa 11:38
    Querem ver que vão pedir a demissão do ministro da administração interna ou até o próprio governo a começar pelo primeiro ministro. Se fosse em Portugal era o que aconteceria.

Destaques V+