Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catalunha. Puigdemont quer reunião do Parlamento regional

21 out, 2017 - 20:16

“Continuaremos a lutar”, garante.

A+ / A-

O presidente do governo regional catalão quer um plenário no Parlamento regional para debater “a tentativa de liquidar o nosso autogoverno e a nossa democracia e actuar em consequência”.

Numa declaração ao país, Carles Puigdemont não convocou eleições nem declarou a independência.

Em catalão, castelhano e inglês, Puigdemont considerou que “o Governo tomou a pior decisão desde o ditador Francisco Franco” e está a “menosprezar a vontade popular”.

O líder catalão diz que todas as “tentativas de diálogo” com o Governo central tiveram “a mesma resposta”: silêncio ou repressão. “O que os catalães decidem nas urnas, o Governo anula em despachos”, afirmou.

Carles Puigdemont afirmou que “decidir o futuro de uma nação não é um crime”, garantindo que o que está a acontecer na Catalunha também põe em causa o resto da Europa.

O catalão garante que só quer uma “Europa democrática e pacífica, com direitos fundamentais” que protejam cada um dos catalães.

“Continuaremos a lutar”.

Milhares de pessoas manifestaram-se pela independência da Catalunha
Milhares de pessoas manifestaram-se pela independência da Catalunha
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MB
    22 out, 2017 Porto 01:43
    Financiados pela Venezuela. Querem fazer da Catalunha a Cuba da Europa.
  • Dias
    21 out, 2017 Lx 23:08
    Um louco que consegue levar pessoas de bem atrás, no século 21!!!!!!!!
  • Lobo
    21 out, 2017 Porto 22:16
    "Desobediencia, sublevación o lucha armada"!!! Com o traidor galelo Rajoy ou qualquer político castelhano, seja do corrupto PP ou do PSOE, só um processo revolucionário poderá combater o colonialismo! O que fez Holden Roberto em Angola? Fez rolar muitas cabeças portuguesas (e bem) e foi o primeiro líder a proclamar a independência de Angola, às zero horas do dia 11de Novembro de 1975. Com palavras mansas e diplomacias, não vais lá, Carles Puidgemont. A escumalha salazarista ou franquista... só é vencida pela força revolucionária e armada!!! Até o bobo da corte Filipe VI, que está lá por sucessão dinástica, afirma que "A Catalunha é e será parte essencial de Espanha"!!! Aqui em Portugal, a carbonária mandou o rei Carlos com a puta que o pariu... e libertamo-nos de um sistema político injusto e desigual!
  • Redolfo
    21 out, 2017 Lisboa 21:13
    Um Mentecapto obcecado doente mental de nome Carles Puigdemont (não conseguiu arranjar um nome menos complicado) a incitar e pretender levar o rebanho para um precipício de isolamento e autodestruição. O prejuízo económico que este senhor já causou à Catalunha e toda a Espanha. As politicas são de facto de um beneficio extremo!
  • João Lopes
    21 out, 2017 Viseu 20:54
    Carles Puigdemont e os seus camaradas sãos uns irresponsáveis.

Destaques V+