Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. Associação de Vítimas realça medidas "musculadas" que não houve em Pedrógão Grande

21 out, 2017 - 19:54

Para a responsável da associação, as mesmas medidas de apoio financeiro hoje anunciadas em Conselho de Ministros deveriam "ter acontecido" aquando do incêndio de Pedrógão Grande, fogo que resultou na morte de 64 pessoas.

A+ / A-

A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande destacou as "medidas musculadas" que o Governo anunciou este sábado, recordando que a mesma situação não se verificou aquando do incêndio de Pedrógão Grande.

"Houve músculo. Houve medidas musculadas, que são medidas de emergência, mas com músculo financeiro. Aqui, não houve. Não houve em Pedrógão", disse à agência Lusa a presidente da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG), Nádia Piazza.

Para a responsável da associação, as mesmas medidas de apoio financeiro hoje anunciadas em Conselho de Ministros deveriam "ter acontecido" aquando do incêndio de Pedrógão Grande, fogo que resultou na morte de 64 pessoas.

Na região afectada pelo incêndio de junho, houve apenas "fundos de solidariedade" geridos "com pouca transparência".

"Esse músculo deveria ter aparecido" aquando da tragédia de Pedrógão, frisou.

Nádia Piazza, que falava à Lusa antes da cerimónia de homenagem às vítimas na estrada nacional 236-1, recordou que as tragédias aconteceram "por motivos conjunturais".

No entanto, vincou, é preciso não se tirar o foco "da origem do problema, que é estrutural".

"Se desviarmos o foco do que é estrutural - a floresta, a demografia, a economia no interior - daqui a três ou quatro anos vamos estar a discutir o problema de novo", notou Nádia Piazza.

O Governo anunciou a disponibilização de uma verba total "entre 300 e 400 milhões de euros" para a recuperação das habitações e infraestruturas de empresas e autarquias, o apoio ao emprego e ao setor agrícola e florestal, nos municípios afetados pelos incêndios de domingo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antonio silva
    21 out, 2017 vila do conde 22:49
    esperem pelos efeitos, e verão que é só fogassa!

Destaques V+