Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump autoriza divulgação de documentos sobre assassinato de Kennedy

21 out, 2017 - 19:13

Mais de três mil documentos podem agora ser divulgados.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, autoriza a publicação em breve de novos documentos sobre o assassínio de John F. Kennedy, mantidos em segredo durante décadas.

"Sob reserva de receber novas informações, vou autorizar, como Presidente, que os dossiês JFK há muito bloqueados e classificados como secretos sejam abertos", escreveu Donald Trump na rede social Twitter.

Cinco milhões de documentos sobre o assassínio de John F. Kennedy, provenientes essencialmente dos serviços de informações, da polícia e do Ministério da Justiça, têm sido mantidos em Washington nos Arquivos Nacionais. A grande maioria destes documentos já foi revelada ao público.

Na quinta-feira, 3.100 documentos que nunca foram divulgados podem finalmente ser publicados, segundo os 'media' norte-americanos, bem como a versão completa de milhares de documentos que tinham sido divulgados mas só parcialmente.

A morte de John F. Kennedy, a 22 de Novembro de 1963, em Dallas, no Texas, alimenta desde há décadas teorias de conspiração, com alguns a duvidarem que Lee Harvey Oswald, o autor dos disparos, seja o único responsável.

As teorias da conspiração ganharam novo fôlego com o filme "JFK", realizado por Oliver Stone, em 1991. Uma lei assinada em 1992 impunha a divulgação de todo os documentos, mantendo, no entanto, em sigilo uma parte até à data limite de 26 de Outubro de 2017.

O Presidente norte-americano pode ainda decidir manter alguns secretos, por razões de segurança, uma opção que Donald Trump não descarta na mensagem que hoje divulgou.

Citando membros da administração, o jornal Politico avançava na sexta-feira que Trump estava a ser pressionado, nomeadamente pela CIA, para impedir a divulgação de alguns documentos, como os que remontam aos anos de 1990 e que podem expor agentes e informadores da CIA e do FBI ainda em actividade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 29 out, 2017 lisboa 13:32
    Ainda iremos a tempo de saber quem matou Sá Carneiro ,Amaro da Costa etc?O imbróglio de interesses parecia existir.
  • Horacio
    23 out, 2017 Lisboa 00:26
    Vamos la o que ainda era segredo são documentos que podiam por em causa a identidade de agentes do FBI ou da CIA que ainda estavam na ativa. De resto isto já foi mais do que investigado. E como em vários casos a verdade é bem menos excitante que as teorias de conspiração . Quem mandou matar Kenedy ?. Será que foi a CiA ou o FBI a máfia ou os cubanos refugiados em Miami que sentiram traídos por Kenedy após a invasão da baía dos porcos. Todos tinham seus motivos .mas para mim o mais provável foi que Osvald um homen confuso e complexo que um dia era um marxista convicto e no outro se juntava aos cubanos exilados para derrubar o governo de Castro foi usado por todos estes grupos é encorajado a fazer o que fez .ou no mínimo fizeram vista grossa. É possível que Osvald fosse um agente duplo e tivesse a trabalhar tanto para os serviços secretos dos Estados Unidos como para os soviéticos. Para mim os motivos eram os militares americanos achavam que Kenedy era anti militar e estava a por em causa a doutrina anti comunista.a máfia se sentia traída por os kenedys afinal tinha negócios com o patriarca e agora os filhos estavam a apertar o cerco .os cubanos foram traídos e abandonados por Kenedy na invasão de Cuba milhares morreram e culparam o presidente por a derrota quando ele decidiu não dar apoio aéreo. Osvald provavelmente atirou sozinho mas havia muita gente que o influenciou. O facto de ter sido morto logo em seguida por um mafioso fez o mistério crescer .

Destaques V+