Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

República Checa. Milionário populista vence eleições, extrema-direita em segundo

21 out, 2017 - 18:54

Ainda se contam os votos, mas o partido de Andrej Babis segue com quase 32% dos votos.

A+ / A-

A populista Aliança dos Cidadãos Descontentes (ANO), do milionário Andrej Babis, deverá ganhar as eleições na República Checa com cerca de 32% dos votos, seguida da formação de extrema-direita SPD, indicam dados ainda provisórios.

A ANO, que centrou a sua campanha na luta contra a corrupção, contra o acolhimento de migrantes e a zona euro, obteve 31,69% dos votos, quando estão apurados 63% dos votos.

O movimento de extrema-direita SPD (Democracia Direta e Liberdade), liderado por Tomio Okamura, está em segundo lugar com 11,30%.

As duas formações, ANO e SPD, podem vir a ocupar 108 dos 200 lugares da câmara baixa do Parlamento, de acordo com estes resultados parciais.

Em terceiro lugar está o partido de direita ODS, com 10,29%, enquanto os sociais-democratas do CSSD, do primeiro-ministro cessante, Bohuslav Sobotka, registam uma forte queda e surgem em sexto lugar, com 7,67% dos votos, de acordo com a classificação feita com bases em resultados parciais.

Durante dois dias, sexta-feira e hoje, mais de 8,4 milhões eleitores checos foram chamados às urnas para eleger os 200 membros da Câmara de Deputados (câmara baixa do Parlamento em Praga), numas eleições marcadas pela preocupação quanto à futura orientação do país.

Babis, um milionário que se tornou um político populista, anti-imigração e eurocéptico, é uma figura controversa e já foi apelidado de "Trump checo" e de "Berlusconi checo". Controla dois grandes diários e a primeira rádio privada da República Checa.

Em Maio último, foi afastado do cargo de vice-primeiro-ministro e da pasta das Finanças e mais recentemente, em Setembro, perdeu a imunidade parlamentar para ser investigado por alegadas fraudes fiscais e desvio de fundos europeus.

Estas investigações parecem não penalizar Babis, de 63 anos, o segundo homem mais rico da República Checa, que já tinha aparecido nas sondagens como o candidato com mais opções para ser o próximo primeiro-ministro checo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marta Silva
    22 out, 2017 lisbonne portugal 21:55
    Temos o caldo entornado! Mais uma dor de cabeça para os «arautos do politicamenter correcto». Malditos eleitores!
  • João Boaventura
    22 out, 2017 Praia da vitória 02:15
    Há muitos anos estive em Praga no tempo que esta estava na moda como Lisboa agora. Estive 5 dias. Dei uma volta no 1.º dia e deu para conhecer a beleza arquitetónica da cidade. Deveria ter-me ido embora logo porque em breve a frieza dos checos fez-me odiar a cidade "bonita". Durante os outros dias fui-me apercebendo da falta de simpatia e de alguma hostilidade dos checos para com os estrangeiros. Quando cheguei ao último dia estava já desesperado para me ir embora. O lado lúgubre e inamistoso dos checos fez-me lembrar porque razão os nazis entraram com tanta felicidade neste país assim como noutros que os receberam de braços abertos na Europa Central. Pensei que nunca mais gostaria de voltar a semelhante país e a outros quejandos à volta. Acho que, agora, infelizmente têm o governo que merecem.
  • Nino
    21 out, 2017 Ilhavo 23:03
    Mais um para sair da UE. O que faz as políticas do nim... Põem à vista todas as contradições desta UE.
  • Zé do Milho
    21 out, 2017 Amadora 20:11
    A Europa está a ir por um bom caminho... vamos esperar para ver o ESTOIRO...!
  • couto machado
    21 out, 2017 porto 19:42
    Ante a passividade e conversa para boi dormir da esquerda, a chamada extrema-direita lá vai avançando a passo acelerado. Depois a malta idealista esquerdista que se queixe...
  • Francisco Malveirp
    21 out, 2017 Ermidas-Sado 19:32
    Bolas, pensava eu que queriam voltar ao paraiso comunista.......

Destaques V+