Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Milhares de pessoas manifestaram-se pela independência da Catalunha

21 out, 2017 - 17:44

O presidente do Governo regional fala ainda este sábado.

A+ / A-
Milhares de pessoas manifestaram-se pela independência da Catalunha
Milhares de pessoas manifestaram-se pela independência da Catalunha

Dezenas de milhares de pessoas manifestam-se em Barcelona contra a decisão do Governo de intervir na Catalunha e pela libertação de dois líderes da região presos por suspeitas de sedição.

O presidente do Governo regional, Carles Puigdemont, todos os membros do seu executivo e outros dirigentes regionais catalães estiveram na concentração com o lema "Em defesa dos direitos e liberdades".

Os presentes gritaram palavras de ordem a pedir a "independência" e a "liberdade" da Catalunha e tinham bandeiras e cartazes a condenar aquilo que consideram ser uma atitude contra os valores democráticos por parte de Madrid.

A manifestação foi inicialmente marcada para pedir a libertação dos líderes das associações ANC (Assembleia Nacional Catalã) e Òmnium Cultural, que defendem a independência da Catalunha.

Jordi Sánchez e Jordi Cuixart foram presos na passada segunda-feira depois de o Ministério Público os acusar de terem incitado manifestantes a actos violentos contra agentes do Estado.

Mas a decisão tomada esta manhã pelo Governo espanhol de propor a ativação do artigo 155.º da Constituição para repor a legalidade institucional da Catalunha acabou por alargar o âmbito da concentração.

Madrid quer a destituição do presidente da Catalunha e de todos os membros do seu executivo, limitar as competências do parlamento regional e marcar eleições num prazo de seis meses na região.

Carles Puigdemont faz este sábdo às 21h00 (20h00 de Lisboa) uma intervenção televisiva, onde deverá responder à decisão de Madrid.

As medidas avançadas deverão ser aprovadas definitivamente pelo senado espanhol (câmara alta) na próxima sexta-feira, 27 de Outubro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manolito
    22 out, 2017 évora 20:36
    MILHARES !!!!!!!!!!!!!MAS A CATALUNHA TEM MILHÕES, NÃO É VERDADE ?!!!!!!!!!!!!!
  • Carlos Oliveira
    21 out, 2017 Braga 21:26
    Não vale a pena tomar este tipo de medidas contra a Catalunha. O processo é imparável e quanto maior oposição pior para Madrid. A Catalunha vai ser independente. É uma questão de tempo. Aliás a solução da situação é politica, nunca jurídica. O movimento restaurador de 1640 foi ilegal face às leis espanholas. Mas era uma pretensão legítima e deu no que deu. Na Catalunha a situação é idêntica.

Destaques V+