Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aviso reforçado. Risco de incêndio sobe até quarta-feira

21 out, 2017 - 16:08

Com base nas previsões do IPMA, a Autoridade Nacional de Proteção Civil lançou um "aviso à população", referindo que "devido ao agravamento das condições meteorológicas, com uma subida da temperatura", reúnem-se as "condições favoráveis à ocorrência e propagação de incêndios florestais".

A+ / A-

O risco de incêndio volta a aumentar a partir deste sábado e vai permanecer, pelo menos, até quarta-feira, devido à previsão de tempo seco e subida de temperatura, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"O risco de incêndio volta a aumentar já a partir de dia 21, e pelo menos até dia 25 de Outubro", lê-se no comunicado do IPMA, que precisou que, entre domingo e quarta-feira, prevê-se um "novo período de tempo seco, sem precipitação".

A partir de domingo "deverá ocorrer uma subida gradual dos valores da temperatura do ar", prevendo-se que os valores da máxima fiquem acima dos valores médios para a segunda quinzena de Outubro "na generalidade do território, com valores que a partir de dia 24 deverão atingir no máximo 25° a 30°C".

Já os valores da humidade relativa do ar deverão ficar abaixo de 40% no período da tarde em grande parte do país, especialmente no interior.

Com base nas previsões do IPMA, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) lançou um "aviso à população", referindo que "devido ao agravamento das condições meteorológicas, com uma subida da temperatura", reúnem-se as "condições favoráveis à ocorrência e propagação de incêndios florestais".

A ANPC salientou que "o país atravessa um já longo período de seca e, além disso, existe grande quantidade de material combustível acumulado e suscetível de arder rápida e violentamente nos espaços florestais".

Neste sentido, a ANPC afirma que até ao final do mês vigora o "período crítico", pelo que não é permitido "realizar queimadas de fogueiras para recreio ou lazer ou para confeção de alimentos", "utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados a iluminação ou a confeção de alimentos", ou "queimar matos cortados e amontoados, bem como qualquer outro tipo de sobrantes de exploração".

Também não é permitido "lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias de atravessamento ou circundantes", e "fumigar ou desinfestar apiários com utensílios que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas".

Aconselha a ANPC a "manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras", "abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação", e "guardar todo o cuidado com as faíscas aquando do seu manuseamento, evitando a sua utilização durante os períodos de maior calor".

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano, segundo as autoridades, provocaram 44 mortos e cerca de 70 feridos, mais de uma dezena dos quais graves.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, em junho deste ano, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 vítimas mortais e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sara
    22 out, 2017 Lisboa 13:50
    Vá tudo a postos para receber mais uns milhões!
  • Filipe
    22 out, 2017 évora 02:35
    Também as estradas em Portugal tem sinalizados pontos negros e estragos no pavimentos onde ocorrem maior parte dos acidentes e mortos e não é por isso que a Brigada de Transito os vai prever ou controlar excessos ou as Estradas de Portugal arranjar o pavimento . Aparecem quando acontece desgraça , tal como nos incêndios . Passam o tempo na tasca interna dos quartéis a beber mini´s até tocar o telefone . Os multibancos são assaltados com minutos uns dos outros em centros urbanos e ao pé de esquadras da PSP , e ? Em Portugal criou-se a cultura de entrar às 9h e sair às 16h de dias úteis e nem já nas fábricas querem outra coisa , veja-se o que deu a AutoEuropa ... Dizem-se voluntários ? Peguem no tanque de água e mangueira e vão acampar como os escuteiros para a zona que resta ainda ... não vá a raposa ou a lebre fumar um cigarro e atear o fogo . É uma vergonha a prevenção em Portugal de tudo , não é só os fogos . É as inundações como chuvas torrenciais ... e a sorte disto tudo é não existirem vulcões nem sismos ... depois queixavam-se que não tinham comunicações ... como seria no tempo do Marquês de Pombal aquando do grande sismo ? Como falariam uns com os outros ... sem siresp ... mas chegamos aqui hoje , ninguém empatou-se por não conseguir falar como familiares ... tratem-se todos !

Destaques V+