Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. Governo aprova pacote de medidas de quase 400 milhões de euros

21 out, 2017 - 15:23

Balanço provisório dos incêndios do último fim-de-semana aponta para 500 primeiras habitações e 300 empresas destruídas e cinco mil postos de trabalho.

A+ / A-
Incêndios. Governo aprova pacote de medidas de quase 400 milhões de euros
Incêndios. Governo aprova pacote de medidas de quase 400 milhões de euros

O Conselho de Ministros extraordinário deste sábado, reunido por causa da tragédia dos incêndios, decidiu alocar entre 300 e 400 milhões de euros à recuperação de habitações, empresas e outros sectores afectados pelos fogos.

O anúncio foi feito pelos ministros da Agricultura, do Planeamento e Infraestruturas e do Trabalho e Segurança Social, na segunda vaga de resoluções saída da reunião que decorre em São Bento.

Para ajudar na recuperação, o Estado destina 30 milhões de euros para as habitações, 100 milhões a fundo perdido para as empresas afetadas e 13 milhões de euros para o apoio ao pagamento de salários de trabalhadores com emprego em risco.

“Os valores que referenciámos, entre as várias fontes de financiamento – parte fundos comunitários, parte Orçamento do Estado – andarão na ordem dos 400 milhões de euros genericamente”, anunciou o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

“Não chegarão, mas estarão perto disso. Estamos a falar de linha de crédito, de 100 milhões de euros de apoios a fundo perdido ao investimento, dos 100 milhões de investimento coim 50 milhões de euros de financiamento da parte dos fundos comunitários, também do 30 milhões de euros do Orçamento do Estado para a reconstrução de habitações, também de cerca de 30 milhões de euros do lado da agricultura e investimentos de 35 milhões de euros na agricultura e ainda de 13 milhões do lado do emprego e Segurança Social – portanto valores entre os 300 e 400 milhões de euros mobilizados”, acrescentou.

Pedro Marques realçou ainda a parceria com as “autarquias portuguesas – um parceiro importante”, quer na situação de Pedrógão Grande quer na mais recente, de domingo passado.

Desta segunda vaga de decisões, saíram ainda decisões para o sector da Agricultura, como a distribuição, já na próxima semana, de alimentação para os animais. A distribuição, anunciou o ministro Capoulas Santos, vai ser feita pelas Forças Armadas.

“Iremos criar cinco plataformas logísticas onde irão ser entregues as rações”, afirmou.

Capoulas Santos anunciou ainda linhas de financiamento para apoiar os agricultores com culturas afectadas pelo fogo, “financiando, até cinco mil euros, 100% dos prejuízos para os pequenos agricultores e, para os prejuízos acima desse valor, 50% a fundo perdido em tudo o que tenha a ver com a perda de máquinas, equipamentos, instalações, estábulos, motores e culturas permanentes, como sejam as vinhas, os pomares e os olivais”.

Na área florestal vão ser gastos 15 milhões de euros para acudir à erosão e contaminação das águas e vão ser dados apoios para a venda da madeira ardida.

Para as empresas, o Governo decidiu destinar 13 milhões de euros “para, durante um período de três meses, eventualmente prorrogável, apoiar os salários dos trabalhadores” das empresas que tenham a actividade paralisada ou parcialmente paralisada e, por isso, “tenha dificuldades em assumir as suas responsabilidades”.

Pretende-se também, desta forma, “evitar despedimentos”, anunciou o ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva.

Esta medida de natureza excepcional será alargada à região de Pedrógão Grande.

O ministro disse ainda que, do levantamento que está a ser feito no terreno, vai resultar o reforço das ajudas às populações.

Todos estes montantes vão obrigar à revisão e a alterações no Orçamento do Estado durante a discussão na especialidade, no Parlamento.

No total, mais de 500 habitações ficaram destruídas com os incêndios da semana passada, bem como mais de 300 empresas afectadas.

Fogos. A angústia de não conseguir ouvir a família
Fogos. A angústia de não conseguir ouvir a família
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Manuel
    22 out, 2017 Feijó 15:48
    Na era Passos e Portas, não viam um CHAVO !! Na maneira que era de cortes nem aos fogos passavam cartucho . E existiram FOGOS !! . O que eles fizeram em relação a isso ? A Ministra das Finanças sabia dizer em bom tom ; temos os COFRES CHEIOS !!
  • Maria Catarina Lopes
    21 out, 2017 Murtal 23:03
    A ministra da Agricultura espanhola disse TUDO sobre este assunto, mas os tugas continuam a acreditar em pajaritos preñados.
  • Cidadao
    21 out, 2017 Lisboa 19:43
    Não esqueçam de exigir que no futuro sejam feitos seguros, e acrescentem forte penalização, tanto às companhias que se recusarem a fazê-los, como as pessoas que os não fizerem. Ajudar quem perdeu tudo, está certo. Mas essas pessoas, sabendo que vivem numa zona onde os fogos são frequentes, também deviam elas proprias ter-se protegido, se já não pela limpeza de florestas, pelo menos pela contratação de seguros. E muitas vezes não foi feito, não porque não tivessem dinheiro ou conhecimento, mas por incúria e "para poupar". E se nos apetecesse a todos deixar de ter seguros e quando houvesse problemas estendessemos a mão ao Estado?
  • Maria Catarina Lopes
    21 out, 2017 Murtal 17:40
    A incompetência governativa vai-nos sair cara e para isso vão-nos ao bolso, eles deram milhões mas vão subir os impostos para cubrir o que deram, não estou contra as indeminizações estou é contra da incompetência sem penalizações ....espero que o voto de censura os ponha na rua.

Destaques V+