Tempo
|
A+ / A-

TEM QUE VER NO FIM-DE-SEMANA

Dos "docs" em Lisboa ao "anime" em Gondomar. O melhor do fim-de-semana

20 out, 2017 - 16:07 • Maria João Costa

Há ainda programas para quem gosta de ostras e para os fãs de Fórmula 1, que podem matar saudades dos clássicos no autódromo do Estoril.

A+ / A-

Óbidos. Folia à solta

A vila literária de Óbidos recebe até 29 de Outubro o Festival Literário Internacional com presença de autores de 14 países. Este sábado poderá por exemplo ouvir as escritoras Nélida Piñon e Leonor Xavier a conversarem com Pilar Del Rio, às 16h30, na Igreja da Misericórdia, ou, às 17h00, o escritor Rodrigo Guedes de Carvalho em debate com a autora Teolinda Gersão na Praça da Criatividade. Às 17h30, há sessão de autógrafos de Ricardo Araújo Pereira. Além de 10 exposições para ver em Óbidos no sábado há um concerto de Aldina Duarte que tem como convidado Carlão, no domingo destaque para o curso de literatura que será dado por Gonçalo M. Tavares.

Entrada livre ou mediante bilhete


Penafiel

Em Penafiel decorre este fim-de-semana o Festival Escritaria, que este ano é dedicado ao escritor Miguel Sousa Tavares. Nas ruas há frases do autor nas janelas, as montras das lojas estão decoradas com os livros de Sousa Tavares, há teatro de rua e conferências sobre a obra do autor. No sábado, às 21h45, é feita uma entrevista ao homenageado pelo jornalista Júlio Magalhães, no Museu Municipal de Penafiel.

Entrada livre


Lisboa. Doclisboa, um mundo de documentários

Já começou o Doclisboa, o festival de cinema documental. Na Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca e Cinema Ideal há 230 filmes para ver, ou seja, 20 mil minutos de cinema. São muitas as propostas da 15.ª edição, o melhor é consultar a programação no site do Doclisboa. Destaque esta sábado para o filme "Diário das Beiras", de Anabela Moreira e João Canijo, que faz uma viagem pelas Beiras, entrando nas casas, cafés e ruas que as pessoas habitam. O filme revela o dia-a-dia de algumas dessas pessoas, cada vez menos e mais idosas. Entre os 44 filmes portugueses está, por exemplo, na secção "Heart Beat", a estreia mundial de "Os cantadores de Paris", de Tiago Pereira, este domingo.

Bilhetes: 4 euros. Descontos diversos


Lisboa. Exposição de Nikias Skapinakis

O Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva, em Lisboa, mostra uma exposição de Nikias Skapinakis. Aos 86 anos, este artista de origem grega que vive em Portugal expõe 25 obras, criadas nos últimos quatro anos. "Nikias Skapinakis - Paisagens Ocultas - Apologia da Pintura Pura - 2014-2017" é o título desta exposição que reúne óleos e desenhos.


Porto. Portugal Fashion

A Alfândega do Porto recebe este fim-de-semana mais uma edição do Portugal Fashion. No sábado há desfiles de Carla Pontes, Diogo Miranda, Anabela Baldaque e Miguel Vieira, entre outros. No domingo, no ex-matadouro do Porto, há desfile de Katty Xiomara, às 11h00; às 13h00, no Cais Novo, é a vez de Luís Buchinho. Na Alfândega do Porto durante a tarde e noite destaque para as criações de Nuno Baltazar, Lions of Porches, Dielmar e Ana Sousa.

Só por convite


Porto. Teatro de marionetas

“O Mal-Entendido” é a peça que poderá ver até domingo no Teatro Nacional São João. Esta produção internacional é apresentada sábado às 19h00 e domingo às 16h00. Usa marionetas em tamanho real que são manobradas por três actores. Interpretada em língua alemã, a peça é legendada em português e é para maiores de 12 anos.

Bilhetes: entre 7,50 euros e 16 euros


Porto. Há ópera no Coliseu

O Teatro Nacional de São Carlos apresenta este sábado, às 20h00, no Coliseu do Porto a grande ópera de repertório Turandot, de Puccini. A soprano Elisabete Matos lidera o elenco ao qual se junta o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa. A ultima ópera de Puccini conta a historia da Princesa Turandot que decide casar com quem consiga responder a três enigmas. Quem falhar é condenado à morte.

Bilhetes: a partir de 10 euros


Belém. Ópera em diferido

O Centro Cultural de Belém começa este domingo o ciclo de transmissões de grandes obras da história da música que passam pela Royal Opera House. A maestrina Julia Jones dirige “A Flauta Mágica”, de Mozart, nesta produção que inaugura o ciclo. No Grande Auditório, a ópera é emitida em diferido.

Bilhetes: 12 euros


Seia. Cine Eco e os incêndios

O Festival Cine Eco está a decorrer até sábado em Seia. Parte da programação foi suspensa, sobretudo o seu ambiente festivo, por causa dos incêndios que atingiram o país, mas “apesar desse ambiente de consternação, a direcção do festival decidiu manter as sessões que estavam previstas, porque nos filmes em exibição se enaltece a necessidade de mudança para um mundo melhor. Porque os filmes exibidos alertam precisamente para o fenómeno das alterações climáticas, do aquecimento global e da necessidade de mudanças, diz a organização.

Bilhetes: 2 e 4 euros


Coimbra. A barca no palco

“Embarcação do Inferno”, uma co-produção de A Escola da Noite e do Cendrev (Centro Dramático de Évora), estacionou em Coimbra. Até 29 de Outubro pode ver esta peça da obra maior de Gil Vicente. A peça problematiza temas de sempre: morte e vida, mal e bem, ter e poder. No Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, há sessões sábado às 21h30 e domingo às 16h00.

Bilhetes: 3 a 10 Euros


Côa. Exposição gratuita

No Museu do Côa, está a partir deste fim-de-semana a exposição “ÁGUA I PEDRA” de Sandra Baía e João Francisco Vilhena, com curadoria de Alexandra Silvano. Esta exposição junta o trabalho da artista plástica Sandra Baía e do fotógrafo João Francisco Vilhena. Juntos exploraram o território do Côa. Patente até 7 de Janeiro

Entrada gratuita


Lisboa. Nicolas Sparks encontra-se com leitores

No sábado, o escritor "bestseller" norte-americano está em Lisboa a apresentar o seu último romance, “Só Nós Dois”, dedicado aos seus fiéis leitores. O reencontro com o público português terá lugar às 17h00, no Picadeiro Real (antigo Museu dos Coches), em Lisboa. O autor vai estar à conversa com a apresentadora Fátima Lopes. Segue-se uma sessão de autógrafos.

Entrada livre sujeito à lotação da sala


Gondomar. Animação nipónica

O universo da pop japonesa regressa com o Iberanime Porto. Os amantes da cultura pop japonesa acorrem ao Multiusos de Gondomar este fim-de-semana. Passam por lá grandes nomes deste universo nipónico como Yaya Han, Christine Dallaire-Dupont ou Nunumi, e Neeko.

Bilhetes: 10 euros


Estoril. Estrela do volante de regresso

Markku Alén, piloto vencedor do Rali de Portugal por cinco vezes, participa no slalom comemorativo do Rali de Portugal este domingo às 13h00. É o Estoril Classic Festival, o evento que traz de novo a Fórmula 1 ao Autódromo do Estoril e que decorre este fim-de-semana. Markku Alén é o convidado de honra.

Bilhetes: o acesso à bancada principal durante o fim de semana do Estoril Classic é gratuito, podendo ser adquiridos bilhetes de paddock, com preços que começam nos 10 euros.


GASTRONOMIA

Setúbal. Festival da Ostra

Cerca de duas dezenas de restaurantes da região de Setúbal apresentam pratos especiais nos menus durante o Festival da Ostra que decorre este fim-de-semana e até 5 de Novembro. Organizado pela Câmara de Setúbal, são servidos pratos onde a ostra é rainha, seja servida ao natural ou em receitas mais criativas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+