Tempo
|
A+ / A-

António Costa felicita trabalho da PJM e GNR por causa de Tancos

20 out, 2017 - 13:39

Costa diz que nunca viu os parceiros europeus “intranquilos” com o roubo do armamento em Tancos.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou esta sexta-feira "o trabalho desenvolvido pela Polícia Judiciária Militar (PJM) e pela Guarda Nacional Republicana (GNR) que permitiu recuperar" o material militar furtado nos paióis de Tancos.

Na conferência de imprensa no final de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, Costa, questionado sobre se teve oportunidade de tranquilizar os seus homólogos europeus pela recuperação do material militar que estava desaparecido, respondeu que nunca viu "ninguém intranquilo com esse assunto" entre os seus parceiros europeus.

O chefe de Governo aproveitou então a oportunidade para felicitar o trabalho da PJM e da GNR na recuperação do material.

Questionado sobre as muitas interrogações que ainda rodeiam este incidente, o primeiro-ministro disse que "é natural, porque é objecto de investigação criminal e aí as autoridades judiciárias poderão responder sobre essa matéria", e deu por encerrada a conferência de imprensa.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou na quinta-feira a recuperação do material de guerra furtado nos paióis de Tancos e lembrou que a questão está a ser alvo de um inquérito do Ministério Público e da Polícia Judiciária (PJ).

"Confirma-se a recuperação de material de guerra que havia desaparecido de Tancos", refere a PGR.

Segundo adiantou, o caso é "objecto de investigação no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público, do Departamento Central de Investigação e Acção Penal".

O processo, acrescenta, está a ser dirigido pelo Ministério Público coadjuvado pela Unidade Nacional Contra Terrorismo da Polícia Judiciária e com colaboração da Polícia Judiciária Militar.

"Este inquérito não tem arguidos constituídos e encontra-se em segredo de justiça", concluiu.

A Polícia Judiciária Militar (PJM) recuperou quase todo o material de guerra furtado nos paióis de Tancos, à excepção das munições de 9 milímetros, disse à Lusa fonte ligada à investigação.

A mesma fonte disse que o trabalho de peritagem para a identificação detalhada do material ainda não está concluído, mas já é possível confirmar que faltam as munições de pistola.

Em comunicado, a PJM anunciou que recuperou esta na madrugada de quinta-feira na região da Chamusca, a 21 quilómetros da base militar de Tancos, o material de guerra furtado, em colaboração com o núcleo de investigação criminal da GNR de Loulé.

O material recuperado já se encontra nos Paióis de Santa Margarida, à guarda do exército, onde está a ser realizada a peritagem para a identificação mais detalhada.

Entre o material roubado, divulgou o Exército em Junho, encontravam-se granadas de mão ofensivas, munições de calibre de nove milímetros, granadas foguete anticarro, granadas de gás lacrimogéneo e explosivos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António
    22 nov, 2017 Norte 00:40
    Palhaços. Foi um telefonema anónimo e não a GNR ou pjm. Este Costa é um grande aldrabão e cínico.
  • Dort
    22 out, 2017 Seialinate 11:11
    O Senhor Kostov Pantomineirov deveria beber umas ampolas de B Lisina para ver se passava a ter um QI que lhe permitisse sair da imbecilidade. Ao que foi noticiado as armas que NUNCA EXISTIRAM e que NUNCA FORAM ROUBADAS só foram recuperadas devido a uma denúncia anónima. O Senhor Bufo está muito zangado porque está farto de trabalhar para depois serem os Cães Grandes a receberem os louros!
  • Sai palha
    21 out, 2017 Lisboa 09:16
    A PJ foi torpedeada pela PJM. A PJ ainda não encerrou as suas investigações. Vamos ter que saber se foram roubadas, quem as roubou e como é que elas apareceram. A ação da PJM foi para consumo interno. Isto tudo ainda vai dar muito que falar pois a historia está toda ela mal contada desde o principio.
  • Judite Gonçalves
    20 out, 2017 Barreiro 16:47
    Parabéns ao pessoal que encontrou armas que não foram roubadas, ou se calhar nem existiam!
  • Rui Amaral
    20 out, 2017 Lisboa 15:24
    Mais uma palavra obscena e a gozar com o povo.Então depois de tanta mentira e afirmações com: até em princípio não pode ter havido roubo" palavras do ministro" isto é gozar e mostrar a prepotência que se julga dono disto tudo.E pode dizer isto tudo com ligeireza como foi agora dos incêndios.Que falta nos faz um PR com eles no sítio.Este já estava despedido.Sampaio por menos ou quase nada despediu Santana.Este até xuta para AR para lavar as mãos e dar mais força ao Costa socialista travestido de comunista.Então não sabe que aí manda costa através dos seus colaboradores PCP e BLOCO.Outro que faz que chora e goza com a malta pacifica e que não se revê na geringonça de criminosos.

Destaques V+