Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Professores aderem à greve da função pública a 27 de Outubro

20 out, 2017 - 11:44

Uma das reivindicações está relacionada com o descongelamento das carreiras.

A+ / A-

A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) anunciou, esta sexta-feira, que vai entregar um pré-aviso de greve para o próximo dia 27 de Outubro, juntando-se assim ao protesto agendado pela Frente Comum para toda a função pública.

Em conferência de imprensa, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, explicou que a greve será dos educadores de infância, dos professores do ensino básico e secundário, dos docentes do ensino superior, dos investigadores e demais trabalhadores científicos que trabalham em serviços públicos ou de resposta social.

A greve da função pública foi agendada devido à falta de respostas às reivindicações como o aumento dos salários, o descongelamento "imediato" das progressões na carreira, a reposição do pagamento das horas extraordinárias e as 35 horas para todos os trabalhadores.

Já no dia 12 de Outubro os professores do ensino básico e secundário anunciaram que vão fazer greve parcial no último mês de aulas do primeiro período, que pode mesmo chegar a estender-se até ao segundo período. O protesto está agendado de 6 de Novembro a 15 de Dezembro, e envolve todas as actividades desenvolvidas directamente com os alunos que estejam inscritas na componente não lectiva.

"Os professores e educadores têm um horário global de 35 horas e, neste momento, o levantamento que está feito de forma ampla e envolvendo milhares de professores mostra que os professores estão a trabalhar semanalmente, em média, 46 horas e 40 minutos", referiu o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, em declarações à comunicação social, após a entrega do pré-aviso de greve.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    20 out, 2017 Barcelos 17:43
    Acho bem as greves quando são por motivos justos e está é uma delas. Agora até querem que os Bombeiros façam a limpeza das matas? O Secretário de Estado que propôs essa questão, que vá ele e os seus colegas que não fazem nada de útil. Então se os Bombeiros fossem limpar matas quem estaria nos Quartéis para socorrer as populações na saúde, nos acidentes, nos incêndios etc? Só quem é burro é que faz uma proposta dessas! Há tanta gente a ganhar sem trabalhar e outros a gozar o que roubaram esses sim mandem essa gente para saberem o que custa a vida a quem tanto faz para poderem sobreviver. Os Bombeiros se um dia fizerem greve esse senhor e todos os seus colegas iam para a rua. Que enorme parvoisse....
  • José Gonçalves
    20 out, 2017 Lisboa 15:20
    Boa tarde So estao preocupados com o que ganham e com o que trabalham que ( funcao publica para dar rendimento e justificar o que ja recebem teriam que trabalhar 48 horas por dia porque 41 das quais sao feitas a conversar fumar e fora do local de trabalho Mas com as greves que julgo eu que se nao trabalham nao ganham isso ja nao ficam preocupados Alem de estarem a prejudicar milhares de pessoas que nada tem a ver com a vossa situacao Talvez a melhor situacao seja mandar todos embora que assim ja tem tempo para reivindicacoes de merda e colocar gente nova que esta desempregada e sem dinheiro para comerer e sustentar a familia Talvez o pais assim comesse a andar para a frente Eu tambem gostava de receber 1000 euros por mes mas tenho que me sujeitar com aquilo que tenho que e bem pouco 300 euros de Reforma por invalidez , mas vou vivendo de certeza que ha muita gente em situacao bem pior Em vez de se contribuir para o pais crescer fazem precisamente o contrario depois a culpa e dos Governantes Mas a culpa passa por quem trabalha porque para se receber muito tem que se trabalhar nao e estar no local de trabalho ha espera que o tempo passe tem que haver trabalho que justifique o que se recebe para que possa haver aumentos graduais mas continuando a trabalhar porque so assim as entidades podem pagar mais Quanto mais greves e reivindicacoes se fizerem e grande parte delas desnecessarias menos o pais sai da crise e todos serao prejudicados Os preveligiados sao os que falam mais
  • Maria emilia
    20 out, 2017 Carvas 13:49
    Concordo com greves e sempre as fiz quando achava que as devia fazer. Neste momento, momento de dor e abdicação ,não podemos adiar mais um pouco e não deitar mais lenha na fogueira?
  • Daniel
    20 out, 2017 Porto 13:27
    Calha bem..greve a uma 6f. Que palhaçada!!

Destaques V+