Tempo
|
A+ / A-

Incêndios. Ajuda da UE é “boa notícia”, diz Marcelo

19 out, 2017 - 20:37

A União Europeia “está sensível a abrir um regime especial”, diz o chefe de Estado.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera "uma boa notícia" a ajuda vinda da União Europeia para fazer face à tragédia dos incêndios, caso esta realmente se venha a verificar.

"Hoje tivemos a notícia, aparentemente boa, que a União Europeia está sensível, que a Comissão Europeia está sensível para esta tragédia. Está sensível a abrir um regime especial, como já aconteceu no caso de tragédias de outros países da Europa, nomeadamente no sul da Europa, anos atrás", referiu o chefe de Estado, numa visita ao concelho de Tondela, na qual passou das áreas mais fustigadas pelos incêndios de domingo e segunda-feira.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciou hoje que o executivo comunitário vai "accionar todos os instrumentos de solidariedade" para com Portugal e Espanha.

"Isso significa, portanto, uma disponibilidade para entender o que vai ser necessário gastar, para apoiar aqueles que estão a reconstruir estas terras. Isso é uma boa notícia, se se confirmar, mas é evidente que o tempo corre", apontou o Presidente.

Marcelo Rebelo de Sousa evidenciou que tem a noção de que "não é só a mancha verde que tem de ser refeita e bem refeita", mas também "as actividades produtivas que sofreram, as actividades empresariais que não podem parar, os empregos que não podem ser comprometidos e as reconstruções".

"E são muitas primeiras habitações, mais do que o que eu pensava", acrescentou.

No concelho de Tondela, o Presidente da República deixou uma palavra de esperança para com a terra e as suas gentes que, já ao longo dos séculos, resistiu a desafios.

"E vai continuar a resistir e a avançar para o futuro ultrapassando esta situação. É bom que esta mensagem vá daqui para todos os responsáveis de todo o país, nomeadamente do país urbano e metropolitano que nem sempre compreende o que se passa neste país", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Susana Figueira
    20 out, 2017 Lisboa 00:21
    A UE ajuda Portugal. O prof.marcelo ajuda a reabilitar costa.Disse que os partidos clarificassem se o governo tinha condições.Então Marcelo mandou a casca e alguém distraída pisou e escorregou.Agora com o seu ar Cândido e sabido conseguiu mais uma boia para costa e toda a esquerda.Marcelo é assim, não se pode ir atrás do que diz.As vezes há ai ratoeiras.Alguém da direita esorregou. Costa e Marcelo já esfregam as mãos. Marcelo é um intelectual, mas sabe mais de representação teatral que catarina martins.E tem um pouco de pilatos. O crime compensa costa o "carrasco "é reabilitado com a magia de Marcelo. E viva a geringonça. Mas não venham mais incêndios.

Destaques V+