Tempo
|
A+ / A-

Como falar aos jovens do sínodo que lhes vai ser dedicado?

19 out, 2017 - 17:50 • Ângela Roque

O tema esteve no centro da reflexão e debate do 23º encontro da Conferência Europeia de Rádios Cristãs (CERC), que decorreu em Malta e terminou esta quinta-feira com a eleição de uma nova direcção. A Renascença será a anfitriã do encontro em 2018.

A+ / A-

O Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens será um dos acontecimentos mais importantes da Igreja no próximo ano. Para definir uma estratégia de acompanhamento, que vá ao encontro da juventude, as rádios cristãs da Europa estiveram reunidas nos últimos dias em Malta.

Participaram neste encontro 10 das 12 rádios que compõem a CERC, de países como a Áustria, República Checa, França, Hungria, Itália, Eslováquia, Eslovénia, Espanha e Portugal. “Actualmente são todas rádios católicas, mas já houve uma rádio protestante e outra ortodoxa russa que também integraram este organismo”, explica a coordenadora de conteúdos do Grupo Renascença Multimédia, Isabel Figueiredo.

“Ainda se está a definir como vai ser tratado este tema, mas percebemos que é generalizada a dificuldade em saber como falar e interessar os jovens por esta temática através das rádios”, conta Isabel Figueiredo, embora haja países com uma estratégia já mais definida: “A França, por exemplo, vai optar por ir aos sítios onde já sabe que estão jovens, e vai ter emissões em directo da comunidade ecuménica de Taizé, mas em Espanha a rádio Cope, que é muito semelhante à Renascença, vai tratar do tema muito mais no âmbito da informação”.

O encontro terminou esta quinta-feira com a eleição da nova direcção da CERC. “A presidência é agora da República Checa, o secretário-geral é da nossa vizinha Cope, de Espanha, mas também fazem parte da equipa França, Itália, Eslováquia e Portugal”. De resto será a Renascença a anfitriã do encontro do próximo ano. “A regra é que os encontros sejam anuais e vão correndo todas as rádios que fazem parte da CERC”. Portugal já acolheu encontros em 1998 e em 2012.

“Ficou estabelecido já com a nova direcção que se irá aumentar a troca de experiências e de informação entre as várias rádios ao longo do próximo ano, quer do ponto de vista da programação, quer do ponto de vista técnico, e isso será muito enriquecedor para todos”, conta ainda Isabel Figueiredo, que representou o Grupo Renascença Multimédia neste encontro de Malta juntamente com o presidente do Conselho de Gerência, Padre Américo Aguiar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+