Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa. Temporada de música de São Roque pensada para toda a família

19 out, 2017 - 17:42 • Maria João Costa

Até 19 de Novembro, propõe-se uma viagem por "vários períodos da história da música".

A+ / A-

Com o Coro Gulbenkian a cantar "a capella", arranca esta sexta-feira a 29.ª edição da Temporada de Música em São Roque, em Lisboa, promovida pela Direcção de Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Às 21h30, no espectáculo "De Profundis", serão interpretadas obras de Eurico Carrapatoso, António Pinho Vargas, Verdi e Pärt, entre outros. “Trata-se de um bom aliciante”, aponta o maestro Filipe Carvalheiro, que coordena a programação deste festival, que decorre até 19 de Novembro.

“A temporada cobre vários períodos da história da música”, explica o director artístico. Filipe Carvalheiro, que há 27 anos coordena o festival, explica que o cartaz tem “desde música gregoriana até obras em estreia". Exemplo disso é o concerto de 29 de Outubro, no Mosteiro de Santos-o-Novo, às 16h30, no qual será tocado “Caprichos” pelos L’Effetto Ensemble e interpretada, pela primeira vez, uma composição de Nuno Côrte-Real.

“Privilegiamos a apresentação de músicos e música portuguesa", diz o maestro, que vive actualmente na Dinamarca, onde é maestro titular da Orquestra Sinfónica Euphrosyne (Copenhaga) e do Kammerkoret Musica (Copenhaga).

Outro dos palcos da temporada de São Roque será o Convento de São Pedro de Alcântara, onde, por exemplo, a 8 de Novembro, às 19h00, os Sete Lágrimas vão interpretar “Parto triste saludoso”, canções da diáspora para vozes e ensemble instrumental.

Mas a temporada não se faz apenas de música e aposta “tanto num público mais experimentado como num público que não tem por hábito ir a concertos”, diz Filipe Carvalheiro.

O programa é pensado para toda a família porque inclui, além dos espectáculos, visitas guiadas e ateliês para crianças. “A Igreja de São Roque é o coração da temporada, mas temos também a Capela do Instituto de São Pedro de Alcântara e o Mosteiro de Santos-o-Novo, como forma de oferecer ao nosso público uma experiência bastante alargada e para corresponder às expectativas de quem vem aos concertos", explica o programador.

Aos pais que queiram ir ouvir música é também oferecida a possibilidade de deixar as crianças em ateliês infanto-juvenis.

Os bilhetes para a temporada de São Roque têm o preço único de três euros e estão à venda na bilheteira do Museu de São Roque. Todos os detalhes da programação estão disponíveis no site da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+