Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Câmara de Mação apresenta queixa por actuação da Protecção Civil

19 out, 2017 - 15:09

O presidente da Câmara diz que a fita do tempo comprova que o comandante da Protecção Civil desviou meios de combate para outros concelhos. Na altura, havia mil hectares destruídos e o fogo acabou por consumir mais de 18 mil.

A+ / A-

A Câmara Municipal de Mação apresentou queixa à Inspecção-geral da Administração Interna e pede explicações ao Governo pela actuação da Protecção Civil durante o incêndio de Julho.

O documento oficial, a chamada fita do tempo, prova que a Protecção Civil desviou meios do grande incêndio de Mação durante o Verão, que devastou uma área significativa do concelho.

Em declarações à Renascença, o presidente da autarquia de Mação, Vasco Estrela, diz que a fita do tempo “vem confirmar aquilo que a Câmara disse durante o incêndio, logo nos dias em que os factos se sucederam. Desde o início que tivemos noção clara do que se estava a passar. Havia uma série de meios alocados ao sector de fogo virado para Mação e que a dada altura começaram a ser desviados para outros locais, por ordem expressa do Comandante Nacional, que a 200 quilómetros de distância estava a tomar aquelas decisões.”

“Queremos saber se isso é normal, se foi adequado, tendo em conta as consequências que advieram para o Concelho de Mação”, afirma. “Na altura tínhamos mil hectares de área ardida e terminámos com 18 mil hectares de área ardida, com mais de 30 habitações consumidas pelo fogo e 50 localidades evacuadas.”

“Queremos saber se há algum nexo de causalidade e se esta forma de actuar é correcta.”

Vasco Estrela diz que já teve acesso aos documentos que comprovam, “de forma cabal e de forma escrita” que por ordem do comandante nacional da Protecção Civil, houve transferência de um grupo de bombeiros. Mas diz que “não foi só aquele grupo, houve uma deslocação de cerca de 100 homens e de 30 viaturas para outro concelho, apesar dos insistentes apelos, a implorarmos para que isso não acontecesse, a decisão foi mantida e as consequências estão à vista.”

Ontem, explica o presidente da Câmara, foi formalizada uma queixa à Inspecção-geral da Administração Interna para que os factos sejam avaliados.

“O senhor comandante nacional já não está em funções, e por isso o que espero é que o país reflicta sobre o que aconteceu também em Mação, que estes erros e pessoas com estas atitudes não possam estar nestas posições”, diz.

“Queremos saber porque é que as coisas aconteceram desta maneira, ir até às últimas consequências no apuramento da verdade e veremos que outras medidas podemos tomar para defender as pessoas e o concelho de Mação”, conclui Vasco Estrela.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • otário cá da quinta
    20 out, 2017 coimbra 11:37
    Ó gente, prestem atenção: ISTO AGORA É LUTA ENTRE GANGUES, PARA CONSEGUIREM OS LUGARES DE GRANDES E ATÉ PEQUENOS TACHOS, o resto é fado !
  • Cidadao
    19 out, 2017 Lisboa 16:24
    E todas as câmaras das localidades onde a dita Proteção Civil falhou, por incompetência ou desorganização, deviam fazer o mesmo e avançar para Tribunais. É a única maneira de serem corridos os boys que só lá estão porque têm o cartão do partido
  • João
    19 out, 2017 Abrantes 15:41
    Muito bem, e era também o que a Câmara Municipal de Abrantes deveria fazer, porque a coordenação no fogo deste Concelho também não existiu...uma pura vergonha.....

Destaques V+