Tempo
|
A+ / A-

​Marcelo faz visita surpresa à área ardida em Vouzela

19 out, 2017 - 11:45

Presidente da República diz que nos próximos dias pretende passar por várias zonas afectadas pelos incêndios de 15 de Outubro.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa começou, esta quinta-feira de manhã, uma visita surpresa à área ardida em Vouzela.

Em declarações à estação de televisão SIC, o Presidente da República explicou que nos próximos dias vai visitar as zonas afectadas pelos incêndios que deflagraram no dia 15 de Outubro no norte e centro do país. "Por aqui estarei nos próximas dias", disse.

Marcelo rejeitou ainda comentar a remodelação no Governo. "Não comento. Estou aqui numa missão que é muito mais importante do que isso", disse o Presidente da República.

"Vamos ver se consigo [estar com as famílias], não com todas, mas com uma ou outra de acordo com as indicações dos autarcas, eles é que são mais sensíveis ao estado de espírito das populações", acrescentou.

Estas deslocações do chefe de Estado não constam da agenda oficial do Presidente da República.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram 42 mortos e cerca de 70 feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

É a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, em Junho, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

Este ano, os incêndios florestais já provocaram a morte a mais de 100 pessoas e deixou um rastro de destruição na floresta. De acordo com as estatísticas europeias, actualizadas com as informações fornecidas pela NASA, em 2017 já arderam 520 mil hectares de floresta em Portugal.

Este número representa mais de metade do total da área ardida da União Europeia que foi de 900 mil hectares.

As mesmas estatísticas indicam que este é o pior ano de sempre, ultrapassando os 425 mil hectares de 2003.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+