Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso dos e-mails. MP confirma buscas no Benfica e que há um suspeito de corrupção

19 out, 2017 - 10:37

Comunicado da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa avança que a suspeita é de corrupção activa e passiva e confirma as buscas que fonte oficial do clube da Luz tinha desmentido à ​Renascença.

A+ / A-

A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL) confirmou, esta quinta-feira, em comunicado, que há buscas em curso no âmbito do caso dos e-mails do Benfica e que um suspeito é investigado por corrupção passiva e activa.

"No âmbito de um inquérito da 9.ª secção do DIAP de Lisboa, foram emitidos mandados de busca domiciliária e não domiciliária, relativos a investigação em curso pelos crimes de corrupção passiva e activa", no âmbito de um inquérito que "investiga a prática, por parte de um suspeito, dos referidos crimes, relacionados com os denominados 'e-mails do Benfica'", lê-se no comunicado da PGDL.

O DIAP de Lisboa avança também que "a operação encontra-se em curso, contando com a presença de quatro magistrados do Ministério Público, dois juízes de instrução e 28 elementos da PJ, incluindo inspectores e peritos financeiros e contabilísticos e informáticos".

Depois de a informação de que havia buscas em curso em instalações do Sport Lisboa e Benfica ter sido confirmada à Renascença por fonte da PJ, uma fonte oficial do clube da Luz negou à Renascença que estivessem a decorrer buscas.

Alguns órgãos de comunicação social avançaram, também, que as buscas se estendiam às residências do presidente do clube, Luís Filipe Vieira, e também de Pedro Guerra, elemento ligado à BTV e um dos rostos mais conhecidos do universo do comentarismo televisivo benfiquista.

De acordo com a revista "Sábado", foram entregues à PJ e-mails onde constam mensagens trocadas entre o assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, e o presidente benfiquista, "referentes à oferta de bilhetes para jogos do Benfica, no Estádio da Luz, e ainda para a final da Liga Europa, em Turim, na época de 2013/14".

Na origem do "caso dos e-mails" está a divulgação pelo Porto Canal de correspondência electrónica entre responsáveis do Benfica e destes com diversos agentes ligados ao mundo do futebol.

Estas buscas acontecem depois de o Tribunal da Comarca do Porto ter rejeitado, a 13 de Outubro, uma providência cautelar avançada pelo Benfica para tentar travar a divulgação de novos dados por parte do canal televisivo nortenho.

A providência incidia sobre o FC Porto, a SAD do clube e ainda as empresas FC Porto Media e Porto Canal, pedindo que fosse proibida a divulgação de mais e-mails e o pagamento de um milhão de euros de cada vez que a proibição fosse desrespeitada.

[notícia actualizada às 12h10, com comunicado da PGDL]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • kiki
    07 nov, 2017 norte 23:54
    Com tanto grunho a zurrar sem ter a nocao do crime cometido um dis vao pagar a fatura
  • LEGIONÁRIO
    20 out, 2017 LISBOA 15:10
    agora é tarde... servirá apenas o slb fazer disso porta-estandarte para dizer... estão a ver, vieram cá e não encontraram nada! Provavelmente teria sido bem diferente se o TAL juiz tivesse autorizado as escutas da primeira vez que a PJ quis fazê-lo!! Agora é apenas uma questão processual...a PJ tem que fazê-lo mesmo que saiba de antemão que não vai encontrar nada!! Isto agora é só para lançar areia para os olhos dos tolos. EU ENQUANTO ADEPTO DE FUTEBOL APENAS QUERO SABER SE OS EMAILS SÃO VERDADEIROS OU FALSOS E A PARTIR DAI TIRAREI AS MINHAS CONCLUSÕES!! O QUE JÁ SEI É QUE OS VAUCHERS ERAM VERDADEIROS E ERAM OFERECIDOS...ÀS ESCONDIDAS...PORQUÊ ÀS ESCONDIDAS??? E PORQUE DEIXARAM DE OFERECER??? QUEM NESTE PAIS ACHAR QUE O SLB POSSA SER CASTIGADO PELA JUSTIÇA DESPORTIVA OU MESMO PELA CÍVEL... É BURRO!! AFINAL O PRIMEIRO MINISTRO E O MINISTRO DAS FINANÇAS SENTAM-SE AO LADO DE LFV NA TRIBUNA DE HONRA DO ESTÁDIO DA LUZ!! QUE SENTIDO DE ESTADO TÊM ESTES SENHORES?? OU ISTO TAMBÉM FAZ PARTE DO COMPADRIO!?? E ESQUEÇAM A MULHER DE CÉSAR... AQUELA A QUEM NÃO BASTAVA PARECER, TINHA MESMO QUE SER...!!
  • André Oliveira
    20 out, 2017 Lisboa 14:58
    Eu queria uma justiça desportiva ter funcionado no caso do Apito Dourado e das frutas, bem como, no caso Cardinal e dos depósitos a árbitros. Isto sim é vergonhoso! Houve corrupção e também nada foi feito na prática desportivamente. Uma vez que também foram realizadas buscas juntos da residências dos árbitros, que se descubra aí, algo relacionado com os clubes da fruta e dos depósitos. Como é óbvio, o caso dos emails foi um estratagema montado pela aliança Dragartos para condicionar o campeonato ao Benfica. Espero que os Dragartos estes paguem pelos crimes cometidos.
  • Diogo
    19 out, 2017 Pardilhó 22:29
    Qual o perfil (cor) do Juiz que inviabilizou esta busca no momento oportuno, dando assim todo o tempo necessário e seguro à destruição de eventuais provas Será um dos tentáculos do polvo?
  • Anonimo
    19 out, 2017 Porto 22:26
    Para esse senhor do Porto que falou ai só lhe digo que devia ter vergonha do que disse e não lhe admito que fale assim dos Benfiquistas, pois em todos os clubes a gente para tudo e tambem esquece do Apito Dourado em que houve provas evidentes.
  • 19 out, 2017 21:55
    DIZ ADVOGADO DO BENFICA,ATE QUE VIERAM JÁ DEVERIAM TER VINDO, (MAS A PERGUNTA PORQUE É QUE QUANDO A PJ TENTOU FECHARAM AS PORTAS?) ASSIM DEU TEMPO PARA DESTRUIR AS PROVAS.MAS SERÁ QUE O RABO NÃO FICARIA DE FORA?
  • José Silva
    19 out, 2017 Paço de Arcos 21:31
    O que passou-se? Querem fazer-me de atrasado mental?
  • Palhares
    19 out, 2017 Arcos de Valdevez 18:14
    quatro meses depois,dos ditos e-mails, só agora as buscas????Até dar para rir.....
  • José Fernandes
    19 out, 2017 Guarda 16:03
    Se fosse o Sporting o clube envolvido já estava nas distritais, empurrado pela comunicação social, isenta, portuguesa.
  • Luis Ribeiro
    19 out, 2017 Porto 16:03
    O benfiquismo no seu pior, depois da Era de Vale e Azevedo que virá aí?

Destaques V+