Tempo
|
A+ / A-

​Sócrates terá usado quatro antigos ministros em teia de corrupção

19 out, 2017 - 07:43

Mário Lino, Ana Paula Vitorino, Carlos Fonseca e António Mendonça não são acusados porque o Ministério Público entende que não sabiam do alegado esquema de favorecimento.

A+ / A-

O Ministério Público (MP) acredita que o antigo primeiro-ministro “instrumentalizou” vários membros dos dois governos que liderou para favorecer tanto o consórcio a quem foi adjudicado o primeiro troço do TGV, que integrava uma empresa do Grupo Lena, como as empresas do universo do Grupo Espírito Santo.

A notícia é avançada na edição desta quinta-feira pelo “Público".

De acordo com o jornal, no rol de antigos governantes que os procuradores do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) acreditam terem cometido ilícitos administrativos estão dois antigos ministros das Obras Públicas, Transportes e Comunicações: Mário Lino e António Mendonça. Também a actual ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que na altura dos factos era secretária de Estado dos Transportes, e o seu sucessor Carlos Fonseca terão colaborado involuntariamente num crime de corrupção que a acusação imputa a Sócrates.

O MP sustenta, no entanto, que os antigos governantes ajudaram o ex-primeiro-ministro a cometer crimes de corrupção, desconhecendo que a motivação deste era o recebimento ilícito de vantagens. Esse desconhecimento, entendem os procuradores, faz com que não esteja preenchido um dos requisitos necessários para os antigos governantes serem acusados - a consciência de que estavam a cometer crimes.

Estes alegados favorecimentos valeram a Sócrates duas das três acusações pelo crime de corrupção passiva.

No despacho final de acusação, com mais de quatro mil páginas, o MP deu como provada a relação com Carlos Santos Silva e os benefícios ao grupo Lena, com os quais o ex-primeiro-ministro terá ganho 34 milhões de euros. Esta verba chegou alegadamente ao ex-PM através de um esquema que mascarou dinheiro vindo dos grupos Lena, Espírito Santo e Vale do Lobo.

Além de José Sócrates, há ainda mais 28 arguidos acusados, 19 pessoas singulares e nove pessoas colectivas, no âmbito da designada "Operação Marquês."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DIOGO CLEMENTE
    19 out, 2017 Tortosendo 15:36
    Boa tarde Aproveito para deixar a minha modesta opinião face a este caso que só começou agora a a mediática loucura de que todos sabemos qual o teor da verdadeira história, mas que houve ,Acho não haver dúvidas e face a factos o tribunal encarregar se á de aplicar a decisão adequada , ou não..! A minha humilde opinião, face aos casos recentes e não recentes, é de que , deveríamos TODOS "julgar" nas eleições e banir os presumíveis culpadoa de actos que não sirvam o interesse do povo , da comunidade , do País! Mas tal não acontece ....! A nossa democracia está nublada de CASOS e mais CASOS , e na verdade MUITAS DAS DIFICULDADES DEsTE PAÍS estão nas CONSEQUÊNCIAS de tais actos DESTRUTIVOS E RUINOSOS. Recordo que SE NÃO HOUVESSE CASOS , COMO: -ABANDONO RUINOSO EX COLONIAS - DESENVOLVIMENTO DO PAÍS COM BETÃO E BETÃO - REESTRUTURAÇÃO DA BANCA - FUNDAÇÕES SEM CONTROLO - SUBMARINOS ( EQUIVALENTE A 182 CANADER'S ..... -AEROPORTOS FANTASMA -INVESTIMENTOS DO ESTADO TENDENCIOSOS - ABANDONO AGRICULTURA - MORDOMIAS PÚBLICAS ( jf, CM , GOVERNOS , -DESNORTE DE ESTRATÉGIAS - SCUTS - FUGAS DE INFORMAÇÃO ......ETC ETC ETC PORTUGAL QUE TEVE O MUNDO A SEUS PÉS HÁ 500 ANOS ...... HOJE ESTÁ DEBAIXO DOS PÉS DO MUNDO CAPITALISTA ...! POIS SE A NOSSA IDENTIDADE FOSSE DEFENDIDA a começar pelas assembleias de freguesia e não em fóruns baratos de Café.... e cada €uro gasto e investido deste País, ser em unidade discutido por TODOS! ISTO SERIA UM PAÍS MELHOR QUE A SUÍÇA !
  • otário cá da quinta
    19 out, 2017 coimbra 14:14
    Admiro este Sócrates, pois até parece que nasceu no meio de uma das grandes Máfias, sei lá, da Itália, América ! Mas todos os GAJOS que ele instrumentalizou não são menos ladrões do que ele, porque se aproveitaram do lugar que ele ocupava, para roubar também, portanto, a justiça deve expropriar a estes ladrões todos os seus bens e assim será feita justiça. TÃO LADRÃO É O QUE VAI A VINHA, COMO O QUE FICA A ESPREITAR. ------------Já por aqui disse e continuo a dizer: A QUADRILHA É TÃO GRANDE, QUE A JUDICIÁRIA NÃO CONSEGUE DESFAER A MEADA, NEM EM CINQUENTA ANOS , a não ser que as comadres comecem a ralhar e ... pois, se denunciem umas às outras !
  • Aurélio
    19 out, 2017 Feteiras 12:32
    Pois ... Paulo Campos a escapar entre os "pingos da chuva", mas admito que esteja de "mãos limpas" e consciência tranquila: Em política e na governação, dá sempre jeito estar rodeado de amigos, que pelo menos não contestam / discutem, embora só uns poucos sejam economicamente corruptíveis. Verdade seja que alguns amigos também podem dar bons conselhos, par o que é precisa a condição de serem ouvidos. .
  • Americo
    19 out, 2017 Leiria 12:16
    Ana Paula Vitorino, casada com o futuro ministro da Administração Interna, o homem do lápis. Isto vai vem. Gente íntima de Costa. Ponto final.
  • XUXAS A FATURAR!!!
    19 out, 2017 Lx 11:51
    E o Paulo Campos..anda tão arredio e calado...Será que anda a ver se escapa...E o Silva Pereira que ainda hoje defende o sr. Pinto de Sousa...a mulher deste, pelo menos, recebia uns cobres de uma empresa do grande e magnânimo amigo do 44, Santos Silva...O xuxalismo sempre a facturar...Viva a ética republicana...
  • Eborense
    19 out, 2017 Évora 11:25
    E eu pergunto! Como é que uma Estação Pública de Televisão dá tempo de Antena a este corrupto? É que essa Estação é paga com o dinheiro dos nossos impostos. Portanto, senhores responsáveis da RTP! Tenham vergonha na cara!
  • João Lopes
    19 out, 2017 Viseu 10:34
    O ex-secretário geral do PS, ex-primeiro-ministro de dois Governos de Portugal e ex-presidiário, de seu nome José Sócrates, até este momento ainda só foi só acusado de 31 crimes, mas parece não ter pinta de vergonha na cara. E envergonha os portugueses decentes, honestos e honrados! Oxalá a Justiça Portuguesa o julgue (e aos seus parceiros cúmplices) com verdade, com coragem e com rapidez! A bem de Portugal!
  • Carlos Silva
    19 out, 2017 Leiria 09:58
    Favoreceram empresas em concreto e não sabiam que algo se passava.....no mínimo é estranho.....
  • lagidiv
    19 out, 2017 Almada 09:37
    Mas , que grande trapalhada. Quando e quem é que.alguém será capaz de desfazê-la. Experimentem de tal façanha? Tadinhos. .!!!!!!!!!!!!
  • Antonio
    19 out, 2017 09:17
    Se Sócrates instrumentalizou ministros e deixou outros no escuro enquanto foi 1ºMinistro, sendo que todo o país sabia das corrupções de José Sócrates, pelo menos desde as feitas com Mega Ferreira na Parque Expo quando foi Ministro do Ambiente de Guterres, então este artigo da Renascença é um "Atestado de Incompetência, Estupidez e Infantilidade" passado a António Costa, a Ana Paula Vitorino, a Vieira da Silva, a Santos Silva e a todos os governantes e assessores que estão no governo actual e passaram pelos governos de Sócrates.

Destaques V+