Tempo
|
A+ / A-

Big Bang dá música aos miúdos

19 out, 2017 - 06:17 • Maria João Costa

Entre as criações nacionais destaque para “Noturno” de Joana Gama e Victor Hugo Pontes que durante 45 minutos mergulha na imaginação das crianças e na sua relação com o mistério da noite.

A+ / A-

Regressa ao Centro Cultural de Belém (CCB) esta sexta-feira e sábado o Festival Big Bang para famílias e crianças entre os quatro e os 12 anos. Durante dois dias há oito espectáculos para ver, uma viagem no Tejo para fazer e uma rádio feita por crianças para ouvir.

Os espectáculos têm em média 30 a 45 minutos de duração, são por isso desenhados para um público irrequieto que não aguenta muito tempo fechado numa sala. A oitava edição do Festival Big Bang arranca esta sexta-feira no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com várias propostas em cartaz que cruzam a música e a performance artística

Na praça do CCB são os Tocá Rufar, que vão marcar o ritmo, mas nas salas as propostas são outras. Desde logo o espectáculo “Bach – A Stairway to Heaven” da Zonzo Compagnie que, nas palavras da coordenadora da Fábrica das Artes do CCB, Madalena Wallenstein, é uma actuação “multidisciplinar com vídeo e dois fantásticos violinistas que põem o público numa relação muito próxima com o Bach”. Uma das marcas deste festival para miúdos é a interacção entre os artistas e o público e este é um dos espectáculos onde isso acontece.

Entre as criações nacionais destaque para “Noturno” de Joana Gama e Victor Hugo Pontes, que durante 45 minutos mergulha na imaginação das crianças e na sua relação com o mistério da noite. Este é um espectáculo já esgotado. Mas para os pais que estejam a pensar ir até ao CCB esta sexta-feira e sábado há ainda muito por onde escolher.

“Como dormirão meus olhos?” é a pergunta que dá titulo ao espectáculo de Filipe Faria e Pedro Castro para maiores de cinco anos e que mistura palavra e sons de instrumentos antigos. “O espectáculo faz algo que o Filipe Faria faz nos seus trabalhos que é cruzar o velho e o novo. Parte da poesia dos séculos XIII a XV e envolve um universo novo dos tablets”, explica a coordenadora do serviço educativo do CCB, Madalena Wallenstein.

No Big Bang, “há uma opção de trazer para as crianças música que normalmente é oferecida a um público adulto”, indica a programadora que fala de “Extension”, o espectáculo criado pelo francês Vincent Martial como algo mágico. “O Vincent é uma espécie de Professor Pardal da construção de esculturas sonoras computorizadas. Todo o espectáculo passa-se na activação desses objectos que quase por magia funcionam sozinhos”, descreve Madalena Wallenstein da Fábrica das Artes do CCB.

Outros dos pontos na programação do Big Bang é a Rádio Miúdos, que emite através da internet e que vai estar no CCB com o projecto dos “Embaixadores” (convida crianças a integrarem as equipas da rádio).

Outra das propostas do Big Bang é uma viagem pelo rio Tejo a bordo de um veículo anfíbio. Todo o programa está em detalhe no site do CCB. Os bilhetes custam entre dois e quatro euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+