Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catalunha volta a ameaçar com independência

18 out, 2017 - 21:03

Carles Puigdemont espera que Madrid não avance com o artigo 155 que retiraria autonomia à região.

A+ / A-

O presidente do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, terá dito que vai declarar independência se Espanha iniciar o processo de suspensão da autonomia da região.

A informação é avançada à Reuters por fonte do governo da Catalunha.

O governo de Madrid deu até quinta-feira para que a Generalitat desista da declaração de independência ou avançará o artigo 155, o que equivalerá ao fim da autonomia.

Continua a troca de “galhardetes” entre Madrid e Barcelona e Mariano Rajoy pediu a Puigdemont para que “aja com sensatez” em nome dos interesses de todos os cidadãos espanhóis.

Já Puigdemont quer dialogar com o Executivo de Madrid, sem, no entanto, abdicar do desejo de independência.

Os catalães realizaram um referendo, considerado ilegal pelo supremo tribunal espanhol.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    19 out, 2017 Olhão 02:51
    Não tivesse havido o 1º de Dezembro de 1640 e hoje Madrid declararia a inquestionável "espanholidad" de Portugal. Castela acha-se tão absolutamente magnífica que a ideia de uma região não querer fazer parte dos súbditos de Felipe VI é uma ofensa intolerável.
  • Manuel Sá
    19 out, 2017 Porto 02:39
    Este Puig qualquer coisa faz lembrar o ex da Madeira: quer é moni.
  • Tiago
    19 out, 2017 Soares Pinto 02:01
    Olá, República da Catalunha! A Eslovénia vai ser dos primeiros países a reconhecer a independência da Catalunha, afirmou o número 2 dos socialistas eslovenos https://www.vilaweb.cat/noticies/el-numero-2-dels-socialistes-eslovens-diu-que-eslovenia-reconeixera-la-independencia-de-catalunya O presidente catalão vai levantar a suspensão da Declaração de Independência, depois do governo espanhol aplicar o artigo 155 da constituição espanhola https://www.vilaweb.cat/noticies/el-pdecat-donara-suport-a-puigdemont-si-aixeca-la-suspensio-de-la-declaracio-dindependencia
  • Zé Povinho
    19 out, 2017 Jardim plantado à beira mar 00:46
    Este individuo é como era o Mário Soares, um traidor. Os espanhóis estão feitos ao bife.
  • MASQUEGRACINHA
    18 out, 2017 TERRADOMEIO 23:31
    E se Puigdemont continuar sem fazer declaração expressa nenhuma? Num seu recente discurso, referiu o tecido empresarial da Catalunha, que não é feito só de grandes empresas e bancos, mas sobretudo de médias e pequenas empresas... Quem tiver ouvidos, que ouça. Continua a "ameaçar"(?!) com a independência, e continua a resistir pacificamente. Madrid continua, literalmente, a ameaçar com o artº 155º, e o mais provável é que passe a ameaçar também com a suspensão da putativa revisão constitucional - até porque o tempo voa. Em qualquer caso, se Puigdemont continuar a responder por bilhetinhos dialogantes, deixando à ala uivante o teatral papel de o fazer parecer, por contraste, um exemplo de moderação, Madrid terá um apertado par de botas para descalçar - e que nunca descalçará sem grandes dores, seja por frouxidão, seja por brutalidade. Afinal, o artº 155º já começou a ser aplicado, ao retirar-se autonomia à polícia e às suas competências - e, note-se, não se obtendo a pretendida reação justificativa de ações mais musculadas. Agora, prendem-se dois líderes independentistas, e idem, idem. Se isto não é tática passiva concertada, não sei o que o seja. Ah, e fazem-se grandes manifestações pró-espanholistas, claro, com muitos catalães e ainda mais espanhóis de toda a Espanha, até falanges de falangistas de braço estendido e cântico guerreiro pronto, e - pasme-se! - até portugueses, que "vivem na Catalunha" e "querem a Espanha unida". Enternecedor. De ir às lágrimas.Vi no telejornal.
  • AJ
    18 out, 2017 am 21:27
    Este Carles é otário. Então ele vai declarar a independência depois de estar suspenso de funções? Se ele quer declarar a independência que a declare ao menos enquanto é o palhaço lá do cirque du soleil catalonês. O que tu queres sei eu, e tu queres EUROS, e mais nada!

Destaques V+