Tempo
|
A+ / A-

Grande Prémio de Romance e Novela para “Não se Pode Morar nos Olhos de um Gato”, de Ana Margarida de Carvalho

18 out, 2017 - 19:13

Autora já tinha vencido o mesmo prémio, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores.

A+ / A-

O romance “Não se Pode Morar nos Olhos de um Gato”, de Ana Margarida de Carvalho, é o vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), foi anunciado esta quarta-feira.

“O júri, constituído por José Correia Tavares, que presidiu, Isabel Cristina Rodrigues, José Carlos Seabra Pereira, Luís Mourão, Paula Mendes Coelho e Teresa Carvalho, ao reunir-se pela quarta vez, deliberou por maioria, pois Luís Mourão votou em ‘A Gorda’, de Isabela Figueiredo”, esclarece a APE, em comunicado.

Ana Margarida Carvalho, que recebe pela segunda vez o Grande Prémio de Romance e Novela da APE, é finalista do Prémio Oceanos, do Brasil, com esta obra.

"Não se Pode Morar nos Olhos de Um Gato", título publicado pela Teorema, foi considerado "livro do ano" pelo jornal “Público” e nomeado para "melhor livro de ficção narrativa" aos Prémios Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores, este ano.

Ana Margarida de Carvalho nasceu em Lisboa, é licenciada em Direito e, como jornalista, recebeu, entre outros, os prémios Gazeta Revelação do Clube de Jornalistas de Lisboa, o do Clube de Jornalistas do Porto e o da Casa de Imprensa.

O seu primeiro romance, "Que Importa a Fúria do Mar", venceu por unanimidade o Grande Prémio de Romance e Novela APE, em 2013.

Em parceria com Sérgio Marques publicou, em 2015, o livro infanto-juvenil "A Arca do É".

Além de Ana Margarida de Carvalho e de Isabela Figueiredo, eram finalistas do Grande Prémio de Romance e Novela APE Alexandra Lucas Coelho, Mafalda Ivo Cruz e Paulo Varela Gomes.

Alexandra Lucas Coelho, que já venceu este galardão em 2012 com "E a Noite Roda", era finalista com o romance “Deus-dará”, Mafalda Ivo Cruz, que conquistou o troféu em 2003, com "Vermelho", era candidata este ano com “Pequena Europa”.

Paulo Varela Gomes foi o vencedor deste prémio no ano passado, com o romance “Era Uma Vez em Goa”. Este ano era candidato com “Passos Perdidos”, obra publicada antes da sua morte, em Abril de 2016.

Isabela Figueiredo, que começou a escrever no blog Mundo Perfeito, actualmente Novo Mundo, era finalista com o romance “A Gorda”. Dos cinco finalistas, era a única que não tinha recebido este prémio da APE.

O Grande Prémio de Romance e Novela foi instituído pela APE em 1982.

Ana Margarida de Carvalho junta-se hoje à galeria de autores já distinguidos por duas vezes com o Grande Prémio de Romance e Novela da APE: Agustina Bessa-Luís, Maria Gabriela Llansol, António Lobo Antunes, Vergílio Ferreira e Mário Cláudio.

Mário de Carvalho, David Mourão-Ferreira, José Saramago, José Cardoso Pires, Rui Cardoso Martins, Vasco Graça Moura e Lídia Jorge foram alguns dos autores que também receberam o prémio.

Este ano, de acordo com a APE, apresentaram-se 93 livros a concurso, publicados em 2016. Foram admitidos 93 obras, com a chancela de 44 editoras.

Do total de candidaturas, 60 eram de escritores, dois deles com dois romances cada, e 31 eram escritoras.

O prémio tem o valor pecuniário de 15 mil euros.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+