Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Os portugueses não têm confiança em si", diz Cristas a Costa

18 out, 2017 - 19:00

Líder centrista diz que o primeiro-ministro mostrou que “não estava à altura, que não era capaz, que não previu e deixou que a tragédia se repetisse".

A+ / A-

A presidente do CDS acusa o primeiro-ministro de falta de sentido de Estado e de não ter estado à altura das responsabilidades, justificando a moção de censura com a perda de confiança dos portugueses em António Costa.

No debate quinzenal de hoje, Assunção Cristas não poupou nas palavras para criticar a actuação do executivo na tragédia dos incêndios do fim de semana passado - que já mataram pelo menos 42 pessoas -, considerando que aquilo que o Governo teve para dizer aos portugueses foi "salve-se quem puder".

"Não teve sentido de Estado. E vou dizer-lhe uma coisa senhor primeiro-ministro, olhos nos olhos: o senhor teve uma oportunidade, que foi a seguir a Pedrógão, de mostrar que era capaz de estar à altura das responsabilidades que são exigidas a um primeiro-ministro", atirou.

No entanto, para a líder centrista, aquilo que Costa mostrou "foi que não estava à altura, que não era capaz, que não previu e deixou que a tragédia se repetisse".

"E é por isso que nós não podemos voltar a ter confiança em si, que os portugueses não têm confiança em si e é por isso que nós apresentamos e cá estaremos para discutir uma moção de censura ao seu Governo, do qual é o primeiro e último responsável", concluiu.

Para Assunção Cristas, durante e depois da tragédia do fim de semana passado, houve uma sucessão de "intervenções absolutamente inqualificáveis".

De acordo com a líder do CDS, aquilo que mudou este ano foi a competência e a coordenação, uma vez que não foi nem o clima nem a floresta.

"Quando o senhor primeiro-ministro nos diz que tem que fazer tudo e tem o dever de tudo fazer, eu tenho que lhe responder que o senhor falhou redondamente porque não fez tudo o que devia ter feito. Lamento, mas não fez", condenou.

Os operacionais e os meios aéreos para o fim de semana, segundo a deputada do CDS, "eram em menor número do que aqueles que estavam posicionados em Maio".

"É normal que não se tenha garantido em especial os meios para o passado fim de semana quando todos os avisos meteorológicos apontavam para risco máximo? Não, não é normal, é no mínimo incúria", disse Cristas, numa sucessão de perguntas e críticas à actuação das autoridades nesta tragédia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Juan Panvini
    19 out, 2017 Mafra 14:24
    A srª sabe quem aprovou a lei, que o Incêndio florestal deixa de ser "crime de investigação prioritária"? Veja se lembra, foi Assunção Cristas, o que fazemos com ela? Veja se a manda prender.
  • É o tudo ou nada
    19 out, 2017 Lx 08:31
    Para esta hipócrita é o vale tudo para assaltar o poder! Anda travestida de diabo!
  • otário cá da quinta
    19 out, 2017 coimbra 05:02
    É verdade, nem tudo o que parece é e esta é uma idiota. Qual é a tua percentagem em votos?
  • Cipriano Borja
    19 out, 2017 Toronto - Canada 00:31
    Devia estar calada, pois, cada vez que abre a boca, tonterias em cima de tonterias. Esqueceu-se da sua passagem no governo anterior?
  • de baixo nivel
    18 out, 2017 lx 21:57
    Quais portugueses? Fala pelas hostes dela que são umas "centenas" de acólitos, parecidos com aquelas plantas de tipo parasitas que se enrolam noutras e se sustentam delas! No debate na AR, foi um nojo ouvir as palavras e adjetivos indecorosos que utilizou para atacar o caracter de Costa. Os votos que teve em Lisboa estão a subir-lhe à cabeça!
  • jose ferreira
    18 out, 2017 21:40
    quem fala
  • Domingos
    18 out, 2017 Guimarães 21:36
    Quem é ela para falar em nome dos Portugueses ?
  • Juan Panvini
    18 out, 2017 Mafra 21:09
    Srª Cristas, a pergunta é outra. QUEM TEM CONFIANÇA NOS POLÍTICOS?, não se esqueça que a srª aprovou resoluções IMPORTANTISSIMAS, por email, sem ter o conhecimento competente dos assuntos.
  • portugues
    18 out, 2017 portugal 20:39
    O melhor para a senhora cristas é ir para casa e tomar conta dos filhos.
  • andrel
    18 out, 2017 lx 20:31
    Disse bem, mas a maior parte dos portugueses não gostam da A. Cristas ex ministra do Ordenamento do Território de Portugal entre 21 de junho de 2011 24 de julho de 2013 teve headlines tais como "Incêndios de 2012 terão destruído 19 milhões de árvores" e claro sem esquecer, ele é a madrinha do combustível eucaliptos. A ministra do looby da madeira.

Destaques V+