Tempo
|
A+ / A-

Incêndios. Governo assume compensações pelas vítimas através de mecanismo extrajudicial

18 out, 2017 - 14:55

Anúncio feito pela Associação dos Familiares das Vítimas de Pedrógão Grande, recebida pelo primeiro-ministro. Em São Bento, a associação exigiu a Costa um pedido público de desculpas e a imediata demissão de toda a cúpula da Protecção Civil

A+ / A-

A Associação dos Familiares das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande anunciou, esta terça-feira, que o Governo decidiu assumir as responsabilidades pelas pessoas que morreram no fogo de Junho, através de um mecanismo extrajudicial de compensação.

"Considerando o teor dos relatórios da Comissão Técnica Independente e do professor Xavier Viegas e o parecer jurídico do Cenjur [da Presidência do Conselho de Ministros], o Governo decidiu assumir as suas responsabilidades relativamente às vítimas mortais de Pedrógão Grande. O Governo pretende connosco assumir um mecanismo extrajudicial de forma a compensar os danos pelas vítimas mortais, que será melhor apurado a partir de quinta-feira", declarou a presidente da Associação dos Familiares das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande, Nádia Piazza.

Nádia Piazza falava no final de uma reunião de duas horas e meia, em São Bento, com o primeiro-ministro, António Costa, na qual também esteve presente a titular da pasta da Justiça, Francisca Van Dunem.

Desculpas e demissão

A Associação dos Familiares das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande exigiu ao primeiro-ministro um pedido de desculpas público e a imediata demissão de toda a cúpula da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

"Na sequência da demissão tardia da senhora ministra da Administração Interna [Constança Urbano de Sousa], exigimos a consequente demissão da presidência e do comando da ANPC. Após as 65 mortes em Pedrógão Grande, queremos também um pedido público de desculpas do senhor primeiro-ministro a todos os familiares das vítimas mortais", declarou Nádia Piazza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • anonimo
    18 out, 2017 15:59
    Há coisas que realmente o Governo, pode ser responsável. Agora por fogos "postos" tenham tino. Quanto muito o Governo, pode pedir desculpa, " não sei porquê?", mas enfim, pode e deve ajudar de forma célere, as famílias atingidas. Tem o dever de tudo fazer, para que nunca mais aconteça, e sobretudo mão muito pesada, pela justiça, para com os assassinos incendiários..
  • Alexandre
    18 out, 2017 Lisboa 15:59
    Um regime de assassinos e ladrões
  • isidoro foito
    18 out, 2017 elvas 15:56
    Por acaso a associação das vitimas de legiunela no concelho de vila franca também tiveram umpedido de desculpas feito por passos coelho? Haja vergonha, e se os incêndios foram provocados no norte e centro foi por gentes dessas zonas
  • 18 out, 2017 15:51
    é o governo quem paga essas compensações? com o dinheiro de quem? deles ou nosso?
  • CANSADO DISTO
    18 out, 2017 Lisboa 15:48
    Muito bem subscrevo e complemento. Extinção imediata da desproteçao civil, reconhecendo que foi um erro, sem esquecer a responsabilidade criminal do responsável da desproteçao civil que mandou apagar a fita do tempo desse cancro CARO do siresp. É crime está consagrado na lei!
  • RUA JÁ BOYS XUXAS
    18 out, 2017 Lx 15:46
    E os boys e girls socialistas incompetentes que ainda pululam na desproteção civil... O kamarada César que diz ser Presidente do PS que tenha a coragem de dizer quantos familares tem a comer na gamela do Estado que todos pagamos com os nossos impostos...Fartos de parasitas estamos nós...Fora com essa gente já.
  • mendes
    18 out, 2017 braga 15:44
    vai acontecer como aconteceu em s pedro do sul mil e uma promesa do costa mas ninguem recebeu nada
  • COSTA PANTOMINEIRO
    18 out, 2017 Lx 15:41
    Apertem com o vendedor de ilusões e da banha da cobra chamado Costa mas exijam que escreva preto no branco pois palavras leva-os o vento e com este 1º Ministro a palavra dada não é honrada a não ser aos sindicatos e à função pública, a reboque do BE e do PCP... Agora já dá tudo este mentiroso compulsivo que deve ter a consciência pesada com a morte de 106 pessoas até ao momento e dos mais de 300 feridos nas tragédias....Tivesse um pingo de vergonha esse homem e pedia desculpas a todos os portugueses das mentiras que anda a pregar...Um contador de histórias esse pantomineiro mais a tralha socrática que o suporta no governo.
  • ac
    18 out, 2017 lx 15:37
    e isso é o mímino exigido Já lá vão 4 meses e NADA. Vergonhoso
  • Eu aki.
    18 out, 2017 Onde moro 15:36
    Acedam o "link", leiam, meditem e formem vossas opiniões : https://fdpv.wordpress.com/2016/07/17/incendios-em-portugal-a-industria-escondida/

Destaques V+