Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A ministra que Costa "obviamente" não demitia sai "para preservar a dignidade pessoal"

18 out, 2017 - 11:55

Depois de quase dois anos como ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa deixa o cargo no final de um Verão negro em matéria de fogos, que resultou na maior tragédia nacional do género, com mais de uma centena de mortes.

A+ / A-

A ministra da Administração Interna, que se demitiu esta terça-feira, começou a ver o seu lugar em causa em Junho, após os incêndios em Pedrógão Grande e noutros concelho da região Centro, mas a pressão aumentou desde então até à repetição da tragédia, no domingo, 15 de Outubro.

“Obviamente que não demito nenhum ministro,” declarou, assertivamente, o primeiro-ministro, António Costa, a 12 de Julho, no parlamento, respondendo então à deputada e líder do CDS, Assunção Cristas.

Apesar da reiterada confiança manifestada pelo chefe do Governo, Constança Urbano de Sousa acabou por sair alegando a necessidade de preservar a sua "dignidade pessoal".

Também na área das polícias, a tarefa não foi fácil e na semana passada enfrentou uma manifestação com milhares de elementos das forças de segurança para exigir o descongelamento de carreiras.

A até agora responsável pela pasta da Administração Interna, quando assumiu funções já tinha experiência nesta área: foi assessora do ministro da Administração Interna no XIV Governo Constitucional (2000-2002), Nuno Severiano Teixeira, e do ministro de Estado e da Administração Interna no XVII Governo Constitucional (2005-2006), António Costa.

Foi igualmente representante do ministro da Administração Interna no Grupo de Trabalho encarregado da elaboração do Código Deontológico do Serviço Policial (2000).

Nascida em Coimbra, em 1967, Constança Urbano de Sousa é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1991), pós-graduada em Direito Europeu pelo Instituto de Estudos Europeus da Universidade do Sarre (1994) e doutorada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Sarreland, na Alemanha.

Desde 1998, é professora associada da Universidade Autónoma de Lisboa e do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

Constança Urbano de Sousa é desde 2012 directora do Departamento de Direito da Universidade Autónoma de Lisboa e coordenadora do doutoramento em Direito. É também, desde 2000, professora do curso de Direito Europeu de Asilo e Imigração da Universidade Livre de Bruxelas.

Foi professora Associada Convidada da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (2004 a 2006), onde regeu a unidade curricular de Direito da Igualdade Social – Direito dos Estrangeiros.

As suas principais áreas de investigação relacionam-se com o Direito da União Europeia, o Direito de Imigração e Asilo, a Cooperação Policial e Judiciária, a Segurança Interna e o Espaço Europeu de Liberdade, Segurança e Justiça.

Desde Setembro de 2012, é consultora jurídica no Gabinete do Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian.

Entre Setembro de 2006 e 2012, foi coordenadora do Núcleo Justiça e Assuntos Internos na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER) e chefiou a delegação nacional ao CEIFA (Comité Estratégico Imigração, Fronteiras e Asilo do Conselho da UE), que presidiu em 2007.

Foi igualmente perita da Comissão Europeia, do Comité das Regiões e do International Centre for Migration Policy Development (ICMPD).

A comoção tomou conta da ministra logo na tragédia de Pedrógão. Foi dos últimos governantes a chegar ao local, mas, ao lado do Presidente da República, chorou em frente das câmaras de televisão quando se emocionou assim que Marcelo falou no bombeiro de 40 anos que tinha morrido a combater as chamas.

O Verão sem fim da ministra da Administração Interna
O Verão sem fim da ministra da Administração Interna

Depois de quase dois anos como ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa deixa o cargo depois de um Verão negro ao nível dos incêndios, com a maior tragédia nacional em termos de mortos: mais de 100 vítimas mortais e mais de 300 feridos, além de centenas de casas destruídas e um imenso património florestal queimado pelas chamas.

O sistema português contabiliza 225.447 hectares de floresta ardida este ano (equivalente ao distrito de Viana do Castelo), valor inferior ao calculado pelo Sistema do Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia, que ultrapassa os 316.100 hectares.

Os piores anos de sempre em área ardida foram os de 2003 (425.839 hectares) e 2005 (339.089).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Truz Truz Tá Alguém?
    18 out, 2017 Alfazbem 22:14
    Qual dignidade?? Ó mulher, foste demitida pelo Presidente da República!! Hello!! Foi preciso o presidente vir dizer que tinhas que sair. E saíste, pela porta dos fundos. Ou como se costuma dizer "com o rabinho entre as pernas"!
  • Português
    18 out, 2017 Aqui 17:45
    Palavras, palavras e mais PALAVRAS. O sumo do Debate na Assembleia da República podemos considerar que tem um gosto muito " GOSTOSO" e um CHEIRO muito intenso a " CAÇA ao PARTIRADISMO". Alguém disse um dia, não português, " Quem se esquecer do passado arrepender-se-a, porque voltará a " VIVE-LO ". Lamentos pela perda do, PINHAL de LEIRIA, pergunto, que é feito do RI7 e RAL4. Estes Srs. Deputados deviam recuar aos finais dos Anos 70. Recuar a esses anos iria mostrar aquilo que agora não conseguimos ver por mais olhos e bem abertos que possamos ter. Apenas um Alerta, começou a chover, quando chover com mais intensidade lá estaremos a ver Lisboa, Águeda, Amarante, Peso da Régua e muitas outras Localidades a ficarem alagadas, quando as Barragens estão vazias. Palavras (POLÍTICAS) levam-nas o vento.
  • Português
    18 out, 2017 Aqui 15:57
    A"MINISTRA" demitiu-se, com Ela vão os Secretários de Estado, irão também os Comandantes da Proteção Civil. Agora pergunto; que vão ficar a fazer a; Liga dos Bombeiros, a Associação de Bombeiros Profissionais, a Associação dos não Profissionais, os Comandos de Bombeiros? Esta pergunta parece de alguém que: ou quer brincar ou não percebe nada de nada, ora então vamos lá ver: Quantos destes Elementos todos, conhecem o TODO Território Nacional? Digo TODOS. Tenho assistido através das TVs ao Pandemónio que tem reinado em CERTA área do País e outra pergunta eu faço; porquê, só ardeu a norte do Tejo? PORQUÊ?. Claro que não devia arder fosse o que fosse, mas ardeu e Faleceram 100 Seres Humanos e desprotegidos.Pois bem, podem fazer debates com Técnicos, com Académicos, com Políticos com todos e mais alguns, mas ainda não ouvi da parte destes o fundamental, e qual é? A resposta para esse " fundamental" não a vou dar aqui mas estou disponível,para em conjunto com esses Senhores dizer o que deve ser feito. Por outro lado mete DÓ ouvir certos Autarcas. Claro que estão Doridos, claro que se sentem desanimados, claro que não era isto que ELES queriam, mas aconteceu o que aconteceu. Perguntar-me-ao, e agora? Volto ao que disse em cima.Gostaria de trazer aqui um Dito Popular " Sabe mais o Andante que o Estudante".Vem também a atalho de foice o seguinte: como pode um Académico ser levado a sério se é da área de Geografia e não sabe localizar o Rio TÂMEGA?
  • joao123
    18 out, 2017 lisboa 15:48
    Foi preciso o presidente Marcelo ter pendurado ontem, no discurso, o primeiro-ministro pelos colarinhos para finalmente esta incompetente sair...um vergonha...
  • Mark paulo
    18 out, 2017 Coimbra 12:54
    E uma pessoa qualificada com experiência, apesar disso penso que é mais funcionária de secretária muito agarrada aos papeis e a tudo que se passa no gabinete não tendo a mínima noção da verdadeira realidade fora de portas o que acabou por dar este desfeixo.
  • António Almeida
    18 out, 2017 V. N. de Gaia 12:23
    Sra. Ministra agora já pode ir gozar as suas férias.

Destaques V+